Museu do Automóvel da Estrada Real

Museu do Automóvel da Estrada RealQuando vimos no guia a indicação do Museu do Automóvel da Estrada Real, nossa primeira reação foi pensar “Como não viemos aqui antes?”. Mas a resposta veio fácil. A inauguração do museu aconteceu em 2006, um ano depois de termos visitado Tiradentes pela primeira vez. Só mesmo assim para o Eduardo, um apaixonado por carros novos e antigos, ter perdido essa atração! Mas, agora que ele estava lá e nós sabíamos de sua existência, não o deixaríamos de fora do roteiro.

O Museu fica na estrada para Bichinho,  a cerca de 5 km de Tiradentes. A entrada custou R$ 8,00 por pessoa (março/2010). Vi algumas pessoas reclamando do preço, dizendo que era muito caro e dando as costas para o museu, mas nós achamos que vale a pena, principalmente se você for um admirador de carros antigos.

Museu do Automóvel

Os automóveis pertencem ao colecionador Rodrigo Cerqueira, que adquire e restaura os carros desde 1976.  E a oficina fica lá mesmo, no sítio onde está situado o museu. Acho que isso é algo que o faz ainda mais interessante. Não é meio inusitado encontrar um lugar desses numa área rural, no meio de uma estrada de terra?

Não se espante se você reconhecer algum dos carros, pois eles são alugados para eventos, filmes, novelas, minisséries…

Museu do Automóvel

Museu do Automóvel

Museu do Automóvel

Museu do Automóvel

Museu do Automóvel

Museu do Automóvel

Museu do AutomóvelMuseu do Automóvel

Museu do AutomóvelMuseu do Automóvel

Museu do AutomóvelMuseu do Automóvel

Museu do AutomóvelMuseu do Automóvel

Museu do AutomóvelMuseu do Automóvel

Se quiser sentir o gostinho de andar em um desses automóveis, a forma mais fácil é fazer o passeio noturno na Charmosa, a Jardineira de 1935 que faz parte do acervo do Museu.   Não fiz esse passeio, mas dizem que é um city tour bem original, cheio de causos e lendas de Tiradentes e que dura mais de uma hora. O carro sai do Largo das Forras por volta das 18/19h e custa cerca de R$ 30,00.

Museu do Automóvel

O Museu do Automóvel da Estrada Real fica aberto de quarta a domingo, das 9 às 18h.

Veja todos os posts sobre a Estrada Real no Viaggiando.

10 Comments

  1. Muito legallll! Ainda tem gente que acha caro!!! Meu DEUS, são parte de nossa história……Tb tenho carros antigos….. Breve vou fazer uma visita…. Alexandre Conservatória == estado do rio………….

    • Alexandre, se você é um apreciador de carros antigos, com certeza vai adorar o museu!

      • Alexandre, complementando as palavras da Camila, sendo ou não apreciador de carros, vale a pena ir ver e depois, almoçar bem bichinho. Tudo de bom parceiro!

  2. Oi, Rose! Os carros dos Museu do Automóvel são mesmo lindos, né? Com certeza vale a pena dar uma passadinha lá. :)

  3. olá! acabei de chegar de Tirandentes!!
    amei conhecer o Museu do Automóvel
    carros lindíssimos!!! Parabéns
    Rosemary

  4. Camila, duas lojas responderam meu e-mail e disseram que abrem todos os domingos, depois das 10h. Mas deve acontecer isso que você falou… apenas algumas – não todas – abrem. Vou almoçar no Pau de Angu lá, então vou visitar a cidade depois… Beijos e obrigada!

  5. Silvia, foi até bom você ter perguntado, porque eu esqueci de comentar isso nos posts! Domingo de manhã estava tudo fechado em Bichinho! Fomos até lá e perdemos a viagem! Apenas umas duas ou três lojas estavam abertas, ou melhor, estavam abrindo! Então se você estiver planejando ir até lá em um domingo, é melhor que seja depois do almoço! :)

  6. Ó, eu de novo aqui. DiscuRRpa o abuso da sua boa-vontade, mas você sabe me dizer se as lojinhas de Bichinho (Oficina de Agosto, Canto do Bichinho, Fuxico da Carmen) funcionam aos domingos??? Já mandei e-mail para eles, mas ninguém responde… Brigadão!

  7. Cris, eu acho que todos funcionam sim, porque podem ser alugados. E parece que o dono também leva esses carros aos encontros de carros antigos. Bem legal, né? Eu não entendo nada de carros, mas acho esses antigos uma gracinha. :)

  8. Que legal! Eu pagaria o ingresso com o maior prazer!
    Será que todos esses carros funcionam/andam bonitinho?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.