Estocolmo – Primeiras Impressões

EstocolmoEstocolmo era um dos pontos altos da nossa viagem, mas eu não sabia bem o que esperar dela. É claro que meus ouvidos não eram insensíveis às várias vozes que diziam que ela era uma cidade linda, mas não pesquisei muita coisa, não sabia bem quais seriam as atrações. Resolvi não planejar nossa semana na Suécia simplesmente porque estaríamos entre amigos que poderiam nos dar dicas melhores. Preferi chegar lá para depois decidir o que faríamos. Então primeiro descansamos e curtimos um pouco Västerås, até porque sempre há a desculpa do jet lag, né? Mas no segundo dia útil de férias, já não era mais possível resistir à proximidade. Bilhetes

A partir de Västerås é muito fácil chegar a Estocolmo. Os trens partem de lá quase 20 vezes ao dia e a viagem dura cerca de uma hora. Os trens são ótimos, principalmente os mais novos, bem mais modernos. Cada trecho custa 122 coroas suecas, cerca de 30 reais (valores em agosto/2011).

Os bilhetes podem ser comprados com cartão de crédito em maquininhas azuis dispostas no terminal. Não achei o auto-atendimento muito intuitivo para os turistas. O display é muito pequeno e todo em sueco. A Laura já havia nos dado o passo a passo e não tínhamos desculpa para errar depois de receber uma aula! Compramos a ida na máquina tranquilamente, mas tivemos um problema ao comprar a passagem de volta. Escolhemos as opções certas, mas o bilhete saiu para outra cidade, para uma só pessoa, por menos da metade do preço. Fomos ao guichê de atendimento, explicamos o que aconteceu e recebemos de volta o valor do bilhete que foi impresso. Só que foi debitado no cartão o valor da passagem que tentamos comprar, bem mais cara. Ficamos no prejuízo…

Acredito que esse seja um caso isolado, até porque repetimos o processo mais três vezes sem problemas. Se alguém ficar com medo ou tiver dúvidas na hora de pegar um trem na Suécia, é só comprar as passagens nas lojas da empresa dentro das estações. Pelo menos o episódio serviu para descobrirmos que também podem ocorrer falhas na Suécia! :-)

Centralstation

Chegando lá, tudo o que eu esperava era que fizesse um bom tempo, esse desejo comum de todos os que viajam. No primeiro dia, para minha tristeza, o tempo estava bem feinho, sempre nublado, mas já me dei por satisfeita por não ter chovido. Já nosso segundo dia na cidade foi bem mais bonito, vimos céu azul e quase fez calor. As fotos aqui estão misturadas e vocês vão ver que Estocolmo é ainda mais linda com sol, mas que consegue fazer bonito com qualquer tempo.

Estocolmo

Estocolmo

Estocolmo

Estocolmo é a cidade dos museus! São mais de 70, uma quantidade impressionante para uma capital com menos de um milhão de habitantes. Vou mostrar alguns nos próximos posts, mas eles não eram nossa prioridade. Acho que as maiores atrações não estão entre paredes, mas a céu aberto. Caminhar sem pressa, aproveitando as calçadas largas e as ruas para pedestres, é a melhor forma de passar o tempo. E não se esqueça de que Estocolmo é formada por 14 ilhas, conectadas por 53 pontes, e é lá que o lago Mälaren (aquele mesmo, lá de Västerås!) se encontra com o Mar Báltico. Tudo isso somado a uma sucessão infindável de lindas construções, enfeitadas por torres pontiagudas, resulta numa das cidades mais lindas que já conheci!

Estocolmo

Estocolmo

Estocolmo

Estocolmo

Fiquei morrendo de vontade de voltar no inverno para ver as mudanças na cidade e no estilo de vida das pessoas, mas mesmo sem conhecê-la em outras estações, tenho certeza de que no verão o astral é completamente diferente. Se em toda a Europa os dias mais quentes do ano são motivos de alegria, imagina para os escandinavos, que têm um dos invernos mais rigorosos! É fácil se contagiar e querer aproveitar os dias ao máximo.

Estocolmo

Estocolmo

Estocolmo

Estocolmo

Como se já não bastasse ser tão linda, Estocolmo é uma daquelas cidades em que dá vontade de morar. A melhor sensação para mim foi a de liberdade. A segurança deve ser uma das maiores vantagens da Escandinávia, ainda mais para nós, tão acostumados a ficar sempre na defensiva. Andar pelas ruas tranquilamente, ser respeitada como pedestre, carregar a máquina fotográfica sem medo, aproveitar sem paranoia, não tem preço! Em Estocolmo eu não vi sequer um mendigo e não houve nenhuma situação em que nos sentimos intimidados.

Uma coisa me chamou ainda mais atenção nas ruas: nunca vi tantos carrinhos de bebê ! Não tive coragem de tirar fotos, até porque os suecos são muito reservados e não pegaria bem ser tão indiscreta, mas era realmente impressionante. Era lindo ver tantos pais e mães passeando com seus bebês. Além de possibilitar uma ótima licença maternidade para as mães, na Suécia os pais também podem se afastar do trabalho por mais de um ano para cuidar dos filhos. Acho que o incentivo funciona bem! Pelo que vi nas ruas, o governo sueco não parece ter motivos para se preocupar com a taxa de natalidade. ;-)

Nos próximos posts vou mostrar alguns passeios que fizemos em Estocolmo. Seria impossível ver muita coisa em apenas dois dias, então acabamos ficando no básico. Ainda bem que temos planos de voltar.

Veja todos os posts da nossa viagem pelo Norte da Europa.

3 Comments

  1. Marcie, aposto que você também vai adorar Estocolmo, ainda mais na sua época preferida! :)

    Anônimo, quando eu vi a passagem errada, também fiquei na dúvida, mas eu tinha prestado muita atenção e conferido as informações antes de apertar o botão verde. Depois tirei a prova! A foto da máquina foi tirada no momento em que eu comprava o tal bilhete. Lá está o preço no display: 244 coroas. Mas o bilhete que saiu custava 107 coroas. Foi erro da máquina mesmo. E azar meu. ;)

  2. Muito bom seu post, dá muito orgulho morar em Estocolmo ao ver os visitantes falando tão bem daqui.
    Apenas duvido que a máquina do bilhete tenha se equivocado, acho mais fácil você ter se equivocado ao usá-la, afinal ela é feita para os suecos e não para turistas, e ainda assim complicadinha de usar. Aconselho aos turistas comprarem suas passagens nos guichês da SJ.

  3. Babando no post, já que tenho viagem marcada pra lá em Novembro!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.