Västerås

VästeråsDeve existir alguma lei na Suécia que proíbe que as cidades sejam feias. A capital? Linda! Cidades industriais? Lindas! Cidadezinhas pequenas no meio do nada? Lindas! Västerås, a cidade em que ficamos, não é exceção. Provavelmente você nunca ouviu falar dessa cidade essencialmente industrial de pouco mais de 100 mil habitantes à beira do Lago Mälaren, que se encontra com o Mar Báltico em Estocolmo, a 100 km. Eu também não a conheceria se a Laura e o Erik, nossos anfitriões, não tivessem ido morar lá. E que agradável surpresa foi descobrir que, apesar de não ser uma famosa cidade turística, Västerås é um ótimo destino.

A cidade é super plana e, pelo menos no verão, a bicicleta é um dos principais meios de locomoção. As ciclovias estão por toda parte, mas mesmo onde elas não existem, os ciclistas são respeitados. Aproveitamos nossos dias lá para fazer como eles. Os diversos estacionamentos e o monumento no centro da cidade confirmam a predileção dos moradores de Västerås por esse meio de transporte.

Estacioamento de Bicicletas

Bicicletas

Família Ciclista

Depois de descer da bicicleta, nada de ficar parado! Västerås também é ótima para os pedestres. As diversas ruas vetadas aos carros, as praças e os parques são perfeitos para um passeio. O centro comercial é cheio de lojas e galerias, necessárias quando o impiedoso e cruel inverno chega. Ainda quero ver a cidade nessa época, mas fiquei ainda mais satisfeita por conhecê-la toda florida e – às vezes – ensolarada.

Västerås - Centro

Västerås - CentroVästerås - Centro

Västerås - Centro

Västerås - CentroVästerås - Centro

Västerås - Centro

Västerås é uma das cidades mais antigas da Suécia e no seu centro histórico estão as casinhas de madeira pintadas de vermelho, típicas da Suécia. As janelas são sempre enfeitadas, com flores do lado de fora ou abajures e mais flores do lado de dentro.

Casinha Pequenina

Canal

Centro Antigo

Centro AntigoCentro Antigo

Canal

Como lá nós tínhamos companhia e garantia de boas indicações, aproveitamos para experimentar comidas típicas suecas. A batata está sempre presente, geralmente acompanhada de uma carne e um molho especial. Para mim a maior alegria foi descobrir que os vegetarianos passam bem na Escandinávia. Sempre há várias opções para nós nos cardápios e pelo menos uma quando é servido o prato do dia. A minha “carne” à base de cogumelos, na foto abaixo, estava deliciosa. Já o Eduardo escolheu uma carne com molho de lingon, uma frutinha silvestre azeda bem comum na Suécia.

Prato Vegetariano

Carne com molho de lingon

Se quiser experimentar o chocolate eleito o melhor da Suécia, é em Västerås que você irá encontrá-lo, na Mälarchocolaterie. Não sei dizer se ele é mesmo o melhor, mas é muito bom. Para emitir uma opinião mais fundamentada, eu precisaria estudar melhor o assunto. :-)

Mälarchocolaterie

Mälarchocolaterie

Choklad

Outra parte bem legal da cidade é o entorno do lago Mälaren. No verão as pessoas nadam nele, passeiam de barco, tomam sol ao seu redor. Nos dias mais quentes, parecia até feriado, pois estava cheio de famílias, com crianças e cachorros, aproveitando o restinho de verão. No inverno 0 lago se converte em pista de patinação no gelo. Mil e uma utilidades!

Marina

Lago Mälaren

Lago Mälaren

Lago Mälaren

Lago Mälaren

Lago Mälaren

Para completar a estadia perfeita, a casa da Laura e do Erik, fica de frente para o lago e na época em que fomos o sol custa a se pôr. Eis a vista às 9h da noite:

Dá ou não dá vontade de voltar correndo? E isso é só o começo, pois nossa semana na Suécia teve muito mais! Tenho certeza de que vou convencer muita gente a colocar o país no topo da lista de desejos! :-)

14 Comments

  1. Temos é que arrumar um jeito de colocar o papo em dia pessoalmente! Mas enquanto isso não acontece, vou ver se te mando um email caprichado. :)

  2. Maisa Guimarães

    Oi querida! Que bom saber que a viagem foi maravilhosa! Vou ficar acompanhando aqui pelo blog e qdo tiver um tempinho me manda um email contando mais! =) beijos

  3. Margarida, na próxima viagem à Suécia então a gente troca, pois ei ainda quero conhecer o sul e a Dinamarca!

  4. Camila

    Eu também quero muito voltar á Suécia…as casinhas de madeira vermelha ficaram-me na memória!Acho que os nossos posts sobre a Suécia se vão completar…vc faz sobre o Norte e eu sobre o Sul!!Ficamos com Estocolmo em comum… :)
    Beijo grande!

  5. Natália, quer um conselho? Vá logo!!! Você vai ver que eu voltei apaixonada pela Suécia.

    Laura, você sabe que eu levo a sério quando você convida, né? rsrs Ainda mais que o Eduardo ficou doido para ver o lago congelado. ;)

  6. Oi! Eu adorei o post! Västerås é mesmo a cidade das bicicletas! Nos dias quentes são cerca de 6000 pessoas que vão e voltam de bicicleta do trabalho. No total são 350 km de ciclovias que cruzam a cidade e os arredores! Você está mais que convidada para voltar quando quiser! Bjs

  7. Só de ver tanta bicicleta e pessoas respeitando os ciclistas, já me apaixonei!!!!
    Acredita que meu cunhado morou anos em Estocolmo e eu nunca fui? Ainda dá para me redimir, afinal recebemos vários amigos suecos aqui no Rio. Acho que até o final dos seus posts, estarei 100% convencida! hehehe
    Beijinhos!

  8. Vixe! Um elogio vindo da minha blogueira-modelo? Adorei!!!

  9. Que lindo post, fotos fantásticas. Adorei seu relato, suave e contínuo! Não conheço nada dessa região. Vou me inspirar por aqui! Bjs!

  10. Foi justamente essa a minha impressão da Suécia! :)

  11. Também nao conheço esta cidade, mas a Suecia é impecavelmente perfeitinha.

  12. Patricia, você também ficou impressionada? Em Västerås acho que é como em Estocolmo. No norte da Suécia nós ficamos folgados, já que viajamos com um casal de suecos. ;) Mas pelo que percebi, mesmo lá quase todos falam inglês sim.

    Claudio, viajar pela Suécia é um problema, pois dá vontade de parar em cada cidadezinha. :)

  13. Camila, como sempre tento seguir as migalhinhas de pão que você vai deixando pelo caminho, essa cidadezinha acabou de ser incluída na minha lista de desejos. Um abraço.

  14. ADOREI!Eu só conheço Estocolmo, uma pergunta, na Suécia + profunda o pessoal tbem fala um inglês perfeito???
    beijos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.