Vasamuseet

VasamuseetEscolher alguns museus dentre os 70 que Estocolmo sedia não é tarefa fácil. Com tantas opções e com pouco tempo disponível, tivemos que selecionar poucos. Um deles foi o Vasamuseet, cuja grande e exclusiva atração é o Vasa, o único navio de guerra  do século XVII ainda existente no mundo. Sua preservação só ocorreu porque ele afundou logo nos primeiros minutos de sua viagem inaugural, em 10 de agosto de 1628, após navegar pouco mais de um quilômetro. O navio que causou enorme comoção há alguns séculos é hoje tema do museu mais visitado da Escandinávia.

Durante 333 anos o Vasa ficou submerso na baía de Estocolmo até que, em 1961, foi resgatado e trazido à tona, com o casco quase intacto. As águas frias e com baixa concentração de sal do Mar Báltico ajudaram a conservar a embarcação por tanto tempo.

Vasa

O Vasa foi construído sob encomenda do rei Gustavo Adolfo II para ser o maior navio de guerra Roupa dos mergulhadoresde sua época e reforçar a força naval sueca em batalhas contra a Polônia, o maior inimigo da Suécia naquele tempo. Poucos dias após o naufrágio  foram feitas tentativas de  recuperação do navio, já que ele continha valiosos canhões e armamentos, mas  a tecnologia disponível ainda não era suficiente para tanto. Durante muito tempo ele foi lembrado apenas nos livros de história. Então, no início da década de 50, o investigador independente Anders Franzén, fascinado por destroços de navios naufragados, começou a procurar o Vasa. A descoberta ocorreu em 1956, mas apenas em 1961 conseguiram trazê-lo de volta à superfície. No  Vasamuseet há exposições mostrando o trabalho de resgate, assim como as roupas dos mergulhadores, que precisavam cavar por baixo do navio para conseguir erguê-lo. Vasa

Hoje é possível entender o motivo do desastre, que parece ser uma combinação de ambição com mau planejamento. O Vasa carregava 64 pesados canhões, número superior ao de qualquer outra embarcação da marinha sueca. O excesso de peso, imposto pelo rei, que exigiu grande quantidade de armas, deixou o navio muito desequilibrado. Apesar dos testes que apontavam a falta de estabilidade do Vasa, a viagem foi autorizada, mas bastou o vento soprar, ainda no porto de Estocolmo, para que ele se inclinasse, se enchesse de água e afundasse. Após o naufrágio, foi iniciada uma investigação para encontrar os culpados pela tragédia. O relatório final, cuja cópia podemos ver no museu, não é conclusivo. Não apontaram culpados e também não estabeleceram as causas do acidente. Talvez porque o projeto havia sido modificado e aprovado pelo rei…

A tripulação do Vasa era formada por cerca de 150 pessoas. A maioria conseguir se salvar, mas não se sabe ao certo quantas delas morreram no naufrágio. Estima-se entre 30 e 50 pessoas. Junto com o navio, foram encontrados também esqueletos de alguns tripulantes, o que tornou possível a reconstrução da face de dois deles. O resultado é sensacional! Mas o que mais me impressionou foram outros dados sobre esses homens. Eles tinham cerca de 40 anos de idade e mediam menos de 1,60 m! Em 300 anos os suecos cresceram muito!

 Tripulante do Vasa Tripulante do Vasa

Infelizmente não é possível conhecer o navio por dentro, pois a estrutura é muito sensível e o trabalho de conservação é permanente. Para compensar, foram recriados em tamanho real alguns “cômodos” do navio e há maquetes para nos mostrar como era seu interior.

Além disso, durante a visita percorremos 4 ou 5 andares e assim podemos ver o Vasa em diferentes alturas e observar diversos detalhes, o que é bem útil, pois ele é enorme! Ao longo dos andares que circundam o navio estão dispostas as exposições.

Vasa

VasaVasa

Vasa

O Vasa não era apenas um navio de guerra. Sua ornamentação também era impressionante. Junto com seu casco, foram recuperadas mais de 14.000 peças de madeira e diversas esculturas, que provavelmente contribuíram para o excesso de carga. Mas a riqueza de detalhes é deslumbrante! Através dos vestígios de tinta encontrados nos objetos, os pesquisadores conseguiram recriar as cores que o Vasa ostentava e que hoje podemos ver em uma maquete.

Maquete do Vasa

Não é por acaso que o Vasamuseet é uma das maiores atrações de Estocolmo. Os suecos conseguiram dar a volta por cima nesse caso e transformar um grande erro do passado em um museu super interessante. Vale a pena!

A entrada custa 110 coroas suecas, cerca de 30 reais (preços e conversão em agosto de 2011). Para informações atualizadas, consulte o site do museu.

11 Comments

  1. Muito legal! Obrigado!

  2. Gisele Santos

    Que massa esse navio, e que trágica essa história pq deve ter dado um trabalhão construir, decorar e carregar pra em poucos minutos, a-fun-dar. xiiiiiiii

    • Gisele, mais trabalho ainda deve ter dado para restaurar o navio de volta depois de 300 anos debaixo d’água, né? Mas valeu a pena, já que hoje o Vasa é uma das maiores atrações de Estocolmo.

  3. Adorei o post do Vasa! Eu não sabia que os suecos eram tão pequenos nessa época! Muito legal! Beijos :)

  4. Camila
    Com a pouca luz que havia dentro do museu não sei como vc conseguiu tirar essas fotos fantásticas!O post está completíssimo… impossível fazer melhor!Acho que até já desisti de fazer um lá no meu Blog… :-)
    beijos

    • Margarida, mas você viu que eu não tirei fotos nesse dia, né? O crédito é todo do Eduardo. ;-)

      Aposto que você também tem ótimas fotos do Vasa!

      Beijos!

  5. Uia, apareceu o comment! Então, aproveito para dizer que seus recentes relatos estão maravilhosos! Beijão!

  6. Testando seu novo sistema de comentários. Vamos ver se dá certo. Estou postando do Internet Explorer… beijos e sorte! :-)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.