Stadshuset – A Prefeitura de Estocolmo

StadshusetA Prefeitura (Stadshuset) é uma das construções mais famosas de Estocolmo. Não haveria ocasião melhor para falar sobre ela do que nesta semana, logo após o anúncio dos vencedores do Prêmio Nobel de 2011. E não é só porque o vencedor do Prêmio de Literatura é sueco, como  o criador do prêmio, mas principalmente porque na Prefeitura é realizada a cerimônia de premiação todos os anos, no dia 10 de dezembro. Apenas o Nobel da Paz não é entregue lá, mas sim em Oslo (não me perguntem o porquê). Nós passamos por lá no nosso primeiro dia em Estocolmo, mas chegamos atrasados e perdemos o último horário de entrada. Nesse dia, acabamos conhecendo apenas a parte externa, que não é menos interessante.

Stadshuset

StadshusetStadshuset

Stadshuset

StadshusetStadshuset

Ficamos triste por não conhecer a Prefeitura de Estocolmo como se deve, mas já tínhamos até deixado para lá quando a Margarida nos contou que tinha feito a visita guiada e que valia mesmo a pena conhecer o prédio por dentro. Aqui vou abrir um pequeno parênteses para contar sobre esse encontro. A notícia já está “velha” e a Margarida já até contou sobre ela, mas eu não poderia deixar passar em branco. Imagina que eu fui encontrar uma das primeiras pessoas que “conheci” através do Viaggiando lá em Estocolmo! Por uma questão de super coincidência, estávamos na cidade durante os mesmos dias, fato que só descobrimos nas vésperas da viagem. Que deliciosa coincidência! O encontro com Margarida e sua família tornou a viagem ainda mais especial! O pouco tempo que passamos juntos me deixou morrendo de vontade de ir a Portugal!

Margarida e eu

Seguimos a recomendação da Margarida e voltamos à Prefeitura, dessa vez com tempo. Para conhecê-la por dentro é necessário se juntar a uma das visitas guiadas, disponíveis em sueco e em inglês durante o ano todo e em diversas outras línguas  durante o verão. Nós  ficamos com a turma espanhola.  Todas as turmas estavam lotadas!

Visita Guiada

A visita dura cerca de 45 minutos e o tempo passa bem rápido. O prédio foi construído entre 1911 e 1923 e foram utilizados cerca de 8 milhões de tijolinhos vermelhos. Ao longo da visita, ficamos sabendo detalhes sobre a construção, a função de cada um dos salões e a inspiração para cada um deles, já que cada um ostenta um estilo diferente dos demais. O primeiro, e talvez principal, é o Salão Azul, que na verdade é vermelho. O arquiteto planejava pintar o salão de azul, mas decidiu de último hora deixar os tijolos na cor natural. Só que o nome original ficou. É lá que acontece o banquete do Prêmio Nobel. A escada do salão tem uma história curiosa. Conta-se que o arquiteto, Ragnar Östberg, pediu que sua então esposa, Elsa, subisse e descesse vários modelos de escadas, usando um vestido longo e salto alto, para escolher a mais confortável e que representasse o menor risco de queda para as mulheres que frequentariam o salão nos dias de festa. E lá está a escada que Elsa escolheu!

Salão Azul

A Sala do Conselho é o local de reunião da câmara municipal de Estocolmo, composta por 101 representantes, sendo que atualmente as mulheres são maioria. O teto, inspirado na era viking, merece destaque.

Sala do Conselho

Teto da Sala do Conselho

A Abóboda dos Cem para mim é o cômodo mais diferente da Prefeitura. Não sei, não me pareceu muito sueco. Me pareceu ter inspiração na arquitetura espanhola, que eu não conheço, mas que imaginei encontrar ali. :-) O teto é formado por 100 segmentos, daí o nome do salão.

Abóboda dos CemAbóboda dos Cem

Mas o mais impressionante de todos é o Salão Dourado, coberto por mosaicos formados com mais de 18 milhões de pastilhas de ouro e vidro. O banquete do Prêmio Nobel antigamente era realizado nesse salão, mas depois ele ficou pequeno para comportar os convidados e o banquete passou para o Salão Azul. Atualmente, após o jantar, os convidados sobem para o baile no Salão Dourado.

Salão Dourado

Salão DouradoSalão Dourado

Reserve um tempinho para curtir o jardim ao lado do lago Mälaren, de onde se tem uma linda vista de Gamla Stan, principalmente se o dia estiver ensolarado. Ainda bem que estivemos lá duas vezes. O primeiro dia estava nublado, mas ainda assim tiramos um milhão de fotos. Quando voltamos o tempo estava muito mais bonito e então repetimos quase todas as fotos! :-)

Panorâmica desde o Jardim

Jardim

Gamla Stan

Jardim

Jardim

A entrada para o Stadshuset  custa 90 coroas suecas, cerca de 20 reais (preços e conversão em agosto de 2011). Para informações atualizadas, clique aqui.

10 Comments

  1. Felipe Amorim de Albuquerque

    Olá Camila,

    Pretendo fazer este tour com o guia na Prefeitura de Estocolmo, pretendo comprar o Stockhom Card, daí dar entrada para este tour de graça. Andei vendo os horários para tour guiadas em inglês nos dias que estarei na cidade, no site oficial http://international.stockholm.se/City-Hall/Guided-tours-of-the-City-Hall/Public-tours/Tours-in-August/ e vi que haverá tours em inglês as 10h, 11, 12h, 13h, 14h e 15h. Vc citou no post que todos estavam bem lotados e ficou em um tour em espanhol. Quanto tempo antes vc chegou? Qual o número limite de pessoas por tour? Pretendo fazer ao 12h no dia 26/08. Desde já obrigado!

    • Felipe, no site falam que os grupos têm no máximo 10 pessoas. Eu não lembro que horas chegamos, mas sei que pegamos o próximo tour. Se você faz questão do horário, acho que deveria chegar com pelo menos uma hora de antecedência. E você aproveita o tempo de espera para conhecer o jardim, que também é lindo.

      • Felipe Amorim de Albuquerque

        Oi Camila,

        Estou programando tudo q irei visitar em Estocolmo, por isso, tenho q fazer o tour na Prefeitura ao 12h ou as 13h hehehe

        Enviei um e-mail para o pessoal que organiza a tour com guia, e me responderam:
        “Hello Felipe,
        We are glad that you want to visit the City Hall!
        It is enough to be here about fifteen minutes before the tour starts. The group size limit is 50 people. The tour is included in your Stockholm card and the entrance is just where you describe it!
        Welcome!
        Best regards,
        Fanny Lindvall
        CITY HALL OF STOCKHOLM
        CITY EXECUTIVE OFFICE
        VISITORS DEPARTMENT
        105 35 Stockholm
        Telefon: +46 8 508 290 58
        E-post: cityhalltours.slk@stockholm.se
        http://www.stockholm.se/cityhall

        Acredito que não conseguirei ir no tour ao 12h, mas as 13h está bom pra mim, tentarei chegar cerca de 30 min antes, e como vc disse, irei aproveitar o tempo “na espera” para fazer umas fotos externas!

        Uma curiosidade:

        1- Vc chegou a fazer algum passeio de barco em Estocolmo?
        2- Foi em alguma “praia” em Estocolmo?
        3- Foi em algum bar/restaurante em frente ao mar? Qual?

        Abraços,

        Felipe

  2. Adoreiii…que fotos perfeitas e lendo seus comentarios é como se eu estivesse com vcs nesta delicia de viagem.

  3. Lindo! Também achei o Salão dos 100 bem parecido com a arquitetura mourisca, vai ver que eles deram um bate-e-volta até lá.
    Creio que teremos uma odisséia nórdica-eslava pelo blog, correto?
    Abs!

    • Arthur, ainda tenho muita coisa para colocar aqui! Norte da Suécia, São Petersburgo, os países bálticos… Tô até com vontade de correr e começar a escrever logo sobre o que mais gostei. ;-)

  4. Camila!
    Adorei o post! As fotos estão belíssimas…a nossa em especial…hehe :-)
    Já estou a imaginar o banquete no Salão Azul,que afinal é vermelho,em Dezembro na entrega dos Nobel!
    Que bom que ficou com vontade de vir a Portugal em breve… nós três ficamos á espera de poder passear com vc e o Eduardo no nosso país!!
    Bjo grande

    • Margarida, pra você saber que não estou mentindo, minha última aquisição foi um Lonely Planet Portugal. Os planos ainda não têm data definida, mas Portugal está na frente da listinha de desejos. :-)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.