Fortaleza de São Pedro e São Paulo

Fortaleza de São Pedro e São PauloA Fortaleza de São Pedro e São Paulo é o marco inicial de São Petersburgo. A primeira construção da cidade foi fundada em 1703 na Ilha Zayachy por Pedro, o Grande. A intenção era proteger a Rússia dos ataques suecos durante a Grande Guerra do Norte, que parece ter dominado o cenário na região no início do século XVIII. O título por si só já atrairia a atenção dos turistas, mas a ilha abriga ainda outras construções importantes, como a Catedral de São Pedro e São Paulo, com sua torre onipresente, avistada de diversos pontos da cidade.

Ilha Zayachy

Quando a briga com a Suécia deixou de ser o centro das atenções, a fortaleza foi transformada Fortaleza de São Pedro e São Pauloem uma prisão política. Vocês já não devem estar mais aguentando me ouvir falar sobre Dostoiévski aqui no blog, mas é impossível não mencioná-lo mais uma vez, já que nessa prisão ocorreu um fato importante de sua história. Em 1849 ele foi preso junto com alguns amigos acusados de conspirar contra o czar Nicolau I. Após 8 meses de confinamento, foi anunciada a pena de morte. No local da execução, quando provavelmente já realizavam suas últimas orações, os prisioneiros receberam a notícia de que a pena havia sido comutada e  foram então enviados a um campo de trabalhos forçados na Sibéria. Baita tortura psicológica o que acontecia lá dentro! O episódio e os anos que se seguiram marcaram profundamente a vida de Dostoiévski, por isso a Fortaleza de São Pedro e São Paulo é mais uma atração obrigatória em São Petersburgo para os fãs do autor.

Hoje a ilha exibe um clima muito mais ameno. Às margens do Rio Neva, os peterburguenses aproveitam os dias de verão em clima de praia, enquanto nós, turistas, aproveitamos a vista estratégica que se tem de lá. Avistamos o Hermitage e a Ilha Vasilievsky, formando o triângulo que, na minha opinião, é o um dos locais mais belos de São Petersburgo.

Margens do Rio Neva

Margens do Rio Neva

Vista da Ponte

Hermitage e Strelka

Mas a maior atração da Ilha Zayachy não é sua vista ou o fato de ter sido o local de nascimento de São Petersburgo. O que mais atrai as pessoas até lá é a Catedral de São Pedro e São Paulo. A igreja, a mais antiga da cidade, ostenta um estilo totalmente diferente das belíssimas e tradicionais igrejas ortodoxas russas. Nada de cúpulas redondas e coloridas, fruto da vontade de Pedro, o Grande, de ocidentalizar a Rússia. Tirar uma foto da Catedral “de corpo inteiro” não é tarefa fácil: a construção é a segunda mais alta da cidade!

Catedral de São Pedro e São PauloCatedral de São Pedro e São PauloCatedral de São Pedro e São Paulo

A parte externa da Catedral não é nada exuberante, mas seu maior apelo está mesmo no lado de dentro. É lá que estão os túmulos de quase todos os czares que governaram as Rússia desde Pedro, o Grande, que morreu em 1725, até o último czar, Nicolau II. Só não estão lá Pedro II e Ivan VI (não me perguntem o porquê). O que fiquei me perguntando é como a igreja não foi destruída durante a Revolução Russa…

Catedral de São Pedro e São Paulo

Catedral de São Pedro e São PauloCatedral de São Pedro e São Paulo

Pelo seu significado, vocês devem estar imaginando que a Catedral de São Pedro e São Paulo é uma atração imperdível, né? Bom, eu também pensava, mas que decepção! Os túmulos de mármore ocupam quase toda a área transitável dentro da igreja, mas até aí tudo bem, já que o interesse dos que vão até lá é o mesmo de  quem vai a um cemitério. Mas o grande problema é que é praticamente impossível identificar os donos dos túmulos! Os nomes, gravados nas pedras com letras nada legíveis, são todos em russo e, mesmo entendendo o alfabeto cirílico, é meio difícil diferenciar os diversos Pedros, Ivans, Catarinas e Alexandres que se revezaram no trono da Rússia…  Fiquei realmente desapontada!

Túmulos dos Czares

Os únicos túmulos fáceis de identificar são os de Nicolau II e sua família, assassinados pelos bolcheviques em 1918. Durante muito tempo não se soube o paradeiro dos corpos, que só foram encontrados em 1991 numa estrada próxima a Ekaterimburgo. A confirmação de que se tratava dos Romanov só foi conclusiva em 1998. Em 2008 foram encontrados os dois últimos corpos dos filhos do czar que faltavam e hoje toda a família, canonizada pela Igreja Ortodoxa Russa,  está sepultada na Catedral, numa salinha à parte na qual não se pode entrar.

Túmulo dos Romanov

O acesso à Fortaleza de São Pedro e São Paulo é livre, mas paga-se para visitar algumas atrações. A entrada para a Catedral de São Pedro e São Paulo custava 200 rublos (cerca de R$ 12,00) em agosto de 2011.

20 Comments

  1. Felipe Amorim de Albuquerque

    Olá Camila,

    Como faz para chegar nesta Ilha? Vc foi a pé mesmo?
    Irei ficar em um Hostel localizado na Nevsky Prospekt, 16, St Petersburg, Russia 191186. Daí estava vendo no Google Maps, ele só mostra para ir a pé, cerca de 32 min a pé, sendo uma distância de 2.6km.

    Vou fazer o mesmo passeio de barco que vc fez, já entrei no site da empresa, e já sei onde fica exatamente o local de onde inicia o tour. Daí vem a pergunta, o passeio de barco não para nessa ilha onde há a Fortaleza de São Pedro e São Paulo? Se não parar, o jeito mesmo vai ser ir a pé :s
    Vc recorda os preços de táxi?

    • Felipe, nós fomos de metrô e voltamos a pé. Não pegamos táxi nenhuma vez em São Petersburgo. Fizemos quase tudo a pé mesmo. A região central é linda e qualquer trajeto se transforma em um lindo passeio. O passeio de barco não para em nenhum lugar, é só a volta pelo rio mesmo.

      • Felipe Amorim de Albuquerque

        Obrigado pela dica, vou tentar fazer o mesmo! Acredito que não terei muito tempo, entre a Fortaleza de São Pedro e São Paulo, e o Palácio de Verão de Peterhof (não sei como escreve), se for para escolher entre um ou outro, qual vc recomendaria?

        Se for no Palácio de Peterhof, onde há jardins semelhantes a Versalhes em Paris, li no wikipedia, que dar para ir de metrô e depois pegar uns “táxi” (microônibus) até o Palácio, ou pode-se também ir de barco, partindo próximo do Hermitage, sendo que sai bem mais caro.

        Fico preocupado com táxi em St Petersburg, pois li no TripAdvisor que qnd eles vêem que vc é turista, geralmente vai cobrar mais caro. E tento sempre utilizar o transporte público das cidades na Europa.

        Obrigado mais uma vez,
        Felipe

        • Com certeza Peterhof! No post mesmo você pode ver que eu fiquei meio decepcionada com a Catedral de São Pedro e São Paul. Mas são passeios bem diferentes, inclusive no tempo de duração, até porque um está dentro da cidade e outro fora.

          Não sei se você leu meu post sobre Peterhof ( https://www.viaggiando.com.br/2012/02/peterhof.html ), mas eu recomendo ir de barco. É mais caro, mas é muito mais cômodo e simples. Minhas viagens costumam ser vem econômicas, mas esse é um tipo de economia que eu prefiro não fazer. São Petersburgo não é como Estocolmo, em que todos falam inglês e os transportes funcionam a mil maravilhas, sabe? Para não correr o risco de descer no ponto errado, preferi o barco!

          • Felipe Amorim de Albuquerque

            Foi, eu li seu post sobre a Fortaleza e Catedral de São Pedro e São Paulo. Vc tem razão sobre ir mesmo de barco, acabei de ler seu post sobre Peterhof, é como diz o ditado: “O barato as vezes sai caro”! Já viajei bastante, já fui em 28 ou 29 países, e muitas vezes vale pagar um pouco mais para não cair em uma furada. Depois te passo umas dicas dependendo onde vc for viajar!

            Espero q vai dar tudo certo na Rússia! ;)) Também espero encontrar com meu amigo Hulk, que hoje mora lá e joga futebol em um time local. Ele me ligou na quinta, e talvez o mesmo nao continue jogando no FC Zenit, vá para o Real Madrid (ESP) ou Tottenham (ING), queria q ele ficasse lá para encontra-lo. Ele me contou durante a copa das confederações e em julho aqui em casa, que já passou por muita coisa por lá, e o pior que ele não fala nem inglês, e tem q se virar sempre com um intérprete.

            Abraços
            Felipe

            • Vai dar tudo certo sim! No fim das contas a gente sempre se vira, nem que seja por mímica. E a beleza de São Petersburgo compensa esses pequenos problemas. E depois esses perrengues se transformam em histórias para contar e a gente acaba rindo. ;-)

  2. Ola Camila!
    Voce pode me informar como fez para chegar na Fortaleza? metro? barco? a pe?
    aguardo! Parabens mais uma vez, estou adorando seus relatos!
    bjoos

  3. Lindas as fotos, Camila!
    Pareceu ser um passeio bem gostoso!

    • Carla, mas sabe que eu esperava mais? Principalmente por causa da igreja, que foi bem decepcionante… :-(

      É um passeio legal, mas não achei imperdível. Não entrou no meu Top São Petersburgo. rsrs

  4. Típico programa pra fazer num domingo de sol, né?
    Ah! Agora é oficial: comprei minhas passagens!

    • Wanessa, nós fomos em um sábado e as praças e parques ao redor da ilha já estavam lotados. Imagino que no domingo estejam ainda mais cheios de russos aproveitando o sol!

      Mas me conta mais! Você vai quando? Qual o roteiro? Fiquei curiosa! :-)

      • A viagem vai acontecer durante o mês de junho. O roteiro ficou bem simplinho. Decidi deixar o Anel de Ouro pra outra vez, porque não consegui aceitar a idéia de fazer uma excursão e achei meio complicado pra fazer sozinha.
        Meus deslocamentos acontecerão sempre às quartas. Fico 6 dias em Moscou e 6 em São Petersburgo. De lá, voo para Paris com uma conexão em Tallin (se esse voo sair na hora, poderei ir almoçar no centro de Tallin e já estou esperando seu post!).
        Essa parte aérea foi fechada ontem, mas ainda falta o trem de Moscou a São Petersburgo, por isso, ainda posso distribuir os dias entre elas.

        • Que delícia, Wanessa! Eu também fiquei com gostinho de quero mais na Rússia, mas mesmo tendo pouco tempo lá já foi uma super experiência! A sua vai ser ainda melhor! Tomara que você tenha tempo de dar uma voltinha em Tallinn, que é linda!!! Pode deixar que os posts sobre São Petersburgo estão no finzinho e Tallinn vai estar aqui bem antes da sua viagem! :-)

        • Ah! Agora é que pensei numa coisa… Você já tem algum guia para a Rússia? Tenho um Lonely Planet quase novo e juntando poeira aqui, se quiser posso te emprestar. ;-)

          • Camila, acho que vai dar tempo de ver bastante coisa mesmo, principalmente em São Petersburgo, que é uma cidade mais compacta. Moscou me parece muito monumental (e as dificuldades de comunicação vão complicar mais os deslocamentos), então, meu roteiro dia a dia vai ser super planejado e estou tentando ser bem realista (difícil…).

            Obrigada, pela oferta do guia! Eu comprei a versão em pdf dele (gostei muito). Pra Moscou, que eu achei uma cidade mais complexa, comprei o Lonely Planet da cidade.
            Mas o que eu queria mesmo era que você tivesse ido a Moscou também… Adoro seus relatos!

  5. O TABULEIRO DA BAIANA

    Um dos lugares da minha listinha!!! Ja sei que terei que voltar mais vezes ao blog.

    Beijos! Bom dia!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.