São Petersburgo – Retoques Finais

Noivas em São PetersburgoDepois de mais de tantos posts, vocês não devem mais aguentar ouvir ler sobre Rússia, né? Por mais que o assunto seja apaixonante (pelo menos para mim!), está mesmo na hora de mudar de assunto, ou melhor de seguir viagem! Já estou ansiosa para contar sobre os Países Bálticos e descobrir se vocês vão gostar deles tanto quanto eu. Mas, para fechar a série sobre São Petersburgo com chave de ouro, tenho que comentar alguns detalhes que não poderiam ficar de fora. Prometo que é o último!

COMIDA RUSSA

Nós acabamos não nos aventurando muito pela culinária russa, mas até que começamos bem. Nas nossas primeiras horas na cidade experimentamos uma de suas especialidades, o blini, uma espécie de crepe, com sabor não muito diferente do que conhecemos. O recheio pode ser doce ou salgado e as opções são infinitas. Na Rússia eles são muito comuns e estão em todo canto (até mesmo no cardápio do nosso café da manhã simplesinho). Mas nosso encontro se deu no Теремок (pronuncia-se Teremok), uma rede de fast food russa especializada em blinis. Não se preocupe em procurar endereços! São dezenas de lojas espalhadas pela cidade e com certeza você irá se deparar com alguma(s). Eles possuem cardápio em inglês. É barato e prático, ótimo para os momentos de pressa e preguiça de procurar um lugar para comer.

No último dia, quando percebemos que estávamos indo embora sem testar nossos paladares, enfim comemos o pelmeni, uma espécie de pastelzinho recheado cozido. A descrição me lembrava um guioza, que não me agrada muito, e acho que foi por isso que não ficamos ansiosos para experimentá-lo. Mas não dava para passar pela Rússia sem provar um de seus pratos mais típicos. Escolhemos um restaurante totalmente influenciados por seu nome: Pelmeny Bar (Gorokhovaya ul 3). O ambiente é bem legal, com uma decoração que eu imagino que tenha a cara das casas do interior da Rússia. E o pelmeni? Bom, não morri de amores, não… Mas valeu a experiência!

Pelmeni VegetarianoPelmeni de Carne

Pelmeny Bar

Nesse restaurante tivemos um pequeno problema na hora de pagar a conta. Por algum motivo desconhecido, não conseguimos passar o cartão de crédito.  A máquina retornava uma mensagem de erro, em russo, claro, que a atendente nos mostrava, mas ninguém lá falava inglês para nos explicar. Com certeza era um problema na máquina deles, mas já havíamos colocado a senha e ficamos com medo de termos uma surpresa quando a fatura chegasse. Felizmente nada foi debitado! Foi a única vez que tivemos problemas com o cartão de crédito durante toda a viagem.

NOIVAS

Eu já tinha lido sobre a enorme quantidade de casamentos que os turistas presenciam na Rússia, mas não imaginava que veria tantas noivas! Ou melhor, noivas, noivos e o resto da família! Não sei se os casamentos acontecem nas igrejas, mas antes ou depois eles saem em carros enormes ou limusines enfeitadas para tirar fotos e comemorar nos pontos turísticos da cidade. A Ilha Vasilevsky é um ótimo ponto de observação, principalmente nos fins de semana. São dezenas de noivas e fotógrafos em busca dos melhores ângulos para fotos. Alguns casais vão para a beira do rio e ali realizam uma cerimônia, com direito a troca de votos, foguetes e pombas sendo devolvidas ao seu habitat natural. Ficamos horas vendo os noivos, sempre novinhos e às vezes moderninhos, passando por ali. É hipnotizante!

Casamento Russo

Casamento RussoCasamento Russo

Casamento Russo

Casamento RussoCasamento Russo

 

TRANSPORTE

O trânsito de São Petersburgo é caótico, por isso o carro não é a melhor opção de transporte. Para ver a Nevsky Prospekt tranquila, só mesmo passando por lá bem cedinho. Mas a cidade é linda e plana, por isso a melhor forma de conhecê-la é a pé. As atrações às vezes ficam distantes umas das outras, mas o caminho compensa. Andamos muito, muito mesmo! No fim dos dias nossos pés estavam dormentes, mas eu sempre prefiro assim!

Só usamos o metrô em duas situações: uma para ir à estação de ônibus, no dia de ir embora, e outra no dia anterior, para ir do Museu Dostoiévski à Fortaleza de São Pedro e São Paulo. Foi tranquilíssimo! Há informações em inglês e basta ter um mapinha do metrô em mãos para se virar bem. Mas eu ainda defendo a caminhada! Com ruas tão lindas do lado de fora, é um verdadeiro pecado se esconder debaixo da terra!

Nevsky Prospekt

4 Comments

  1. Vi algumas noivas, apesar do invernão (elas colocavam um casaquinho de peles por cima!), mas não tinha me fixado muito, pois aqui em Paris a gente vê noivas por centenas!!!
    Sobre esses pasteizinhos, é verdade que só cogumelos na minha opinião tudo fica sem gosto mesmo… Mas outro recheio vegetariano tradicional é de repolho (com ou sem cenoura). E é claro que eu provei o strogonoff!!! Mas se vc não come carne aí ficaria difícil mesmo! Adorei as comidinhas, mas tudo simples, ao menos não provei nada de sofisticado (e achei ótimo!)

    • Milena, acho que esse negócio de noivas tirando fotos nas ruas é bem comum na Europa, né? Mas o que achei legal na Rússia é que não eram só fotos. A família e os amigos muitas vezes estavam lá também. A comemoração parecia acontecer ao ar livre, sabe?

      No restaurante em que comi o pelmeni o único recheio vegetariano era o de cogumelos. Por causa da minha restrição ao shitake, eu preferia escolher outro, mas não tinha… :-(

  2. Mirellesiqueira

    mas, afinal, o que tem dentro dos pasteis? fiquei curiosa!

    • Mirelle, o do Eduardo era de carne, que é o recheio mais comum. De acordo com o Wikipédia, a receita tradicional leva carne de boi e de porco. ;-) O meu era de cogumelos. Talvez seja por isso que eu não tenha gostado muito. Eu não gosto de shitake e quando querem agradar os vegetarianos sempre colocam shitake! rsrs Mas era a única opção vegetariana…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.