Restaurantes em San Pedro de Atacama

Restaurantes em San Pedro de AtacamaEu imaginava que frequentaríamos poucos restaurantes em San Pedro de Atacama pois os passeios costumam durar o dia todo e muitos incluem café da manhã e/ou almoço. Nós passamos mais tempo ociosos do que planejávamos e por isso acabamos almoçando quase todos os dias na cidade. O bom é que, apesar de pequena, San Pedro é cheia de restaurantes. Dá para conhecer um a cada dia e, o que é ainda melhor, comendo bem. Os preços eram mais baixos do que eu esperava, mesmo para uma  região tão isolada. Fiquei surpresa também com a ótima recepção aos vegetarianos. Mesmo nos menús del día sempre havia uma versão sem carne anunciada, eu nem precisava perguntar. Os ambientes são todos bem rústicos e combinam bem com o ambiente desértico, como as demais construções de San Pedro. Uma coisa que me chamou atenção é que todos aproveitam bem a iluminação natural e mesmo à noite o uso de energia elétrica é mínimo. A escassez de recursos pode nos ensinar muito sobre sustentabilidade!

Restaurante La Estaka

Outra coisa que me chamou a atenção é que os restaurantes chilenos costumam nos servir pães como entrada (sem cobrar nada por isso), acompanhados de algum molho, geralmente à base de tomate e coentro. A forma podia variar, mas esses dois ingredientes sempre estavam presentes.

Entradinhas chilenas

Tentamos alternar alguns restaurantes mais caros com outros baratos e também algumas lanchonetes. Foi uma boa mistura! Vou deixar aqui minhas impressões sobre os locais que conhecemos. Os preços aqui indicados referem-se a fevereiro de 2012.

LA ESTAKA

Foi o meu restaurante preferido em San Pedro. Ambiente legal, atendimento simpático e ótima comida. As fotos acima também foram tiradas lá. O menu no almoço custava 6.500 pesos por pessoa (para uma conversão rápida, corte 3 zeros e multiplique por 4) e incluía entrada, prato principal e sobremesa. Excelente custo benefício! Fica na Caracoles, 259.

Restaurante La Estaka

Entrada: profiteroles com cogumelosEntrada: Creme de batata e azeitona

Prato principal: Risoto três queijos e salmãoSobremesa: creme catalão

CAFÉ ADOBE

É o restaurante mais famosinho de San Pedro. Fomos lá na primeira noite em que não choveu e aproveitamos para conhecer o clima noturno da cidade. O ambiente é legal, mas eu achei a fogueira, uma das atrações do local, irritante. Ela está ali para esquentar o ambiente e torná-lo mais aconchegante, mas eu não gostei de sair de lá com cheiro de fumaça. Bom, gosto é gosto, né? Confesso que eu fico um pouco intimidada pelos locais com fama de caros e badalados, mas o atendimento foi melhor do que eu esperava. Só havia um prato vegetariano no cardápio (risoto de quinua com cogumelos e tomates doces) e a falta de opções também me deixou um pouco insatisfeita. Tá, eu sei que estou reclamando demais, mais talvez seja esse o problema da fama. A gente acaba criando expectativas muito altas. Dois pratos principais + suco + cerveja custaram 17.000 pesos. Fica na Caracoles, 211.

San Pedro de Atacama à noiteCafé Adobe

Café Adobe

Risoto de quinua com cogumelos e tomates doces

GRADO 6

Virou o nosso porto seguro em San Pedro. Mas também, com um menu por 5.000 pesos que incluía entrada, prato principal, bebida (suco natural, refrigerante ou vinho) e sobremesa, era inevitável. O preço é o mesmo no almoço e no jantar. A comida é a famosa simples e honesta. É minha dica para quem quiser economizar no Atacama. Fica na Gustavo Le Paige com Tocopilla.

Grado 6Grado 6

Lasanha de vegetaisSalmão com batatas

COYOTE BIKE

Mais uma prova de que San Pedro é muito democrática. O preço do prato principal mais bebida variava entre 3.200 e 4.200 pesos. A comida é simples, mas feita com cuidado. Os tomates que acompanhavam minha tortilha, por exemplo, já vinham sem pele. ;-)  Fica na Tocopilla 418-A.

Restaurante Coyote BikeTortilla de verdura

EMPANADAS!

Na hora da pressa, nada melhor do que as típicas e baratas empanadas chilenas para matar a fome. Ao contrário das empanadas que vemos em outros países da América do Sul, as do Atacama costumam ser enormes e quase valem por uma refeição. Nós comemos no restaurante Las Delicias de Carmen (Gustavo le Paige com Calama) e no Café Esquina (Caracoles, 160). Ambas deliciosas, mas  achei o atendimento na Carmen melhor. As empanadas custam em média 2.000 pesos.

Veja aqui como foi nossa viagem (com chuva!) para o Deserto do Atacama!

8 Comments

  1. Estive no Atacama em outubro/2013. Recomendo também o restaurante El Toconar. Comida boa e farta. Pena vc ter pego chuva. Os passeios que deixou de fazer são muito legais. Parabéns pelo blog.

  2. Uhmmm! Dicas anotadas!

  3. Gostei da sua dica. Parabens pelo post.

  4. Lu e Delma, dá vontade de voltar, né? :-)

  5. Nossa eu comi neste La Estaka….realmente é maravilhoso….mas o que me agradou até mais do que a comida, foi o ambiente!!!
    Que lembrança boa!!!

  6. Adorei!! :-)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.