Hospedagem e Transporte no Chile

Hospeadagem no ChileO Chile não é um dos países mais baratos da América do Sul, mas até que conseguimos algumas pechinchas, principalmente na hospedagem. Todas as nossas escolhas foram bem econômicas, mas tinham em comum o banheiro e o quarto privativos,  internet sem fio gratuita e boa localização, que são as características que eu valorizo e não descarto quando procuro hotéis. Na hora dos deslocamentos, aproveitamos bastante os bons ônibus chilenos e usamos o avião só mesmo quando a distância era muito grande. Só é preciso planejar com antecedência, pois o Chile lota nas altas temporadas!

HOSPEDAGEM

SANTIAGO – ANDES HOSTEL

A localização do Andes Hostel é perfeita! Ele fica na região que eu considero a melhor de Santiago, na divisa dos bairros Bellas Artes e Lastarria, ótimo para passear a pé no centro histórico durante o dia e para aproveitar o clima descontraído à noite. Além disso, o albergue fica em frente ao metrô Bellas Artes (é só atravessar a rua), o que torna fácil se deslocar também para os locais mais distantes. Nosso quarto era até melhor do que eu esperava, com decoração moderninha e TV de LCD. O único inconveniente era o barulho. As pessoas nem eram muito barulhentas, mas as paredes finas potencializavam qualquer ruído. Eu já sei que esse é um problema comum em albergues e por isso indico a todos um protetor de ouvidos, um item indispensável na necessaire de qualquer viagem. É melhor estar sempre prevenido!

Andes Hostel - Quarto

Andes Hostel - Banheiro

A diária com café da manhã custou 58 dólares em 02/2012. Fizemos a reserva através do site Hostelworld. Para informações atualizadas, clique aqui.

SANTIAGO – HOSTAL FORESTAL

Nossa passagem de volta para o Brasil foi alterada e passamos uma noite a mais em Santiago no final da viagem. Não havia mais vaga no Andes Hostel e tivemos que encontrar outra opção. Como gostamos muito daquela região, escolhemos o Hostal Forestal, que fica próximo à Plaza Italia.  Passamos apenas uma noite lá, chegamos tarde e saímos cedo, então não deu para avaliar muita coisa, mas não gostei muito do quarto, que era bem pequeno e escuro e um pouco abafado. A iluminação fraca, as cores escuras e o carpete no chão provavelmente acentuaram essa impressão. Como a diferença de preço é pequena e os serviços oferecidos são os mesmos, acho que o Andes Hostel é uma opção melhor.

Hostal Forestal - Quarto

Hostal Forestal - BanheiroHostal Forestal - Banheiro

A diária com café da manhã custou 54 dólares em 02/2012. Fizemos a reserva através do Booking.

PUCÓN – HOSTAL CARMEN

Nessa viagem eu queria testar algumas hospedagens diferentes. Baratas, mas com personalidade. Por isso escolhi algumas pousadas familiares. Uma delas foi o Hostal Carmen, que era exatamente como eu imaginava, principalmente porque a Carmen é muito simpática. Queria ter conversado mais com ela, mas fizemos tantos passeios em Pucón que acabou sobrando pouco tempo para bater papo. A gente chegava lá e sempre havia algumas pessoas conversando na sala, outras preparando uma comida na cozinha e o clima era bem caseiro e descontraído. Mas esse clima também tinha alguns inconvenientes. Nosso quarto ficava no primeiro andar, ao lado da sala, e era bem barulhento. Ouvíamos tanto o barulho do andar de cima quanto o da área comum. Como eu já disse, um protetor de ouvidos é sempre um item importante na mala.

Hostal Carmen

Hostal Carmen - QuartoHostal Carmen - Banheiro

A diária custou 24.000 pesos chilenos em 02/2012. Fizemos a reserva por e-mail, sem pagamento antecipado.

PUERTO VARAS – HOSTAL ERIKA

Foi a nossa melhor escolha. A Erika é famosa nos comentários do Fórum Mochileiros. Todos ressaltam sua simpatia e eu estava ansiosa para conhecê-la. Descobri que os elogios eram todos verdadeiros. Ela é mesmo um amor. Uma senhora simples, que ficou viúva e montou a pousada em casa para conseguir criar os filhos, hoje adultos. Ela está sempre atarefada, mas quando tem um tempinho adora conversar, dá várias dicas sobre a região e discute a política chilena. Nosso quarto era uma delícia, todo bonitinho, quentinho e aconchegante. Mas o que me ganhou mesmo foi o café da manhã. A Erika faz o melhor kuchen da cidade!  À noite eu sentia o cheirinho do bolo assando e já ficava esperando a manhã seguinte.  A casa fica em um bairro residencial, a uns 5 minutos de caminhada do centro de Puerto Varas. Para não dizer que foi tudo perfeito, nosso chuveiro tinha uma característica chata: ele ficava dentro de uma banheira e a torneira ficava em baixo. Era impossível sair do banho sem molhar o cabelo! Mas a verdade é que isso não atrapalhou em nada a nossa ótima experiência.

Hostal Erika

Hostal Erika - Quarto

Hostal Erika - QuartoHostal Erika - Banheiro

Hostal Erika - Café da manhã

A diária com café da manhã custou 29.000 pesos chilenos em 02/2012. Fizemos a reserva por e-mail, sem pagamento antecipado. Para a alta temporada, é preciso reservar com meses de antecedência, pois a procura é grande.

ATACAMA – HOSTAL SONCHEK

O que mais me atraiu no Hostal Sonchek, além do preço, foi sua proposta ecológica. A energia utilizada é a solar e o lixo lá produzido é reciclado. Acho que teria tudo ocorrido muito bem se a viagem tivesse acontecido sob circunstâncias normais. Passaríamos pouco tempo no hotel e o que nos importaria era apenas uma cama para descansar dos passeios do dia. Com as chuvas que castigaram o Atacama, foi tudo diferente. Passamos bem mais tempo no hotel do que havíamos planejado e algumas de suas características acabaram sendo chatas. Chuva não combina com energia solar, né? Pois é, no primeiro dia tive que tomar banho gelado. Mas quem é que se preocuparia com chuva no deserto? ;-) Durante o dia a energia disponível é reduzida e só as tomadas funcionam. Como o quarto não tem janelas, fica escuro. Nos últimos dias a situação melhorou e aí aproveitamos melhor a área externa, inclusive a varandinha em frente ao quarto. É difícil fazer uma avaliação correta, mas acho que em situações normais o Hostal Sonchek é uma ótima opção para quem procura uma hospedagem barata no Atacama e, como eu, vê o hotel apenas como um lugar para tomar banho e dormir depois de um dia de turistagem intensa.

Hostal Sonchek

Hostal Sonchek - Varanda do quarto

Hostal Sonchek - Quarto

A diária custou 30.000 pesos chilenos em 02/2012. Fizemos a reserva por e-mail, sem pagamento antecipado.

TRANSPORTE

O Chile é um país enorme. Com seus 4.300 km de comprimento e apenas 175 km de largura (em média), nos convida a percorrê-lo de norte a sul. Um dos meus sonhos de viagem é ir do Atacama ao extremo sul da Patagônia Chilena, mas não estávamos de carro e tivemos que encontrar outras formas de transporte.

ATACAMA

Para ir ao Atacama eu não pensei duas vezes: avião! São mais de 1.500 km, um dia de viagem por terra. Quem vai para o Chile de Tam/Lan, pode emitir as passagens diretamente para Calama. Nós fomos até Santiago com milhas Gol e compramos o trecho para Calama separadamente, na Sky Airline. Reservamos as passagens pelo site e pagamos também por lá, com cartão de crédito, através do PayPal. Nossos voos ocorreram sem detalhes dignos de menção, a não ser um atraso de pouco mais de uma hora na ida. Para ir de Calama a San Pedro, reservamos o Transfer Licancabur (20.000 pesos por pessoa, ida e volta). Não adiantou muito ter feito a reserva com antecedência. Tivemos que esperar mais de meia-hora até que a van enchesse com passageiros vindos de outros voos e no caminho o motorista ainda passou por dentro de Calama para deixar a moça que nos atendeu em casa. Quem quiser chegar rápido a San Pedro deve procurar uma opção mais rápida. Já na volta eles nos pegaram pontualmente no hotel.

PUCÓN E PUERTO VARAS No sentido inverso, rumo ao sul, o avião não era uma boa opção para nós. As passagens para Puerto Varas estavam muito caras e nós iríamos passar por Pucón, que não recebe voos comerciais. Ainda bem que há bons ônibus no Chile. Para não passarmos nenhum aperto, preferi fazer todas as viagens com a Tur Bus, que tem uma ótima reputação e que eu também recomendo. A partir de Santiago, a forma mais fácil de viajar é saindo do Terminal Alameda, que fica na região central da cidade e que é integrado ao metrô (estação Universidad de Santiago). De lá partem ônibus para todo o país e também de/para o aeroporto.

Terminal Alameda

Fizemos duas viagens noturnas: Santiago-Pucón e Puerto Varas-Santiago. Foram duas viagens bem longas (9 e 12 horas, respectivamente), mas eu juro que não sofremos e dormimos bastante. Há diferentes tipos de passagens/poltronas dentro do mesmo ônibus e eu recomendo investir nas mais caras. Elas geralmente ficam na frente e são muito confortáveis, largas e bem reclináveis. Um painel indica a velocidade do ônibus e apita quando ele ultrapassa a velocidade permitida. Em uma das viagens, quando escureceu, o “comissário” passou fechando todas as cortinas e distribuindo cobertores. Pela manhã ele fez o caminho inverso, abrindo as cortinas e entregando o café da manhã. A gentileza dos funcionários me encantou. Um deles ficava na saída dos ônibus auxiliando todas as mulheres a descer.

Segurança nos ônibus chilenosCafé da manhã no ônibus

Quando o ônibus é de dois andares, a viagem é ainda melhor. Sentando na frente, nas poltronas melhores, a janelona é toda sua e dá para ir apreciando a paisagem. Ah! E eu já estava me esquecendo de que os ônibus ainda têm internet sem fio!

Rodovia chilena

Paisagem na janela

Falem a verdade! Desse jeito, compensa ou não abandonar o avião? ;-)

O post contém links para programas de afiliados. Leia a política de monetização do Viaggiando.

13 Comments

  1. Camila, parabéns pelo blog!!! Muito obrigada pelas dicas de viagem ao Chile, principalmente pela indicação do Hostel Erika em Puerto Varas. Fiquei hospedada lá na semana passada :) A Erika é realmente um amor de pessoa – sem falar nos deliciosos kuchen e no pão que ela mesma prepara. Perfeito!!!

  2. Mariana Otoni

    Olá ! Gostaria de saber como vocês foram de Pucon até Puerto Varas. !

      • Tenho um dia livre, vale a pena ir de Pucon a Puerto varas? Como você fez para comprar as passagens de ônibus pelo Brasil?

        • Desculpe, acabei de ler a sua resposta sobre as passagens e como comprou logo acima deste post. Por favor, pode ignorar minha pergunta. Mantenho apenas a minha dúvida se você acredita que vale a pena ir um dia até Puerto Varas ou não?

          • Van, acho que a viagem não é tão curta para que se possa fazer em um único dia. Você só passaria o dia lá? Eu preferiria aproveitar mais a região de Pucón e deixaria Puerto Varas para outra vez.

  3. Olá Camila,
    Estou indo para o Chile em fevereiro, e queria comprar as passagens de ônibus pela tur bus mesmo. Fui tentar comprar online, mas não consegui pois, eles pedem o RUT. Como você fez para comprar? Comprou lá mesmo? Ou tem alguma forma de comprar online?

    Obrigada

    • Constanza, não dá mesmo para comprar as passagens pelo site. O tal RUT é um documento de identificação chileno e não dá para comprar pela internet sem ele. Eu comprei as passagens em Santiago e aí já aproveitei para comprar todas de uma vez, com antecedência, para não ter perigo delas se esgotarem.

      • Qual foi o preço que você pagou? Estou a viajar pro Chile, e pra ir de Santiago a Pucón, achei a 22 mil pesos, e estou achando muito caro.

  4. Eh uma pena que viajar pela America do Sul não seja tão barato quanto a gente gostaria! Mas é bom saber que com um pouco de pesquisa, podemos amenizar o efeito no bolso!!!

    • Milena, o bom é que por aqui temos a opção de viajar facilmente com milhas, o que ajuda bastante, né? Mas é como você disse: é só pesquisar para deixar a viagem mais barata. ;-)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.