Viaggiando: 5 anos de estrada e algumas reflexões

CIMG0001Na próxima semana o Viaggiando completará 5 anos. Não é pouco tempo, ainda mais no mundo da internet, onde as coisas nascem e morrem em uma velocidade assustadora. Naquela época não tínhamos o twitter ou o facebook para divulgarmos nossos blogs e às vezes me pergunto como é que as pessoas descobriam meus posts sem essas ferramentas que hoje são indispensáveis. As caixas de comentários eram o grande ponto de encontro, principalmente a do Viaje na Viagem, o grande precursor dos blogs de viagem. Uma das maiores alegrias veio em 2009, quando o blog, ainda sem domínio próprio, apareceu no “100 Dicas Para Viajar Melhor”, o livro de cabeceira de qualquer viajante, escrito pelo Ricardo Freire. Estar naquela lista era o sonho da maioria dos blogueiros.

Durante esses 5 anos muita coisa mudou, tanto na minha vida pessoal quanto na virtual. Quem acompanha os blogs de viagem, blogueiros ou não, com certeza já percebeu que ele foi bastante movimentado nos últimos meses. Há quase um ano surgiu a RBBV (Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem), a princípio apenas um grupo de discussão no facebook, hoje com um site super bacana, da qual eu faço parte e onde eu aprendi e continuo aprendendo muito. De lá para cá muita coisa aconteceu para fortalecer o segmento dos blogs de viagem. Em maio foi lançada a ABBV (Associação Brasileira Blogs de Viagem), preocupada principalmente com a ética no mundo dos blogs. Em junho aconteceu em Foz do Iguaçu o EIBTUR, o Encontro Internacional de Blogueiros de Turismo, que eu, infelizmente, só acompanhei de longe. E no finzinho de setembro eu tive a sorte de poder participar do Seminário Viajosfera, um evento muito legal no Rio de Janeiro que me deu a chance de enfim conhecer pessoalmente  pessoas que já fazem parte da minha vida há muito tempo.

Com tanta coisa acontecendo, o grande assunto na cabeça dos blogueiros de viagem nos últimos tempos é a tal profissionalização e é claro que eu não fiquei de fora. Desde que criei o Viaggiando, em novembro de 2007, tento sempre aprimorá-lo. Vou atrás de tudo que possa deixá-lo cada vez melhor. Ainda não atingi o nível de qualidade que desejo, mas fico feliz ao perceber o quanto evoluí nos últimos anos. E toda essa movimentação mexeu um pouco com a minha cabeça. No meio de tantas discussões sobre a situação dos blogs, senti que chegou a um ponto em que eu precisava decidir qual o caminho a seguir na minha “carreira” de blogueira. Não dá para ficar em cima do muro ou ter um blog semi-profissional.

Tive algumas dúvidas quando vi o posicionamento da maioria dos blogueiros, que tem a intenção de transformar seu blog em um negócio. Senti medo de estar ficando para trás, de ser uma das poucas a permanecer “estagnada”. Mas, desde que cheguei a uma conclusão, fiquei em paz comigo mesma e mais segura em continuar mantendo o blog do jeito que gosto. Percebi que eu não quero que o Viaggiando tenha alguma função comercial. Que fique bem claro que eu não critico quem pensa diferente de mim. Acho que o mercado dos blogs de viagem é promissor e que há espaço para que os (bons) blogueiros obtenham sucesso, mas não é isso o que quero para mim. Assumi que eu nunca seria uma blogueira profissional bem sucedida. Já dedico muitas das minhas horas livres a cada post que escrevo e tentar obter algum retorno financeiro disso me tomaria ainda mais tempo e disposição que eu não tenho. Não tenho também a disciplina de deixar posts agendados ou de postar x vezes por semana. Escrevo quando me dá vontade, quando estou inspirada, e quando acabo de escrever não consigo esperar nem uma hora para publicar.

Muitos dizem que blogar é um trabalho e eu até concordo, mas a verdade é que para mim não é. Blogar dá trabalho, muito trabalho, mas é meu lazer. Escrevo porque gosto e falo de viagens porque amo escrever e viajar. O Viaggiando é minha terapia, minha forma de transformar em realidade um fragmento do meu sonho de ter nascido uma verdadeira escritora. Sim, eu me esforço, eu pesquiso, eu estudo e aprendo a cada post escrito, mas já tenho um retorno enorme e ele é puramente emocional. Não recebo um número expressivo de visitas, não tenho milhares de seguidores no twitter, nem sou uma referência quando o assunto é viagens, mas alcancei muito mais do que um dia eu sonhava alcançar quando criei o blog.  Os leitores que conquistei ao longo dos anos são a minha recompensa. Os comentários e e-mails carinhosos que recebo me enchem de orgulho. E isso me basta.

Talvez um dia eu mude de idéia e pense em tomar outro rumo?  Talvez, mas é assim que eu penso hoje. Senti a necessidade de externar essas divagações, de colocar tudo em letras claras comigo mesma e com quem lê o blog.  Mas quando eu digo que não quero profissionalizar o Viaggiando, me refiro apenas à parte comercial. Não quer dizer que eu não vá continuar tentando torná-lo cada dia melhor.

O que muda com todo esse blá blá blá? Nada! Mas nas datas comemorativas a gente tem o direito de falar algumas abobrinhas, né? :-)

63 Comments

  1. Parabens, Camila! Vida longa ao Viaggiando e, egoisticamente falando, fico feliz que vc nao entrou na onda comercial dos blogs (confesso que sao bem poucos os blogs profissionais que ainda me dao prazer de ler…). Eu tb entrei numa crise dessas no final do ano passado e acabei perdendo a vontade de escrever, ai veio a gravidez, minha pequena nasceu e a vida virtual acabou ficando de lado de vez… O que nao me impede de dar sempre uma passadinha por aqui para ver a novidades e me inspirar com os teus relatos!
    Parabens mais uma vez e muito sucesso!

    • Luisa, então sua filha já nasceu! Parabéns!!! Qual o nome dela? Agora com certeza as atenções estão voltadas para ela e fica até difícil pensar no blog, mas também vou ser egoísta e pedir para você não desistir do Arquivo de Viagens de vez! Curta muito a pequenininha e depois volte ao blog para nos contar como está sendo viajar nessa nova fase. ;-) Beijos!

  2. Deixo aqui também o meu comentário de parabéns, obviamente. E que venham mais 5, repleto de relatos de boas histórias de viagens. Nós, que temos blogues de viagens, temos de valorizar o trabalho uns dos outros. Reforço o voto de parabéns. Abraço, Bruno Cardoso

  3. Lu Malheiros

    Parabéns, Camila! Vida longa ao Viaggiando!
    E, olha, não vejo nenhum problema em você não querer “monetizar” o blog! Os seus textos e fotos são ótimos e a gente confia no que você escreve.
    Aproveito para agradecer todas as dicas que peguei aqui! (E espero vir atrás de outras!)
    Bjs,

  4. Milenafischborn

    Parabéns!!! 5 anos merece uma grande comemoração!!!

    • Milena, por causa da mudança de casa/cidade, eu estou com várias comemorações atrasadas: a do blog, a do meu aniversário e a da própria mudança. Quando essa bagunça acabar, terei que comemorar em alto estilo. Com uma viagem, talvez? ;-)

  5. Patricia Camargo

    Camila, Feliz Blogniver :) Aliás, blogniver e mudança tudo junto! Um novo caminho lindo pra ti!
    beijos

  6. É isso ai…Parabéns pelo blog e post…Sou brasileira, mas hoje moro na Australia e tbém escrevo um blog de turismo, aguardo sua visita! Emocionante conhecer sua caminhada…

  7. adorei! parabens! Foi por causa do seu blog e do Idas e Vindas que eu criei o meu após ver tudo que vc organizou pra Machu Pichu! Fico orgulhosa de vc! gosto muito de vc! espero que nos conhecamos pessoalmente! um beijao

    • Melissa, nós duas fomos influenciadas pela Carla! :-) E com certeza a gente ainda vai se encontrar por aí. Como a gente gosta muito de viajar, uma hora ou outra acaba se esbarrando em algum lugar. Beijos!

  8. Camila, Parabéns pelo blog!!! Leio sempre, gosto muito da forma como escreve e das dicas.
    Abraço,
    Carol Uberlandia

  9. Camila
    Ainda bem que vc vai continuar com o Viaggiando assim como ele é! Se começasse a ser um desses Blogs profissionais e não um blog pessoal para mim perderia muito… sabe que eu leio muito pouco desses Blogs profissionais? Não tenho tempo nem paciência e até hoje nenhuma das minhas viagens foi organizada seguindo dicas de nenhum deles… o que eu gosto mesmo é de ler sobre as experiências pessoais de quem ama viajar por prazer e não para fazer disso um negócio.Por isso o seu blog faz parte do pequeno grupo daqueles que eu visito sempre…
    beijos!

    • Margarida, você também está aqui desde o comecinho, né? Pode deixar que Viaggiando continuará sendo o meu relato verdadeiro dos lugares que visito. E eu espero falar sobre Portugal em breve, viu?

      Beijos!

  10. Parabéns Camila pelos 5 anos!
    Também acho que blogar não é nenhum trabalho, pelo menos pra mim.

  11. Camila,

    5 ANOS? Faz tempo isso! Parabéns pelo ótimo trabalho.
    Aliás, você é muito autocrítica, viu, porque o Viaggiando é excelente, nem imagino qual é o nível de qualidade que você ainda deseja atingir! :-) Mas boa sorte com isso, ganhamos nós, seus leitores.

  12. Tiago dos Reis

    Chegando atrasado pra festa… mas nunca é tarde para desejar vida longa ao Viaggiando! Parabéns, Camila!
    Sabe que eu também tenho pensado bastante sobre essa tal profissionalização. Tenho percebido que a maioria dos blogs que eu gosto (com honrosa exceção do VnV) não são profissionais ou, pelo menos, se profissionalizaram de uma forma diferente sem comprometer a credibilidade (como a gente viu no Viajosfera). E o problema é que o nosso trabalho nos limita muito nesse ponto, tornando essas alternativas praticamente inviáveis para nós.
    Mas enfim… como eu costumo falar, enquanto for possível retirar prazer desse trabalho todo que a gente tem com o blog (e que trabalho!), a gente vai seguindo em frente, né?

    • Tiago, você não está nada atrasado! Eu é que adiantei o post, mas o aniversário do blog é hoje! ;-)

      Acho que você entende minha posição. Para realmente se profissionalizar, é preciso muita dedicação, muitas vezes exclusiva, e isso seria impossível para nós, né? Mas isso não quer dizer qua a gente não possa fazer um bom trabalho e, o que é mais importante, prazeroso. :-)

  13. Flora Viu Degaspare

    Parabéns pelo bloganiversário! Nem posso me conciderar uma blogueira, pois só de vez em nunca publico alguma coisa, mas também concordo em gênero, número e grau com suas palavras.

  14. Bela reflexão, Camila! E, claro, longa vida ao Viaggiando :)

  15. Camila, parabéns pelos 5 anos dedicados ao blog. Sou leitora recente do Viaggiando, mas sou testemunha do seu êxito.
    Esse post caicomo uma luva para o meu blog vai comemorar 7 anos no final desse mês. Concordo em gênero, número e grau!
    Beijo!

    • Nossa, Carmem! 7 anos? Parabéns!!! Eu sei que manter o blog vivo depois de tantos anos exige muita dedicação, mas o esforço tem suas recompensas, né? Beijos!

  16. Camila, parabéns pelos 5 anos do blog. Concordo com o seu ponto de vista, pois também não tenho pretensão de ser um blogueiro profissional. Os posts que publico são feitos pelo prazer de escrever a respeitos dos lugares que conheci, além de compartilhar dicas e informações que possam ajudar aqueles que desejam conhecer os mesmo lugares. O universo dos blogs de viagem é repleto de boas informações e não me vejo planejando uma viagem sem consultá-los.

    Vida longa ao Viaggiando!

    • Alexandre, eu também jão não consigo planejar uma viagem sem os blogs! É sempre bom ver a opinião sincera de outras pessoas, gente como a gente. Ainda gosto dos guias de viagem, mas os blogs são essenciais!

  17. Celia Regina Bocci da Silva

    Camila,
    Parabéns pelos 5 anos e por ter a coragem de se colocar como você fez, com sinceridade. Prefiro mil vezes os posts de quem escreve como você a quem escreve ‘comercialmente’. Beijos.

  18. Continue com o bom trabalho (trabalho?), te adoramos!

    Parabéns pelos 5 anos! não sei se eu chegarei tão longe com o meu….

  19. jackieeromulo

    Camila, parabpens1 5 anos em internet é muio, muito tempo! Nem lembro qd ou como cheguei aqui, só lembro que passei a vir sempre. Sempre que pensava em viajar, em algum destino eu vinha aqui ver se vc tinha post sobre ele. Que passei a te citar durante viagens com “a camila veio aqui e curtiu” (e o marido: oi? quem? rs). ou seja, o viaggiando virou referência, e virou referência pq vc tem um texto ótimo, e consegue transmitir muito bem suas experiências. Para mim isso é o que eu posso querer de melhor em um blog, e não se ele é “profissional” ou “comercial”. Pra mim o viaggiando é ótimo e faz parte, com certeza, das minhas dicas para viajar melhor =)
    bjs e parabéns!

    • Jackie, sei bem como é isso! Às vezes também falo de outros blogueiros como se fossem conhecidos de longa datae o marido também me olha sem entender. rsrs

      Obrigada pelas palavras carinhosas!

      Beijos!

  20. Parabéns, Camila! Que venham mais 5 anos para o Viaggiando! =D
    Gostei muito das suas reflexões e cheguei a conclusão de que é por tudo isso que você falou que eu gosto tanto do seu blog: é perfeitamente possível fazer um ótimo trabalho, sem ser comercial. Tudo que se faz por gosto, sai bem feito!
    Abraços,
    Lidia.

    • Lidia, acho que o segredo para a realização é esse, né? Fazer o que se gosta, por prazer. Talvez eu não gostasse tanto de blogar se fosse uma obrigação. Obrigada pela companhia. :-)

  21. Camila, acho o seu post sincero e apaixonado e, preciso falar: a partir do 4o. parágrafo, me peguei fazendo sim com a cabeça para tudo o que escreveu :-) Somos duas, também tenho comigo que o TA é puramente para o meu prazer, embora também queira fazer cada vez melhor.
    E cinco anos! Batemos nisso também (até me esqueci de comemorar, rs…) Fico feliz de poder ler um blog tão sensível e bem-escrito como o Viaggiando. Que você possa se divertir com ele por muitos anos mais.
    Um beijo!

    • Emília, o TA, o Idas e Vindas e o Agora Vai foram os primeiros que eu conheci, acho que antes mesmo do VnV. E desde aquela época eu já adorava os seus posts, sempre escritos com paixão. Eu digo que meu sonho é um dia conseguir escrever como você. ;-) É uma honra ter você como leitora do Viaggiando!

      Beijos!

      • Tô até vermelha aqui…Obrigada, fico muito feliz com suas palavras, mas não faz sentido: a leitura dos seus textos é sempre um prazer, bem-escritos e com sensibilidade.
        Um ótimo final de feriado!

  22. Assino embaixo e parabéns pelo quinquênio!!! Rumo aos próximos!

    • Obrigada, Arthur! O Agora Vai é um dos primeiros blogs de viagem que eu conheci e que me incentivaram a entrar para esse mundo. Obrigada por isso também! ;-)

  23. Parabéns Camila!!!
    O que de fato importa são os relatos sinceros e prazerosos!! E existe melhor hobby do que compartilhar com os outros emoções?! Também adoro escrever!!
    Bjs, Anna

  24. Parabéns Camila!!!
    O que de fato importa são os relatos sinceros e prazerosos!! E existe melhor hobby do que compartilhar com os outros emoções?! Também adoro escrever!!
    Bjs, Anna

  25. Parabéns, Camila. Que venham muitos mais. Excelentes reflexões.

  26. Claudia Beatriz

    Camila,

    Parabéns pelos 5 anos de blog e acho admirável o seu empenho, não só no blog, que é uma delícia de ler, mas também na comunidade blogueira. E eu acho que ele pode sim ser profissional sem ser comercial. Que venha muitos anos mais.

  27. Camila, suas abobrinhas são bem sinceras e sábias! E parabéns pelos 5 anos de blog :-) Bjs!

  28. Carina Senzatia

    Parabéns, Camila!! 5 anos é uma longa estrada! Desejo vida muito mais longa a este que é um dos meus blogs preferidos, justamente por ser um blog despretensioso, mas com muita qualidade de informação. Gosto muito de ver que vc não se foca em hospedagens caras e pratos refinados, e sim que quer conhecer o melhor dentro do orçamento que vc tem, acho isto muito legal e admiro tua coragem de ser sempre honesta quanto a isto.
    Um beijo enorme pra vc e parabéns pelos 5 anos!

    • Oi, Carina! Obrigada! Que honra saber que o Viaggiando é um dos seus blogs preferidos! Tento mesmo sempre ser honesta nos meus relatos e é bom saber que os leitores percebem isso. Sei que você não comenta sempre, mas que está sempre aqui. Fico muito feli por isso! :-D Beijos!

  29. Camila!
    Parabéns pelos 5 anos de blog! Nem sei quando comecei a acompanhar, mas já tem tempo…deve ter sido desde o início. Um post das antigas que lembro muito e que me fez ir conhecer a cidade foi o de Colônia de Sacramento ;)
    Fiquei super feliz quando te conheci no Seminário, e vc sabe, estava ansiosa por isso!
    Com certeza de lá pra cá muita coisa mudou na blogosfera (começando por adotarem essa palavra, né?!) e bom, a posição que vc tomou ou que vai tomar é muito pessoal sua e nem precisaria falar nada, mas já que quer desabafar, desabafe! Se esse é o cantinho que vc gosta, que te da prazer fazer o blog, que esse trabalho já é gratificante, olha que ótimo!
    Beijos

    • Carla, já te contei que encontrei seu primeiro comentário, né? Em 29/01/08, num post de Buenos Aires! Você está aqui desde o comecinho mesmo e por isso eu também estava ansiosa para te conhecer! Enfim, depois de tantos anos de bate papo na internet! :-)

      Beijos!

  30. Nossa 5 anos já??? Parabéns Camila!!!!
    Realmente é uma época de mudanças e transformações nos blogs de viagem. Acho que quem começou lá trás nunca imaginaria que as coisas chegariam nesse ponto e nesse crescimento. Mas independentemente do objetivo comercial ou não, o conteúdo é sempre o principal e aqui no Viaggiando é sempre excelente! Sou fã do seu blog e ainda espero que a gente se encontre pessoalmente!
    bjus e muitos parabéns!! Mais muitos e muitos anos de viagens e relatos incríveis!

    • Guta, o tempo voa, né? A gente começa o blog como uma brincadeira e nem imagina que ele possa durar tanto. Mas aqui estamos nós, depois de tanto tempo! :-)

      E eu até agora não acredito que não te encontrei no Rio, viu?

  31. Parabéns pelo blog e pelo aniversário! E não é problema nenhum que o Viaggiando seja seu lazer e paixão. Isso garante textos melhores, inclusive. =)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.