Portugal: um caso de amor

Viagem para PortugalO que te faz voltar encantado de um lugar? Pode ser a simpatia do povo? As belezas naturais? O patrimônio histórico? A boa comida? A facilidade de se fazer turismo no local? Pois foi um pouquinho disso tudo e ainda algumas coisinhas mais que me fizeram voltar das últimas férias completamente apaixonada por Portugal. Não sei nem dizer o que mais me encantou, mas o fato é que eu não queria sair de lá. Acho que foi a primeira vez que eu realmente senti aquela depressão que pode nos atacar após as viagens. Dessa vez ela foi mais profunda. Nas primeiras semanas de volta à rotina, bastava pensar em Portugal para que uma saudade imensa invadisse meu peito. E até hoje, dois meses depois, não consigo falar sobre essa viagem sem um brilho nos olhos e um aperto no coração.

Portugal foi uma paixão à primeira vista que foi se tornando mais forte a cada dia de convívio. Foram apenas duas semanas, mas pareceu muito mais. Alguma mágica fez com que o tempo se arrastasse durante as férias, nos permitindo curtir cada instante.  Foram dias intensos, aproveitados do início ao fim, mas com a calma necessária para que pudéssemos sentir verdadeiramente o lugar.

Mas por que duas semanas apenas em Portugal? Foi o que muitas pessoas nos perguntaram. Nesse tempo dá para conhecer uns 2 ou 3 países da Europa, não dá? Pois eu digo que duas semanas foram pouco! Nosso roteiro foi apenas de Lisboa a Porto e senti falta de mais tempo para explorar melhor a região. Portugal é um país pequeno, mas riquíssimo para o turista. A cada poucos quilômetros, uma nova vila esconde preciosidades. Para uma apaixonada por história como eu, o país é perfeito!

ROTEIRO DE VIAGEM PARA PORTUGAL

O roteiro final, alterado durante a viagem, ficou assim:

Dia 1: Saída de Belo Horizonte, à noite, no vôo direto para Lisboa

Dia 2: Chegada Lisboa na hora do almoço

Dia 3: Lisboa

Dia 4: Lisboa – Queluz – Sintra

Dia 5: Sintra

Dia 6: Sintra – Mafra – Óbidos

Dia 7: Óbidos (Bate e volta a Batalha, Alcobaça e Nazaré)

Dia 8: Óbidos (Bate e volta a Peniche)

Dia 9: Óbidos – Coimbra Dia

10: Coimbra – Porto

Dia 11: Porto

Dia 12: Porto (Bate e volta a Braga)

Dia 13: Porto (Bate e volta a Guimarães)

Dia 14: Porto – Aveiro

Dia 15: Aveiro – Lisboa

Dia 16: Lisboa

Dia 17: Saída de Lisboa rumo a BH à tarde

Dá para ver que as férias foram bem aproveitadas, né? Duas semanas viraram 17 dias porque saímos daqui na sexta-feira à noite, após o trabalho, e chegamos de volta no domingo à noite, para trabalhar na segunda pela manhã. Puxado, mas valeu a pena, pois eu não gostaria de excluir nenhum dia desse roteiro.

INSPIRAÇÕES

No próximo post começo a contar de verdade como foi a viagem. Já aviso que a série vai ser longa, pois tenho muita coisa para mostrar! Enquanto isso, vocês podem se esbaldar com os blogs que mais me ajudaram durante o planejamento da viagem:

Turomaquia: Foi a minha principal fonte de informações e de inspiração. A Patricia não só dá todo o caminho das pedras, como consegue transmitir sua paixão pelo país de forma contagiante. Transferi diversos de seus posts para  kindle e fui consultando durante a viagem. Quer ir a Portugal? Então passa no Turomaquia primeiro!

13 Anos Depois: A Mirelle deixou um gostinho de quero mais e não nos contou tudo o que a gente queria saber sobre Portugal, mas o que ela escreveu é apaixonante! Acho até que foram os posts dela que me convenceram de vez a decidir o destino das férias.

Inquietos: A Priscila e o Vinicius fizeram o roteiro inverso ao nosso e exploraram o Algarve, mas namorei bastante os posts antes de decidir onde iríamos. Sem contar que lá encontrei a indicação do Museu do Azulejo em Lisboa e a Priscila falou tão bem dele que eu fui obrigada a conferir. Ainda bem, pois pra mim foi realmente imperdível!

Arquivo de Viagens: Adoro os posts da Luisa com os detalhes das atrações, assim eu já descubro rápido o que me interessa ou não. E foi por causa dela que eu fiz questão de passar por Queluz e Mafra. E, como já imaginava, adorei!

Matraqueando: O destaque fica por conta da série “Portugal a 50 euros por dia”, cheia de dicas para quem é muquirana na viagens, como eu e a Silvia. ;-)

Esvaziando a Mochila: É fácil perceber que o Tiago também se apaixonou por Portugal e sua série sobre Porto é ótima! Sem contar que seus causos de viagem me deixaram morrendo de vontade de conversar com os portugueses.

Pensamentos Inadequados: Minha xará escreveu pouco sobre Portugal, mas ainda assim encontrei em seus posts muitas informações da quais eu precisava, principalmente sobre alguns deslocamentos não muito convencionais que resolvi fazer.

As Viagens de Margarida: Não precisava nem falar, né? Basta ler o blog da Margarida pra dar vontade de ir lá ouvir o sotaque português! E de preferência com uma passadinha em Coimbra para visitar essa blogueira gente boa que sabe tudo sobre a Europa.

Tenho certeza de que esqueci alguém nessa lista, mas essas foram as minhas principais fontes de inspiração. Recomendo que você clique nos links com cuidado, sob pena de que querer pegar o próximo vôo para Portugal, como aconteceu comigo.

Para ler tudo o que já foi publicado sobre Portugal no Viaggiando, clique aqui.

26 Comments

  1. Acabei de conhecer seu blog e vim logo ver o que vc falava de Portugal, país onde moro e que também mora no meu coração! Tô adorando ler seus escritos e acho q vc tb ia gostar de ler os meus pra matar (ou te deixar com mais!) saudades desse lugar: http://www.gostoimenso.net/gostoimenso/. Bjinhos!

  2. Faltou nas suas andancas ir até Guimaraes, mais ao norte do Porto, cidade onde comecou o país. Mais um motivo pra voltar por lá! Adoro Portugal e vou pela terceira vez este ano!

  3. Nossa tive uma experiência totalmente contrária. Voltei há duas semanas de uma viagem à Inglaterra e Portugal. Amei o primeiro pais e detestei Portugal, principalmente Porto. Essa foi a cidade mais suja, decadente, sem graça, pessoas grosseiras e com comida horrivel que visitei na minha vida. Até os pasteis de Nata eram doce demais em comparação à Belém e Lisboa. Fiz uma reclamação formalizada ao depto de turismo da cidade sobre os taxistas, atendentes das estações de trem e metro.
    Conversando com outras pessoas, vi que umas amam e outras odeiam, não tem meio termo.
    Lisboa e Sintra o tratamento é bem melhor, mas ainda não vale a pena na minha opinião. É somente um ponto de vista e vale a pena ter um ponto de atenção para futuros viajantes.

    • Nossa Renata, nossas experiências foram mesmo totalmente diferentes! Acho que Porto foi onde comi melhor na viagem! Até porque Portugal não é muito receptiva a vegetarianos e em Porto eu encontrei ótimas opções. Eu já vi outras pessoas dizendo que acharam a cidade decadente e fui pra lá até achando que não iria gostar, mas achei a cidade super charmosa. E a única pessoa que não nos tratou bem no país todo foi o atendente da informações turísticas de Braga. Tivemos sorte!

      Mas o bom das viagens é isso mesmo. A gente pode ir para os mesmos lugares e ter impressões totalmente diferentes. Ainda bem, né? Isso só prova que cada experiência é mesmo única! :-)

    • Não se preocupem coma opinião da Renata, nada vale, ela demonstra preconceito, um pouquinho de frustração tão característica de muitos brasileiros infelizmente. Ela estava de mau humor.
      Como pode uma brasileira dizer tão mal de uma cidade, como gente grosseira e cidade suja quando ela sabe o estado decadente de tantas cidades no Brasil.
      Contra factos não há argumentos.

      • A minha opinião nada vale e sua vale?
        Quem é o preconceituoso ” luso”?
        É fato que Porto é cidade mais feia e suja que visitei perdendo até para Salvador.

      • Luso, gostar ou não de uma cidade é bem pessoal. Pode sim depender de nosso humor, mas uma combinação de fatores é o que faz com que nos encantemos ou não por um lugar. Ter a sorte de encontrar pessoas amigáveis faz toda a diferença, já que pessoas grosseiras podem existir em qualquer parte do mundo, e eu tive essa sorte em Portugal. E não digo que a frustração é uma característica de muitos brasileiros, até porque afirmar isso seria também uma forma de preconceito.

        Como eu já disse para a Renata, minha opinião foi totalmente diferente da dela, mas todas as opiniões, desde que não sejam ofensivas, são aceitas aqui no blog. Como eu disse, cada experiência é única!

  4. Nós planejamos uma semana em Portugal no início da volta ao mundo – e foi tão pouco, tão pouco para um país rico assim em atrações e história… Ficou uma vontade enorme de voltar e dedicar no mínimo um mês inteiro!

  5. Camila, que delícia ouvir sobre seu apaixonamento por Portugal: tão maravilhoso quando isso acontece. Acho que é parecido quando acontece entre duas pessoas mesmo: você até sabe enumerar os motivos pelo qual se apaixonou, mas tem aquele ingrediente inexplicável, que faz toda a diferença :-)
    Adoro Portugal, mas posso considerar que conheço apenas Lisboa e Porto, tenho vontade de dedicar mais tempo a todas essas cidades incríveis que vocês visitaram.
    Ansiosa pelos posts, um beijo!

    • É uma delícia quando isso acontece, né Emília? Espero conseguir transmitir pelo menos um pouquinho do me encantou. Ou pelo menos a parte que é explicável. ;-)

  6. Tiago Caramuru

    Encantador, Camilinha, como sempre!! Brigado pela indicação!!!!

  7. HeloRighetto

    Cá, conheço pouquíssimo de Portugal (Algarve e Madeira), mas mmo assim já sou uma apaixonada : ) em outubro vou pro Porto e vou ficar o suficiente pra fazer um bate e volta. To curiosa pra saber qual dos bate/volta q vc fez do Porto vc me acnselharia a fazer! Bjs, vou acompanhando por aqui

    • Helô, claro que essa opinião é muito pessoal, mas eu fiquei apaixonada por Braga! Não queria ir embora de lá! Sei lá, foi amor à primeira vista. Mas a região de Porto é linda e tem muita coisa legal por lá. Se você gostar de vinho, vai ser ainda mais difícil escolher. Ainda bem que eu não bebo, pois senão meus quatro dias em Porto não teriam dado pra nada. ;-)

  8. Margarida Nobre

    Camila

    Nós adorámos que vcs tivessem escolhido Portugal!! Fico super feliz por saber que gostaram do nosso país e esperamos muito que voltem a visitar-nos.
    Da próxima vez ,quem sabe ,podemos até fazer um roteirinho todos juntos. .. seria fantástico! :-) … assim poderiamos mostrar aos dois algumas maravilhas que só com companheiros de viagem portugueses é possível descobrir… :-)

    Beijinhos

    • Margarida, o Eduardo e eu já combinamos que nossas idas à Europa serão sempre que possível por Portugal. Além da vantagem do voo direto, poderemos sempre rever esse país que nos encantou. :-) E adorei essa idéia de fazermos uma viagem juntos! Até porque já sei que nossos gostos são bem parecidos. E já sabem que estamos esperando vocês aqui para passearmos pelas cidades históricas mineiras, né?

      Beijos!

  9. Olá Camila,
    Ainda bem que vc gostou de Portugal. Contudo, tenho pena de não ter vindo ao Algarve, a minha terra natal que amo de paixão e onde resido.
    Bj
    http://www.viajarso.blogspot.com

    • Marta, eu também senti muito por não ter ido ao Algarve, mas a verdade é que duas semanas foram pouco! Já penso em voltar a Portugal e da próxima vez vou conhecer o sul do país!

  10. Comigo foi exatamente assim! voltei apaixonada, você sabe. fico feliz de saber que vou poder reviver um pouco de portugal através do seu olhar e dos seus textos. :)

    e, advinha? minha proxima viagem pra portugal ja esta comprada! vou passar o meu aniversario la, em agosto, com uma turma querida de amigos (entre eles, um casal português que conheci em Lyon).

    escreva, Camila, escreva!

    • Que delícia, Mi! E que inveja de você, que está aí pertinho e pode voltar sempre. Se bem que há tanto para se ver na Europa que nem é tão fácil assim, né? Você revive um pouco com meus posts e eu morrerei de saudade em agosto durante a sua viagem. ;-)

  11. Patricia Camargo

    Emocionei Camila, brigaduuuu :)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.