Como viajar sem despachar no inverno

Como viajar sem despachar no inverno Desde que publiquei o post sobre viajar apenas com a mala de mão, vira e mexe alguém diz que se inspirou nas minhas dicas e conseguiu deixar a mala mais leve. O post foi um verdadeiro sucesso e até hoje tem muitos acessos, mas eu confesso que me sentia um pouco impostora, afinal, eu só havia feito uma única viagem longa sem despachar. Com uma única tentativa no currículo não dá para virar referência no assunto, né? Pois agora já posso deixar a modéstia de lado! A verdade é que viajar leve virou um vício! E o melhor é que comprovei na prática a minha teoria de que é possível  viajar sem despachar no inverno.

Hoje a Anna, do blog Nós no Mundo, está embarcando para a Rússia com uma mini-bagagem e o assunto reapareceu no twitter, então resolvi contar como foi a minha última experiência.

Nossa viagem de férias no início do ano foi para Portugal. As viagens curtas eu nem conto, pois essas sempre foram sem despachar mesmo. Foram duas semanas de Lisboa a Porto no início de março (acompanhou pelo instagram?). Quando compramos as passagens, nem pensei que teria que me preocupar com o frio. Portugal já é um dos países mais quentes da Europa e nós iríamos em uma época mais tranquila, mas o clima anda cada vez mais louco e o último inverno na Europa foi mais longo do que o habitual. Resultado: as temperaturas durante a viagem geralmente variavam entre 2ºC e 15ºC. É, fui obrigada a colocar um casaquinho na  bagagem.

As mochilas foram as mesmas, que já mostrei no outro post. Na hora de fazer a mala, mantive a regra: bagagem para uma semana. Só variei um pouco mais nas blusas, colocando algumas de manga comprida e outras de manga curta, mas acabei usando quase que só as de manga longa e as curtas voltaram praticamente intactas. Para os pés, uma bota, um chinelo e uma sapatilha. Fui apenas com a calça do corpo, de tecido, mais fina, pois iria comprar uma nova lá. Mas minha regra para calças é uma só: uma no corpo e outra na mala. E, para enfrentar o frio, calça e blusa térmicas, tipo segunda pele, que são verdadeiros coringas, pois esquentam bem e são leves. Dá até mesmo para lavar no banheiro do hotel e deixar secar à noite. Um casaco mais quente, uma meia calça fio 80, um lenço e um cachecol fecharam o pacote de aquecimento. Como foram só duas semanas de viagem, lavamos roupa uma só vez, no hostel em Porto, e tivemos peças limpas para o resto da viagem.

Bagagem para duas semanas

Mas é fácil ver que as peças maiores (bota e casaco) nem caberiam na minha mochilinha, né? Ou talvez até coubessem, mas não daria para levar mais nada! E aí não tem outro jeito: para viajar sem despachar, elas têm que ir no corpo. Saí de BH calçando a bota e o casaco levei na mão, já servindo de agasalho durante o vôo. O duro é sair vestida assim no calor, né? E não acreditem nessa temperatura de 22ºC aí embaixo! Na fila de embarque no aeroporto a temperatura com certeza era bem mais alta e eu não via a hora de entrar no avião para tirar a bota, mas esse desconforto inicial é mais do que compensado por toda a praticidade durante a viagem.

Passando calor para viajar sem despacharUniforme de viagem

Como o frio acabou sendo mais forte do que eu esperava, as peças mais quentes foram usadas praticamente todos os dias. Bota, casaco e cachecol viraram praticamente meu uniforme. E vamos falar a verdade: não é preciso ficar trocando o casaco durante a viagem, né? Só um mais quente basta e, se não quiser sair com a mesma cara em todas as fotos, é só levar mais de um cachecol ou mesmo lenços mais finos, que não pesam muito e já mudam a cara da roupa.

Embalagem a vácuo para roupasE nessa viagem descobri mais um aliado das malas pequenas: embalagens a vácuo! Na hora de embalar peças mais volumosas eles fazem verdadeiros milagres! Sei que existem esses sacos dos quais você tira o ar com aspirador de pó, mas onde é que você vai arrumar um aspirador quando estiver empacotando suas coisas no hotel? Não dá, né? Então preferi o que dispensa o uso de qualquer acessório. Teoricamente é só ir apertando para tirar o ar, mas num primeiro momento eu achei que tinha feito uma péssima compra, pois não conseguia reduzir muito o volume. Aí me lembrei de que o Marcelo Lemos já tinha publicado um post no Across the Universe sobre o assunto e lá fui tentar entender o passo a passo. E foi nos comentários que a Anna, de quem eu já falei ali em cima, deu uma ótima dica: para tirar ainda mais o ar, é só sentar em cima do saco com as roupas! Eu testei e funciona mesmo! Foi assim que fizemos para comprimir as roupas maiores durante a viagem. Dá uma olhadinha no post do Marcelo para entender com ela funciona. Se a roupa amassa? Uai, amassa, mas eu já levo roupas que desamarrotam fácil na viagem. Quando precisar desamassar, é só pendurar a roupa no banheiro enquanto estiver tomando banho que o vapor deixa tudo lisinho de novo!

Mas pra mim a parte mais difícil na hora de viajar sem despachar em viagens internacionais continua sendo a tal chatice dos líquidos. O limite de 100ml por unidade, não excedendo 1 litro no total e tendo que colocar tudo em uma embalagem plástica transparente vedada de no máximo 20 cm x 20 cm é um saco, né? E mulher sempre precisa de um monte de líquidos: produtos para cabelo e rosto, hidratante, protetor solar, maquiagem… Em Portugal comprei uns produtinhos que já estava querendo há um tempão: shampoo e condicionador em barra da Lush. Como não há mais loja da Lush no Brasil (não havia, porque a Lush já abriu as portas aqui de novo!), o jeito é aproveitar uma viagem para comprá-los. Arrisquei, pois viajei sem esses produtos e no primeiro dia lá já tive que sair para comprar. Ainda bem que adorei! Gostei principalmente do shampoo e achei tão prático que fiquei com vontade de usar no meu dia a dia. Numa próxima viagem com certeza vou aumentar meu estoque. Se alguém conhecer uma marca brasileira que fabrique produtos para cabelo em barra, por favor, me avise nos comentários!

Shampoo e condicionador em barraLíquidos nas viagens internacionais

Resumindo, viajar apenas com a mala de mão no inverno continuou sendo um sucesso! Juro que deu até para fazer umas comprinhas. Na volta não cabia nem uma agulha a mais na mochila, mas não tivemos que deixar nada para trás. Como algumas pessoas tinham me falado, no frio pode ser mesmo ainda mais fácil, pois a gente acaba repetindo mais as roupas. Foi um teste para ver se é possível viajar assim em qualquer estação e descobrimos que sim! Essa história de viajar sem despachar começou quando comecei a pensar em viajar para a Ásia. Como as companhias aéreas low cost costumam cobrar um valor extra para despachar bagagem, decidi que iria economizar esse valor viajando apenas com a mala de mão. Não é nem só porque eu sou “um pouquinho” muquirana, mas porque viajar leve tem muitas vantagens, como eu já mencionei no outro post. Aí acabamos nos apaixonando por essa forma de viajar.

Agora estou querendo comprar uma mochila um pouquinho maior, pois eu medi a minha e acredito que ela comporte apenas 15 litros. Muito pouco, né? A mochila do Eduardo é de 35 litros e nela cabe muita coisa! Na viagem para a Ásia terei ainda mais um desafio: eliminar a bolsa a tiracolo! Às vezes a regra da bagagem de mão é bem rígida: apenas um volume! Então terei que fazer tudo, tudo mesmo (câmera, documentos, óculos de sol) caber na mochila. Estou em busca de uma mochila de 30 ou 35 litros que tenha as medidas máximas para bagagem de mão (a soma das medidas de altura, largura e comprimento não pode ultrapassar 115 cm) e de uma mochilinha dobrável que eu possa colocar dentro da maior e usar lá no dia a dia. Vai ser realmente um desafio, mas aí sim eu vou poder me gabar de estar viajando leve. ;-)

Veja também:

56 Comments

  1. Olá!

    Sempre brinco que quando eu crescer quero viajar com uma mala igual a tua …rs… meu maior problema são os sapatos… Na minha última viagem peguei muitos dias de chuva e frio. Como tinha levado poucos sapatos, acabei tendo de sair com ele meio molhado. Vc teria alguma dica pra estas situações, de viajar para lugares com chuva e frio?

    • Camila Navarro

      Andria, aí o jeito é usar um sapato impermeável. Uma bota é ideal e nesse caso eu já viajo com ela, pois costuma ser o item mais volumoso da bagagem.

  2. Adriana Lima

    Olá! Meu esposo e eu estamos nos programando para viajar pela Europa durante 3 meses. Você acha viável/possível rsrsrs viajar leve por um período de tempo tão longo assim? Porque objetos cortantes (pinça, alicate e tesourinha de unha, por exemplo, não poderíamos levar). Obrigada!

    • Camila Navarro

      Acho totalmente viável, Adriana! Pra mim não faz diferença se a viagem é de duas ou 10 semanas, basta lavar roupa no caminho! Lá vocês farão viagens de avião? Porque se forem viajar por terra talvez compense comprar esses itens lá e deixar para trás antes de voltar. Mas pinça você pode levar sim!

  3. Olá, tudo bem?
    Estou adotando cada dica sua para a minha próxima viagem de 30 dias pelo norte da Europa no inverno, mas queria saber como você faz com as unhas? Sempre que eu viajo eu faço a unha um dia antes e deixo bem curtinha, para ficar prática, levo um lenço removedor para tirar o esmalte quando está saindo, e fico só tirando o que incomoda. Por isso gosto de levar nas viagens uma lixa, alicate e uma tesoura para a manutenção das unhas curtinhas, e tirar aquelas quebradinhas que incomodam prendendo nas coisas.

    • Camila Navarro

      Mari, quando viajo de unha feita também levo o removedor de esmalte de lenço. Uma vez fiz unha em gel, mas não achei que valeu a pena, até pela dificuldade para tirar. O problema de levar alicate e tesoura é que acho que não passa como bagagem de mão. Nem lixa de metal passa. A verdade é que já desencanei com a unha nas viagens. Ultimamente nem tenho feito antes de viajar, porque acho que dá mais trabalho. Viajo com ela curtinha e levo uma lixa de papel para mantê-la assim. E o hidratante de mão dá um jeito de manter as cutículas hidratadas e deixa a mão mais apresentável.

  4. Gustavo Melo

    Bom dia Camila,

    Viajo com minha namorada dia 22 de fevereiro, retornando dia 22 de março, nesse período faremos Bélgica, Holanda, Alemanha, República Tcheca, Áustria e Hungria. Estou viajando com uma mala de 55L e ela com uma de 50L as quais já nos certificamos caber como mala de mão das low costs européias. Eu até tenho roupa de frio por aqui, mas não é aquela coisa do inverno europeu. A ideia era chegar em Bruxelas e rodar os outlets buscando casacos e botas mais propícias com o local, pra não gastar com isso aqui no Brasil pois o preço é muito diferente do europeu (ao menos pelo o que eu pesquisei). Na mochila vai o básico pra trinta dias, basicamente roupa íntima. Um tênis e um chinelo, uma calça, e algumas camisas. Queria saber de algo mais imprescindível que não posso deixar de levar. E se realmente vale a pena levar uma mochila extra dentro da mochila maior pra sair na rua. A minha ideia inicial era comprar um casaco bem grande e confortável com muitos bolsos pra levar os documentos e dinheiro. Ah, a doleira é indispensável?.

    • Camila Navarro

      Gustavo, eu gosto de ter onde carregar as coisas no dia a dia, como um guia, a câmera fotográfica, água. Acho chato ficar carregando a mochila e uma bolsa, então prefiro a mochilinha dobrável, mas isso vai da escolha de cada um mesmo. A doleira é boa para os momentos em que você irá carregar muito dinheiro, por exemplo, pois fica mais seguro junto ao seu corpo. Imprescindível mesmo é o passaporte e cartão de crédito, o resto a gente pode improvisar ou comprar durante a viagem. E com 50 litros vocês poderão levar muita coisa! Pra você ter uma ideia, a minha mochila é de 30 litros e a do meu marido 35 e nós acabamos de voltar de uma viagem de 3 semanas pela Europa. Estava fazendo bastante frio e nem usamos tudo que levamos, porque repetíamos a mesma roupa todo dia! =)

      • Gustavo Melo

        Nossa Camila, tu não sabe como ler isso me tranquilizou, já estava quase entrando em parafuso achando que ia passar frio, ou poderia acontecer alguma coisa, ou que a mochila seria pequena, obrigado pelas dicas, e depois do que tu falou, acho que vou levar uma mochila menor pra usar no dia a dia mesmo. muito obrigado!.

        • Camila Navarro

          Depois me conta como foi a experiência, Gustavo! Mas aposto que vocês vão tirar de letra e já planejando viajar com ainda menos coisas na próxima viagem!

  5. Mauro Araujo

    Camila,
    Podes sugerir alguma lavanderia em Lisboa? Quanto custa em média? Farei uma viagem de 2 semana em outubro e pretendo levar somente a bagagem de mão. A ideia é lavar as roupas no final da primeira semana em Lisboa antes de embarcar para Berlim.

  6. Olá Camla!
    Agora, já de volta ao Brasil, posso afirmar com toda a certeza que viajar sem despachar é uma maravilha…
    Passamos 1 mês na França, cada um com uma mala de mão e adoramos…
    Nas nossas mala foram: roupas íntimas e meias, 2 camisetas de baixo, 1 suéter, 1 calça, 1 lenço, 1 tênis e 1 casaco mais fino.
    No corpo: Calça jeans, camisa, botas (eu), sapato (meu marido), acessórios e uma bolsa transversal. Dentro da bolsa mais 1 suéter e na mão o casaco grosso de inverno.
    Passamos um mês sem apertos e ainda fizemos algumas comprinhas que couberam na mala.

    Obrigada pelas dicas no blog, foram de muita valia!
    Abraços, Adri e Marcelo

  7. Oi Camila! Eu novamente!
    Agora com a viagem se aproximando (faltam somente duas semanas, uhul), surgiu uma dúvida. Pelo fato de viajarem somente com a mala de mão já tiveram alguma dificuldade ao entrar em algum país?
    Minha mala de mão já está pronta e a do meu marido também! Queremos muito viajar sem despachar, pois nossos amigos relatam horrores de suas malas tamanho G, hehehehe.
    Obrigada desde já!

    • Nenhum problema, Adri! Já nos perguntaram algumas vezes se aquela era realmente toda nossa bagagem, mas só. Nunca questionaram ou abriram nossa bagagem. E os olhares mais incrédulos eu recebo na chegada ao Brasil. :-)

  8. Olá!!!
    Estava eu aqui, pesquisando como viajar somente com a mala de mão, quando me deparei com seu blog!!!
    Adorei as dicas!!!
    Coloquei elas em prática é minha mala ficou pesando 5 kg, sobrou um bom espaço ainda. Um máximo!!!
    Um super abraço!!!

  9. Camila, queria sugerir um post (aquela que não posta nunca e vem pedir pros outros hahaha) só sobre os produtos da Lush (tipo qual vc comprou e gostou? é só pro cabelo? tem hidratante tb?). To super interessada =) bjs,

    • Jackie, não tenho assunto pra um post inteiro não! rsrs Só comprei o shampoo e o condicionador mesmo. O shampoo eu adorei, o condicionador nem tanto, então na próxima vez vou comprar o mais cremoso para experimentar. Sei que a Lush também tem desodorante e hidratantes em barra. Com certeza vou comprar na próxima vez! Até pasta de dente em pastilhas eles têm! Como eu só fui à loja uma vez e ainda não conhecia os produtos sólidos, não me aventurei tanto. A boa notícia é que eles reabrirão a loja no Brasil esse ano! A primeira será em SP, mas se venderem pela internet já tá bom! Dá uma olhadinha no site da lush.pt para ter uma idéia. As descrições em português de Portugal são muito engraçadas! :-)

  10. Oi Camila!Que delicia de blog!!Como uma apaixonada por viagens,estou adorando seu modo de dividir suas experiências.
    Adorei a ideia do shampoo sólido.Em março vou para Firenze e já encontrei o endereço da Lush de lá.Quanto a mala,em cada viagem tento reduzir o tamanho (e peso!) mas ainda não consegui chegar a somente uma de mão!rs
    Obrigada!
    Ótimo 2014!!!Muita saúde,amor e viagens,claro!!

    • Marina, preciso marcar uma viagem para algum lugar que tenha Lush para reabastecer meu estoque! E eles têm outros produtos sólidos: hidratante, desodorante, até pasta de dente! Na p’roxima vez vou comprar um de cada para testar. ;-)

  11. Nossa, eu penso muito nisso depois que fiz a volta ao mundo. Mala q não cabe dentro do ônibus, peso nos deslocamentos, taxa extra nas low cost.

    Enfim, descobri que a mesma mala para uma viagem de 1 mês, funciona para uma volta ao mundo de 1 ano. Agora já coloquei na cabeça que minha próxima volta ao mundo será somente com bagagem de mão. Será??? Rsrsrs

    Adorei o post. Bjoss

    • Guilherme, numa viagem longa e cheia de deslocamentos, a mala grande e pesada é ainda mais incômoda, né? Acho que é super possível fazer uma viagem grande só com a bagagem de mão, viu? De preferência começando pelos lugares mais frios e largando as peças mais pesadas pelo caminho. ;-) Sem contar que a gente vai ficando cada dia mais desapegado, então, ao final da viagem, é bem provável que você precise de ainda menos coisas.

      Se rolar essa volta ao mundo só com a bagagem de mão eu vou querer saber todos os detalhes! :-)

      • Luisa Popescu

        Em lugares muito frios pode-se comprar casacos pesados de 2a mão, usar e depois vender de novo. Meu filho disse que no Canada muitos amigos fizeram isso.

  12. Oi, Camila!
    Estava fazendo pesquisa para uma viagem aos países bálticos + Polônia e acabei achando teu blog. Gostei bastante. Das 3 capitais dos países bálticos tem alguma que você acha que merece mais de 3 noites? Também comprei o guia Lonely Planet dos 3 países, mas ainda não chegou.
    abs

    • Amanda, acho que não. Nenhuma delas é uma cidade muito grande e em um dia é possível ver as atrações principais. Com mais um dia você vê um pouco mais das cidades e/ou faz algum passeio pelo interior.

      • Ótimo, sem correria. Vou só com meu filho pequeno, então tenho de respeitar o ritmo dele. Obrigada!

  13. João Alfredo Santos

    Camila, conheci essa semana seu blog e estou amando. Muita coisa parecida comigo! hehehe

    Quanto a viajar só com mala de mãe, já tive diversas experiencias, e boas. começei a viajar só com mala de mão depois de uma trip de 30 dias, em 6 paises. Mala nem estava tão pesada(17kgs), mas quebrou e tive de andar com ela quebrada durante uma semana(e pulando de ilha em ilha na grécia). Foi horrivel. rs

    Agora só com mala de mãe e da super certo comigo tb. O unico problema que enfrento é com compras. Eu acabo sempre comrpando lembranças do lugar que vou.

    Final desse mes estou indo pra Estonia, Russia, Ucrania e Belgica. Vou só com mala de mão, mas pretendo comprar uma lá(e trazer chocolates belgas hehehe).

    Como vc faz com as lembranças compradas? Ou não compra? rs

    Parabéns pelo blog, vou acompanhar frequentemente agora.

    Bjos

    • Bem vindo, João! :-)

      Eu sempre trago lembrancinhas das viagens, mas geralmente são peças pequenas. Coleciono miniaturas, que ocupam pouco espaço. Já até me arrependi de não feito coleção de imãs, pois seria ainda mais fácil. rsrs Mas eu sempre deixo um espacinho na mochila pensando numa possível compra, que nunca é minha prioridade, mas pode acontecer. E também já levo alguma roupa ou sapato já velho, assim, caso realmente falte espaço, eu posso deixá-lo para trás sem dó.

      • João Alfredo Santos

        Bom, eu coleciono imãs, cinzeiros, placas. É muita coisa! rsrs

        Eu já levo a mala com um espaço vazio pra esses itens. E alem disso, eu levo alguma roupas “descartaveis” (tipo roupas velhas, que posso me dar ao luxo de deixar no caminho).

  14. Milena- Viver Plenamente Paris

    Concordo com tudo e sempre que posso viajo sem despachar, pelo tempo ganho, menos riscos de perder e menos peso para carregar! Tb vou com a bota no pé e o casaco na mão. Faz uma grande diferença. Mas da última vez que fui ao Brasil, tirei a bota e quem disse que ela entrava quando cheguei lá??? Tive que sair do avião de pés descalços e alguns minutos depois os pés e pernas estavam melhores, consegui calçar (mas não fechar a bota). Sobre a bolsa, eu não vivo sem. Quando é necessário viajo com uma menor, que entra na mochila quando não é possível embarcar com 2 volumes, mas até então nunca tive problemas.

    • Eu tiro o sapato assim que entro no avião. Sempre fica apertado na hora de desembarcar mesmo, mas ainda não aconteceu de não conseguir calçar. Esse inchaço é difícil de driblar, né?

      Eu também sempre carrego bolsa, por isso a viagem para a Ásia com um único volume será um desafio. O jeito vai ser levar uma compacta que caiba na bolsa também!

  15. Liliana Stahr

    Camila, mais fácil viajar leve no inverno afinal de contas dá para repetir o casaco e a bota todos os dias. Já quanto aos líquidos me
    acostumei. E olha que sou daquelas que tem creme de rosto, de dia, de
    noite, para dobrinha da orelha,rs. Aqui tem a facilidade de vender tudo
    em mini potes e tenho pote pequeno para praticamente tudo. Viajo leve há
    tempos, mas vai demorar para alcançar seu nível. Para a India eu levei
    10 kilos e meu marido tb, mas levei uma mochila pequena de couro e o
    marido tb na mão. Realmente não sei como teríamos feito com bagagem
    pesada e grande naqueles trens e ônibus. Muitos ônibus, principalmente
    no Sri Lanka, não tem bagageiro e você tem que ocupar o espaço de uma
    pessoa com a mala e pagar por ele. Sem contar que quando lota, as pessoas
    te pressionam a colocar a mala no colo para as pessoas sentarem. E nos
    trens as malas muito grandes tem que ficar num local que pode ser
    distante do seu lugar, e aí só com cadeado e muita reza para dormir
    tranquila de que ninguém vai roubar sua mala. Enfim, viajar leve é a
    melhor coisa! Só te desejo boa sorte na Asia para resistir a não comprar
    e lotar a mala. Tem muita coisa linda de casa e tudo baratinho demais.

    • Liliana, eu também tenho os potes menores para acomodar os líquidos, mas acho chato mesmo assim porque a gente carrega muitos, né? Sem contar que é uma restrição tão sem sentido que me dá raiva. rsrs

      Na hora da locomoção a bagagem leve é ótima, né? Geralmente a gente chega em uma cidade e vai a pé pro hotel ou, quando é mais longe, de transporte público. Com uma mala enorme e pesada isso seria impossível!

      Quando eu voltar da Asia eu conto se consegui resistir! ;-)

      Beijos!

  16. Caraca! E tem gente que acha que EU viajo com pouca coisa rsrsrsrsrs Minha mala tem diminuído ao longo dos anos… espero ainda chegar só na de mão! Com certeza, a restrição aos líquidos é o que mais dificulta… Vou ficar de olho nesse shampoo/condicionador em barra… ótima alternativa! Adorei os posts!

    • Oi, Monica! Eu adorei o shampoo em barra! Se vendesse no Brasil acho que eu compraria para usar no dia a dia. É bem prático!

      • Monica Quast

        Andando pela internet, “reachei” esse post e queria dizer que, esse ano, passei 10 dias na Croacia só com uma mochila de 22l. Ok, fiz uma parada na Suíça, onde deixei minha mala, mas ainda assim estou orgulhosa de mim! E o shampoo em barra foi muito útil! Mas nao me entendi com o condicionador.

  17. Mariana Laudeauser

    Este é um Ato Aleatório de Gentileza

    Em comemoração ao meu aniversário de 26 anos, farei 26 Atos Aleatórios de Gentileza durante o dia!

    Estou escrevendo nos meus blogs favoritos e gostaria de agradecer por todo o trabalho que você faz para ajudar seus leitores.

    Camila, adorei muito ter conhecido pessoalmente depois de tanto tempo conversando pela internet. Você é ainda mais querida pessoalmente. Obrigada pela companhia em BH, pelo tour, por tudo! E, claro, amo, amo seu blog desde ó 2009!!!

    Aproveite bem o que recebeu e, se puder, passe adiante.
    Faça uma boa ação sem esperar nada em troca.
    É um sentimento que não tem preço.

    • Mari, há alguns anos eu achava super esquisito esse povo que se conhecia pela internet e achava meio impossível que relacionamentos reais surgissem assim. E não é que paguei língua? A internet trouxe para miha vida pessoas maravilhosas para minha vida, inclusive uma super querida que é você! :-)

      Sua comemoração de aniversário é a mais legal que eu já vi! Espero que essa gentileza se espalhe e contagie a todos! Vou tentar fazer minha parte!

      Beijos!

  18. Ai Camila, eu to longe disso. Cê viu que pra 3 dias levei a mala de bordo cheeeeeia estourando rs
    Olha, mas vou botar metade da culpta no marido, pq ele manda eu arrumar a mala dele sem ele ver, aí chega no lugar e fica reclamando do que escolhi, entao eu ja boto mais opções pra ele rs.
    Esses sacos de ar eu uso já, pros casacões nao tem nada melhor e eu gosto tb de colocar as roupas brancas neles, assim nao suja, ou se derramar algo nao mancha sabe? Mas perdi dois da ultima vez, um estourou qd apertei demais e o outro maquiavel comeu rs
    beijihos,

    • Esses bichinhos não tem jeito, né? Eu tenho que ficar de olho no Chivito enquanto arrumo mala, porque ele sempre está por perto para pegar o que estiver dando sopa. ;-)

  19. Ei Camila! Eu sou super mal acostumada, pois a maioria das minhas viagens são feitas de carro. Como eu visito muito meus pais no interior de Minas, acabei aprimorando algumas técnicas na hora de arrumar a mala, mas ainda ocupo muito espaço… Tem sido um grande desafio tentar mudar isto e “viajar leve”! O pior é que a bagagem sempre volta com roupas que nem usamos né?! Vou tentar me desapegar mais nas próximas viagens!!! ;) Adorei os posts! Beijos!

    • Laís, nas viagens de carro eu também me preocupo menos, já que não vou ter que carregar a mala pra lá e pra cá, mas ainda assim uso algumas das técnicas das viagens de férias, como levar os cosméticos em miniaturas. E quando vou visitar minha família fico até mais relaxada, porque sei que posso pegar um monte de coisa emprestada. ;-)

  20. Carolina (AF Udia)

    Oi Camila! Como vai vc?
    Vi o título do post e pensei: “Não-é-possível que ela viajou no inverno com mochila!!!”, hehehehehehe…

    Em todos os voos que já fiz o limite para bagagem de mão era de 5 Kg. Sua mochila fica dentro desse limite? Poxa vida, acho muito pouco, só meu note tem 3 Kg.

    Ah, e os sacos à vácuo são ótimos mesmo. Depois que descobri minha mala ficou mais fácil de ser arrumada, mas ainda continua muito cheia. #Help!!!!
    Abração!

    • Oi, Carol! Que bom te ver por aqui!

      Olha, nos voos nacionais o limite é 5kg mesmo, mas nos internacionais costuma ser entre 7 e 10, depende da companhia. 10kg eu acho até exagero! rsrs E eu não levo o notebook nas viagens, uso só o celular mesmo, que durante a viagem já me deixa conectada o suficiente. ;-)

      O segredo pra viajar leve é desapegar! Tem que repetir roupa, não dá para levar uma pra cada dia quando a viagem é longa. E os sapatos são grandes vilões, pois ocupam muito espaço. Eu costumo viajar com três pares: um no pé, uma na mala e um par de havaianas. E só!

      Beijos!

      • Milena- Viver lenamente Paris

        Agumas companhias (como Air France) chega a ser 12kg!!! A maioria aqui na Europa não tem limite de peso, mas tem que entrar na medida do tamanho. Também não viajo com notebook, considero um peso dispensável e férias para mim são férias tb da internet… Viver 99% o momento.

  21. Luciana Betenson

    Gente! Não se sinta impostora, passou a maior credibilidade viu? Não sei se um dia conseguirei chegar nisto, mas adorei as dicas :-)

  22. Camila,

    realmente viajar leve já é incrível, viajar sem despachar entáo…

    Eu até que já aprendi um monte com essas viagens e nas últimas viagens grandes nao cheguei a 9 quilos (mas despachei e levei alguma coisa na mão). Lavar roupa é realmente a chave, além de levar roupas leves e que não precisem passar, essas a gente consegue lavar até no quarto e seca táo rápido. Hoje em dias as roupas que têm essas características já penso, boa pra viagem! Na hora de fazer a mala é até mais rápido.

    Mas quando tenho muitos voos despacho sim, a parte boa de despachar é não ficar cheia de coisas no aeroporto. Isso ainda me irrita bastante. Na viagem da Ásia paguei 15 kg por pessoa pras bagagens despachadas, mas nào chegamos a 15kg no total, aquelas coisas de muita antecedëncia, né.

    O saco de vácuo eu levo também e nessa última viagem levei até a bombinha.

    Ah, também não levei bolsa pra Asia, nossa mala de mão foi a mochila do Leo e levei uma mochilinha levinha e que fecha toda, não ocupa nada de espaço. Parece que não cabe muita coisa, mas quebrou um galho (também levei bolsa estanque pros dias de praia). Até hoje não me reacostumei a usar bolsa :D

    • Carlinha, eu também fico de olho nessas roupas que secam rápido e que não precisam ser passadas. Dá vontade de levar só dessas nas viagens!

      Eu tabém acho chato ter que ficar com a mochila o tempo todo no aeroporto, mas ainda prefiro assim. O que eu gosto mesmo é de chegar e ir direto pra sala de embarque. Como geralmente faço check-in pela internet, sequer passo pelo balcão da companhia aérea, o que torna os trâmites no aeroporto muito mais rápidos. E adoro também desembarcar direto, sem ter que esperar mala e me preocupar se ela foi extraviada, estragada, roubada… Enfim, ainda prefiro ficar com a mala na sala de embarque. ;-)

      A mochilinha dobrável que eu estou querendo deve ser tipo a sua. Vai ser minha salvação, já que não vou poder levar bolsa.

      Beijos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.