Santuário do Bom Jesus do Monte

Santuário do Bom Jesus do MonteDesde que eu vi pela primeira vez uma foto dessa linda escadaria, eu soube que não poderia ir a Portugal e não vê-la com meus próprios olhos. Aquela imagem ficou gravada na minha cabeça durante muito tempo e eu fiquei até emocionada quando me vi aos pés dela. Passado o torpor, não consegui mais segurar os cliques na câmera fotográfica. Não há como negar que a Escadaria do Bom Jesus é extremamente fotogênica, mesmo com o tempo horrível que deixava tudo num mesmo tom de cinza. Bom, a gente sempre pode tentar ver um lado positivo, né? Talvez o dia nublado tenha tornado a paisagem ainda mais dramática.

Santuário do Bom Jesus do Monte

O Santuário do Bom Jesus do Monte fica na freguesia de Tenões, em Braga, a cerca de 5 km do centro da cidade. Chegar lá usando transporte público é muito fácil. Não tivemos muita sorte no posto de informações turísticas, onde paramos para pegar um mapa e no qual, pela primeira vez na viagem a Portugal, não fomos bem atendidos. Ainda bem que na rua as pessoas foram mais solícitas e nós descobrimos onde embarcar sem problemas. E é claro que agora eu conto tudinho aqui! Os ônibus para o Santuário do Bom Jesus (Autocarro nº 2) passam de meia em meia hora na Av. Liberdade, entre as ruas Raio e 25 de Abril, ao lado de um pequeno shopping. Saindo da Praça da República, o ponto de ônibus fica no lado direito, um pouquinho antes de chegar na Rua 25 de Abril. O bilhete custou €1,65 por trecho (em março de 2103) e foi pago diretamente ao motorista. Em 10 minutos chegamos ao ponto final, aos pés da escadaria.

O engraçado é que lá de baixo não se enxerga nada, apenas o início da subida. A igreja e o restante da escadaria ficam escondidas pela vegetação. Mas não se preocupe, não é preciso encarar os inúmeros degraus para chegar ao topo. Para poupar as pernas, subimos de ascensor (€1,20 pela subida).  Quando está vazio, ele sobe ou desce à medida em que aparecem clientes, então nem precisamos esperar.

Pórtico do Bom Jesus

Ascensor em Bom Jesus do Monte

Ascensor em Bom Jesus do MonteAscensor em Bom Jesus do Monte

A subida é super rápida e logo estávamos lá em cima, de onde se tem uma ótima vista da cidade, ou melhor, da região, já que as cidades em Portugal são bem coladinhas umas nas outras. Ao nosso lado, apenas poucos turistas e algumas pessoas que usam as escadarias para praticar exercícios. Aquela linda paisagem quase só para nós! Nem quero  imaginar como deve ser lindo quando o tempo está ensolarado!

Vista do Santuário do Bom Jesus do Monte

No topo do monte está a Igreja do Bom Jesus, construída entre 1784 e 1811 em substituição à igreja que já existia no local. A entrada é gratuita. Ela é bonita, mas com certeza não é uma das mais belas de Portugal. E também não é por causa dela que a maioria das pessoas vai até lá.

Igreja do Bom Jesus

Igreja do Bom JesusIgreja do Bom Jesus

Depois de uma rápida passada pela igreja, fomos ao que realmente interessa:  a Escadaria do Bom Jesus! Na hora de descer, é melhor deixar o ascensor de lado, já que ninguém quer perder a melhor parte do passeio. A descida é tranquila e é ao longo dela que a gente contempla as imagens mais bonitas. O ideal é descer sem pressa, aproveitando os  bancos de descanso no caminho e, é claro, sempre olhando para trás para não perder nada!

Santuário do Bom Jesus do MonteEscadaria do Bom Jesus

Começando a descida, chega-se a uma pracinha chamada Terreiro de Moisés, onde estão duas capelas, a da Elevação e a do Descimento,  representando os momentos em que Jesus foi erguido na cruz e de lá retirado. O Santuário do Bom Jesus é um local de peregrinação e nele há uma Via Sacra. Na Igreja do Bom Jesus está o Cristo crucificado e, ao longo do caminho, 17 capelas representando os passos de Jesus. Como estávamos descendo, vimos tudo de trás para frente.

Terreiro de Moisés

Terreiro de Moisés

E então a gente começou a descer a escadaria de verdade. Ela está dividida em três partes e a mais alta delas é a Escadaria das Três Virtudes, em que três fontes representam a Fé, a Esperança e a Caridade.

Escadório das Três Virtudes - Fonte da Fé

Em seguida vem a Escadaria dos Cinco Sentidos, que, como o próprio nome já diz, é dedicada aos cinco sentidos. As fontes são até um pouco bizarras e parecem não ter nenhuma ligação com o tema religioso. O que consegui descobrir é que elas são uma alegoria do corpo humano e de seu caráter pecaminoso e representam os instintos que o homem precisa dominar para que o bem supere o mal.  Mesmo depois da explicação, água saindo por olhos e ouvidos continuam sendo algo meio bizarro para mim.

 Escadaria do Bom Jesus

Escadaria dos Cinco Sentidos

Escadaria dos Cinco Sentidos - Fonte do PaladarEscadaria dos Cinco Sentidos - Fonte da Visão

Agora é a hora de parar, sentar e tirar centenas de fotos. A base da Escadaria dos Cinco sentidos é uma pracinha e é de lá que se tem a melhor vista da igreja com as escadas aos seus pés. É difícil segurar o ímpeto de fotografar todos os ângulos possíveis.

 Escadaria do Bom Jesus - Santuário do Bom Jesus do Monte

 Escadaria do Bom Jesus - Santuário do Bom Jesus do Monte

 Escadaria do Bom Jesus - Santuário do Bom Jesus do Monte Escadaria do Bom Jesus - Santuário do Bom Jesus do Monte

Capela no  Santuário do Bom Jesus do Monte

Capela no  Santuário do Bom Jesus do MonteCapela no  Santuário do Bom Jesus do Monte

Santuário do Bom Jesus do Monte

O último trecho para quem está descendo, ou o primeiro para quem sobe, é a Escadaria do Pórtico, a mais antiga. Ela é um pouco diferente das demais, porque é menos íngreme e percorre um trecho de mata. Não é possível avistar a igreja e o restante da escadaria dali, mas é um ótimo lugar para um passeio tranquilo e sem pressa.

Pórtico do Santuário do Bom Jesus do Monte

 Escadaria do Pórtico

Capela do Santuário do Bom Jesus do MonteCapela do Santuário do Bom Jesus do Monte

Quem conhece o Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas, com certeza deve ter se lembrado dele ao ver as fotos do Santuário de Braga. Pois essa semelhança foi mais um dos motivos que me deixaram morrendo de vontade de ir a Braga. E não é coincidência! A inspiração veio mesmo de terras portuguesas! Para compensar a dimensão reduzida, aqui temos os profetas de Aleijadinho para tornar nosso exemplar especial. A disputa é acirrada! Ainda bem que não é preciso escolher!

Para ler tudo o que já foi publicado sobre Portugal no Viaggiando, clique aqui.

9 Comments

  1. E para voltar do Santuário para Braga, qual o autocarro?

  2. Iracema Souza

    Estamos (eu e marido) indo pra Portugal em maio, estou traçando nosso roteiro e claro Braga não podia ficar de fora. Esta sendo super útil seus posts. Quero agradecer muitíssimo pela dedicação e clareza nos relatos, Obrigada.

  3. Estamos de viagem marcada para semana que vem! Vamos nos hospedar em Guimarães e de lá vamos conhecer Braga. Amei o post e as fotos, todas as dicas estão anotadas!!! Agora vou ler o post de Aveiro!

  4. Sílvia Oliveira

    Nossa, que loucura esse lugar! Nem sabia que existia! Acabei de chegar de Portugal, mas no norte do país, só fui ao Porto. Anotadíssimo! Bjs!

  5. Fernanda Scafi

    Oi Camila! Fui pra Portugal mais de 10 anos atrás e estou adorando seus posts para relembrar tudo! Tb achei essa escadaria linda demais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.