Palácio Nacional e Convento de Mafra

Palácio Nacional e Convento de MafraEsse dia foi um daqueles especiais em que a gente tem a sorte de encontrar apenas pessoas gentis pelo caminho. Tudo começou numa manhã extremamente fria, ainda em Sintra, onde fomos os únicos turistas a embarcar no ônibus rumo a Mafra. O ônibus era o típico pinga-pinga, parando em todas as cidades e em qualquer lugar da estrada em que as pessoas acenassem. As cidades, pequeninas, iam e vinham, uma atrás da outra, e o tempo voava enquanto observávamos o vai e vem das pessoas. Nosso destino final naquele dia era Óbidos, mas Mafra estava no caminho, então porque não aproveitar o trajeto? Como carregávamos apenas nossas pequenas mochilas, a bagagem não era um problema. Menos de uma hora depois, desembarcamos em frente ao Palácio Nacional de Mafra, a principal atração da cidade e o motivo que nos levou até lá.

Palácio Nacional e Convento de Mafra

Compramos nossos bilhetes e deixamos nossa bagagem no guarda-volumes com uma senhora extremamente simpática. Ela e todos os outros que lá trabalhavam estavam atarantados, pois um número anormal de excursões de estudantes visitava o palácio naquele dia. Nós encontramos vários grupos de escolas em todos os museus que visitamos em Portugal, mas nada se compara ao que vimos em Mafra! Os funcionários disseram que sempre recebiam muitas escolas, mas não sabiam o que tinha acontecido para irem tantos num dia só! Eles corriam de um lado para o outro tentando organizar o fluxo de pessoas, mas sem perder o bom humor.

Grupos de estudantes no Palácio de MafraGrupos de estudantes no Palácio de Mafra

Como já estávamos lá, não tínhamos outra saída a não ser enfrentar a multidão. E até que conseguimos driblá-la na maioria das vezes, aproveitando as salas enquanto um grupo tinha acabado de passar e o próximo ainda não havia chegado. Com um pouquinho de paciência, acabou dando certo!

Palácio de MafraCorredor da Fachada

O Palácio de Mafra é imenso! O Corredor da Fachada, nessa foto acima, à direita, é um dos maiores corredores palacianos da Europa, com 232 m de uma ponta a outra. Ele liga o Torreão Norte, onde ficavam os aposentos do rei, aos aposentos da rainha, no Torreão Sul. Os palácios do rei e da rainha funcionavam de forma independente, assim como a ala dos príncipes e das princesas.

Sala do Trono Sala do Trono

Torreão Norte - Aposentos do Rei

Palácio de Mafra

Palácio de Mafra

A construção do palácio foi concluída em 1730 e tem uma ligação forte com o Brasil. A princípio, seria construído apenas um convento, mas o ouro começou a brotar em terras brasileiras e D. João V resolveu não poupar despesas na construção de um novo palácio. Então, se você se pergunta para onde foram as pedras preciosas extraídas no ciclo do ouro brasileiro, saiba que uma boa parte dele foi para Mafra! Mas muito desse ouro acabou voltando para cá em forma de tapetes e obras de arte que vieram junto com a família real para o Brasil em 1808.

Sala da Música

Sala de Jogos

Na parte externa do palácio foi criada a Tapada Nacional de Mafra, uma área de lazer toda cercada que a família real e a nobreza da época gostavam de utilizar para a caça. A Sala da Caça é toda decorada em homenagem a esse “esporte”. Ainda hoje a tapada é um espaço em que a caça é permitida, de forma controlada, e onde são desenvolvidas atividades de turismo rural. Confesso que essa parte do palácio não me agradou muito não…

Sala de CaçaSala de Caça

Sala de Caça

Mas, quando se fala no Palácio de Mafra, não tem pra ninguém, é sua Biblioteca quem rouba a cena! Infelizmente, temos apenas uma visão parcial dela, já que não podemos transitar entre suas estantes, mas o que vemos já é suficiente para nos deixar de queixo caído!  O coração de uma apaixonada por livros como eu até bate mais forte em um lugar desses! A biblioteca é enorme! Seu acervo contém cerca de 36.000 volumes! A maioria dos livros são dos séculos XV a XIX.

Biblioteca do Palácio de Mafra

Biblioteca do Palácio de Mafra

Biblioteca do Palácio de MafraBiblioteca do Palácio de Mafra

Biblioteca do Palácio de Mafra

Eu poderia passar horas só olhando para aquelas paredes, mas a biblioteca é também a parte mais disputada do palácio e havia fila para que os grupos entrassem, então não pudemos ficar tanto tempo ali, nem tivemos a chance de aproveitar e fotografar com calma. Mas o pouco que vi já foi suficiente para me deixar embasbacada. Com certeza é uma das bibliotecas mais lindas do mundo!

Biblioteca do Palácio de Mafra

Biblioteca do Palácio de Mafra

Anexo ao palácio, fica o Convento de Mafra, inicialmente planejado para receber apenas 13 frades, mas cujo projeto foi sendo alterado até que se tornasse um imenso edifício que abrigava 300 frades. Dizem que sua construção foi fruto de uma promessa que D. João V fez para que tivesse um herdeiro. A simplicidade do convento fica ainda mais evidente quando contrastada com o luxo do palácio. Apesar de dividirem o mesmo prédio, a diferença é enorme!

Convento de Mafra

Convento de Mafra

Convento de Mafra

Uma da partes do convento que mais me impressionou foi a Enfermaria. Cada enfermo tinha sua dependência privada em meio a uma capela, assim as camas podiam ser deslocadas para que eles assistissem às missas. E um boneco representando um frade na capela ainda torna o clima no ambiente ainda mais real. De longe a gente até pensa que há mesmo uma pessoa ali!

Enfermaria do Convento de MafraEnfermaria do Convento de Mafra

Enfermaria do Convento de Mafra

Enfermaria do Convento de Mafra

Para completar a visita, há ainda a Basílica, que é visível através de uma janela do palácio, de onde a família real podia assistir à missa, mas cuja entrada só é acessível pela parte de fora do prédio. Só é preciso ficar atento ao horário (tá tudo no fim do post!), pois ela fica fechada durante o horário de almoço.

Basílica de MafraBasílica de Mafra

Basílica de Mafra

Basílica de Mafra

Basílica de MafraBasílica de Mafra

Basílica de MafraBasílica de Mafra

Após a visita, corremos para o sol para tentar nos aquecer, mas era quase impossível ficar ao ar livre. Como fez frio naquele dia! Era início de março e o inverno já deveria estar se despedindo, mas o clima já não se liga muito às estações hoje em dia, né?

Palácio Nacional e Convento de Mafra

Palácio Nacional e Convento de MafraPalácio Nacional e Convento de Mafra

Mafra

Após uma curta sessão de fotos na área externa, procuramos um lugar mais quentinho para almoçar. Nossa escolha foi o Restaurante Terraço, um restaurante todo moderninho que fica em frente ao Palácio. O Eduardo foi de bitoque, um prato típico português com bife, arroz, ovo frito, batata frita e salada. Acho que foi o único dia em que ele não comeu bacalhau! E eu fiquei feliz por descobrir uma opção vegetariana no cardápio, coisa rara na maioria dos restaurantes portugueses.

Bitoque - Prato típico portuguêsRatatouille

Para fechar nossa experiência em Mafra, é claro que não poderia faltar a sobremesa! Não poderíamos sair de lá sem experimentar os doces típicos locais, o frade e a freira, mas sobre os doces de Portugal vocês já me ouviram falar bastante. ;-)

Pastelaria ConventoDoces portugueses

Para ler tudo  o que já foi publicado sobre Portugal no Viaggiando, clique aqui.

17 Comments

  1. Está de parabens pelo excelente post sobre o palácio de mafra, as fotos sao 5 estrelas. Li aqui pelos comentarios que o palacio nao se compara com os franceses mas eu explico porque, sao 2 razoes a primeira que muitas riquezas foram levadas para o Brasil e a segunda foi que os mesmos franceses roubaram praticamente todo o recheio do palácio quando Napoleão invadiu Portugal, pelo que hoje sobra muito pouco da riqueza original.

    • Obrigada! Pois é, eu falei mesmo que muita coisa veio com família real para o Brasil em 1808! Ainda assim o Palácio de Mafra rende uma excelente visita! Sem contar a biblioteca, que é maravilhosa!

  2. Carla Portilho

    Ah, e por falar em bibliotecas lindas, olha só que máximo esse link: http://mentalfloss.com/article/51788/62-worlds-most-beautiful-libraries

  3. Carla Portilho

    Eu não tive a chance de ir a Mafra… Preciso voltar!

  4. Muito lindo! Visitei Mafra em 2001 então tem um monte de coisas que já nem lembro direito… hehehe

    • Fernanda, por isso que é bom manter um blog! As lembranças ficam ainda mais vivas na memória. :-)

      • Fernanda Scafi

        Sim, vc relembra as coisas qnd vai escrever o post e depois pra recordar é só reler! Estou adorando escrever no meu blog! Mas em 2001 só usava email mesmo e ICQ!! rs

  5. Visitei o Palacio nesta minha ultima ida a Portugal, no mês passado. Sinceramente? Achei tudo muito simples, sem classe. Coisa de quem esta acostumada aos luxuosos palacios e castelos franceses. Por outro lado, me lembrei em varios momentos dos casarões das fazendas mineiras e me senti em casa! Agora, a parte mais legal é mesmo a enfermaria, juro que senti medo de chegar perto do boneco do frade, achei que era uma pessoa que se viraria quando eu chegasse perto gritando “pegadinha do malandro!”. hahahah! Ah, e se você gostou tanto da biblioteca de Mafra, ia morrer vendo a de Coimbra! Tem que ir da proxima vez, Camila! :)

    Um beijo!

    • Mi, imagino que não dê nem para comparar os castelos franceses aos portugueses, mas para mim a biblioteca de Mafra já vale a viagem até lá! E eu conheci a de Coimbra! Fiquei fascinada pelas duas, mas não sou capaz de dizer de qual gostei mais. A de Coimbra é luxuosa, a de Mafra grandiosa, imponente. Ainda bem que não tenho que escolher! ;-)

      Olha, eu fui andando pé ante pé até aquele boneco! A todo momento eu achava que ele iria se virar! rsrs

      • É verdade, vc foi! Que maluca eu! Te confundi com alguém querido que esteve em portugal mas deixou coimbra pra outra visita. Eu acho a de coimbra imbativelas eh verdade que a de mafra tb eh um espetaculo!!!

  6. Camila, tá lindo o post, as fotos, tudo…adorei! Sobre a construção desse convento Saramago escreveu um livro chamado “Memorial do Convento”, muito bom. Foi após ter lido esse livro que a segunda mulher dele Pilar, quis conhecer o autor e dai em diante passaram a se relacionar.

    • Ana Luiza, eu só soube que “Memorial do Convento” era sobre Mafra depois que voltei de lá. Se eu soubesse antes, com certeza teria lido o livro! Agora vou ter que esperar um pouco para colocá-lo na lista. ;-)

      • Estou nessa situação também Camila, a lista dos livros que estão aguardando sua vez de serem lidos, está ficando enorme. :)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.