Mosteiro de Alcobaça

Mosteiro de Santa Maria de AlcobaçaNosso motivo para passar três noites em Óbidos não foi somente o charme da pequena cidade medieval, mas também sua posição estratégica. Em Portugal já é tudo muito perto, mas Óbidos ficava perfeitamente localizada para alguns passeios que queríamos fazer. Alugamos um carro em Caldas da Rainha, a 10 km de Óbidos, e viajamos por estradas secundárias em busca de algumas preciosidades portuguesas. A primeira delas era o Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, o primeiro exemplar da arquitetura gótica em Portugal. Ainda na entrada da cidade, paramos nas ruínas de um antigo castelo para admirar a vista do mosteiro. Um grupo de estudantes e vários carros encontravam-se na porta e pensei que dividiríamos espaço com a mesma multidão que vimos em Mafra, mas quando chegamos lá embaixo eles já tinham ido embora. Ufa! A partir daí tivemos a atração quase que só para nós!

Alcobaça

O Mosteiro de Alcobaça começou a ser construído em 1178. Ao longo dos séculos seguintes várias reformas e acréscimos foram sendo realizados e o complexo virou uma mistura de estilos arquitetônicos, com predominância do gótico, mas com toques manuelinos e barrocos, como a linda fachada do edifício.

Mosteiro de Alcobaça - Fachada

Mosteiro de Alcobaça - FachadaMosteiro de Alcobaça - Fachada

Mosteiro de Alcobaça - Fachada

Começamos nossa visita pela Igreja, consagrada em 1252. Minha primeira reação foi de espanto. Ela é gigantesca! É a maior igreja gótica de Portugal, com 100 metros de comprimento. Nem é só o tamanho que dá a sensação de grandeza, mas também os altos arcos e o lindo reflexo da luz nas pedras. Comparada com as igrejas barrocas, ela é simples, sem ornamentos, mas de uma beleza ímpar.

Mosteiro de Alcobaça - Igreja

Mosteiro de Alcobaça - IgrejaMosteiro de Alcobaça - Igreja

E é lá que estão os túmulos de D. Pedro e D. Inês, os protagonistas da versão portuguesa de Romeu e Julieta. A história é famosa e bem romanceada, sendo mais ou menos assim: D. Pedro I (que veio bem antes do “nosso” D. Pedro) casou-se com a princesa castelhana D. Constança. Em 1340, ela chegou a Portugal com sua comitiva, incluindo sua dama de companhia, D. Inês de Castro, por quem Pedro ficou apaixonado. Com a morte de D. Constança, Pedro e Inês assumiram seu romance, mas o o rei D. Afonso IV não aceitou essa união e mandou matá-la. Pedro ficou tão louco com a morte de Inês que entrou em uma guerra contra seu pai que duraria mais de um ano. Poucos meses depois de selada a paz, D. Afonso morreu e Pedro tornou-se o novo rei de Portugal. Para honrar sua amada e vingar sua morte, ele mandou matar seus executores e elevou Inês ao posto de rainha, mesmo depois de morta. E ainda mandou construir duas espetaculares arcas tumulares para o Mosteiro de Alcobaça, uma para si e outra para Inês, para que eles ficassem unidos na eternidade. Em seu túmulo, Inês está representada com uma coroa de rainha.

Mosteiro de Alcobaça - Túmulo de Inês

Mosteiro de Alcobaça - Túmulo de Pedro

altMosteiro de Alcobaça - Túmulo de Pedro

Mas nosso passeio estava só começando, ainda havia muito mais. Da igreja, saímos para a Sala dos Reis, que tem sua formação atual desde o Século XVIII. Antes uma capela, ela passou então a abrigar as estátuas dos reis de Portugal até D. José I e painéis de azulejo que contam a história da fundação do Mosteiro de Alcobaça.

Mosteiro de Alcobaça - Sala dos Reis

Mosteiro de Alcobaça - Sala dos ReisMosteiro de Alcobaça - Sala dos Reis

Chegamos então àquela que para mim é a parte mais bonita do Mosteiro de Alcobaça: o Claustro de D. Dinis, que nada mais é do que uma passagem de acesso às demais alas do mosteiro. Ao seu redor estão as dependências do convento e no seu centro um jardim emoldurado pelos arcos do claustro.

Mosteiro de Alcobaça - Claustro de D. DinizMosteiro de Alcobaça - Claustro de D. DinizMosteiro de Alcobaça - Jardim

Mosteiro de Alcobaça - Claustro de D. Diniz

Mosteiro de Alcobaça - Jardim

Mosteiro de Alcobaça - Claustro de D. Diniz

Rodeando o Claustro de D. Dinis a gente vai conhecendo as dependências mais antigas do mosteiro, como a Sala do Capítulo, a Sala dos Monges e o Refeitório, todos em estilo gótico. Em frente à entrada do refeitório fica o lavabo onde os monges faziam suas abluções antes das refeições.

Mosteiro de Alcobaça - Sala dos Monges

Mosteiro de AlcobaçaMosteiro de Alcobaça

Mosteiro de Alcobaça - Refeitório

Mosteiro de Alcobaça - LavaboMosteiro de Alcobaça - Lavabo

O piso superior do claustro, o Sobreclaustro, foi acrescentado à construção posteriormente, no século XVI, e por isso ostenta um estilo arquitetônico diferente, com traços manuelinos. Lá ficavam os dormitórios, mas a maior atração quando se sobe as escadas talvez seja a vista do jardim e da lateral da igreja que se tem lá de cima.

Mosteiro de AlcobaçaMosteiro de Alcobaça

Mosteiro de Alcobaça

Mosteiro de Alcobaça

Antes de ir embora de Alcobaça, não perca a chance de experimentar os doces típicos da cidade! Em frente ao Mosteiro fica a Pastelaria Alcôa. Ela serve alguns dos melhores doces que comemos em Portugal. E olha que em Doces de Portugal eu até que tenho alguma experiência. ;-)

Pastelaria Alcôa - AlcobaçaPastelaria Alcôa - Alcobaça

MOSTEIRO DE ALCOBAÇA: INFORMAÇÕES PRÁTICAS

Site oficial: www.mosteiroalcobaca.pt

Horário de Funcionamento:

  • De outubro a março: das 9h às 17h (entrada até as 16h30)
  • De abril a setembro: das 9h às 19h (entrada até as 18h30)
  • Fechado nos dias 1º de Janeiro, Domingo de Páscoa, 1º de Maio e 25 de Dezembro

Entrada: 6 € para adultos. Gratuita aos domingos e feriados até as 14h. Veja outros descontos aqui.

Fotografia: Permitida.

Tempo de Visita: No mínimo uma hora.

Para ler tudo o que já foi publicado sobre Portugal no Viaggiando, clique aqui.

4 Comments

  1. Gostaria de saber qual a relação do mosteiro de Alcobaça com os frades ( são francisco de assis )

  2. Oscar | MauOscar Blog Viagem

    Fotos estão lindas!! Preciso conhecer a terra dos antepassados da minha avó materna

    • Acho que vocês terão que morar um tempo na Europa para viajarem por lá. Duvido que terão coragem de passar as férias longe do região paradisíaca em que vivem agora. ;-)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.