Jardim do Palácio de Cristal: uma das melhores vistas de Porto

Jardim do Palácio de CristalUma coisa que gosto de fazer quando viajo é encontrar um parque ou praça pra ficar só passando tempo. Adoro sentar em um banco e não fazer nada além de observar o vai e vem das pessoas. Se está frio, o bom é se esquentar sob o sol. Quando faz calor, uma sombra fresquinha sempre cai bem. E nesses lugares costuma haver uma mistura de turistas e moradores que deixa o passeio ainda mais interessante. Sempre há alguém fazendo exercícios, velhinhos passeando, jovens namorando, crianças brincando… Uma delícia! Em Porto, meu lugar preferido para isso foi o Jardim do Palácio de Cristal, um parque à beira do Rio Douro que é uma graça.

Jardim do Palácio de Cristal

Ele recebeu esse nome por causa do Palácio de Cristal que lá existiu desde a criação do parque, em 1865, até 1951, quando foi então demolido. O palácio se foi, mas o nome foi mantido. Em seu lugar foi construído o Pavilhão Rosa Mota, onde são realizados eventos esportivos e exposições. Quando estivemos lá, estava havendo uma feira da universidade e o parque estava cheio de estudantes.

Jardim do Palácio de Cristal - Pavilhão Rosa Mota

No complexo ficam também o Museu Romântico, o Solar do Vinho do Porto e a Biblioteca Municipal Almeida Garrett. Nós tentamos visitar o Museu Romântico, que seria gratuito aos domingos, mas às 16h30 ele já estava fechado, apesar de as informações que encontramos dizerem que é possível entrar até as 17h… Ficamos então só passeando pelos jardins mesmo.

Jardim do Palácio de Cristal

Jardim do Palácio de Cristal

Provavelmente não perdemos muita coisa, pois a melhor parte do Jardim do Palácio de Cristal é a vista que se tem dele. Com o Rio Douro logo ao lado, não poderia ser diferente! Quem vai querer se esconder entre quatro paredes quando do lado de fora se tem paisagens lindas como estas? ;-) Vista do Jardim do Palácio de CristalVista do Jardim do Palácio de Cristal

Vista do Jardim do Palácio de Cristal

Vista do Jardim do Palácio de Cristal

O Jardim do Palácio de Cristal fica na Rua Dom Manuel II, na freguesia de Massarelos. De abril a setembro ele fica aberto das 8h às 21h e de outubro a março das 8h às 19h. A entrada é gratuita.

Para ler tudo o que já foi publicado sobre Portugal no Viaggiando, clique aqui.

9 Comments

  1. Tiago dos Reis

    Linda a paisagem. Mas tenho certeza que Maria teria gostado mesmo é desse pavão aí da foto! ahahahah
    Tô no maior dilema se incluo ou não Porto. Tô achando melhor esticar mais em Lisboa para os bate-volta. :(

    • Ih, dúvida difícil…. Gostei tanto de Lisboa quanto de Porto. São cidades diferentes, cada uma com suas qualidades. E Porto também tem muita coisa legal nos arredores. Braga, por exemplo, foi um dos meus lugares preferidos. Mas isso é tão subjetivo, né? Eu deixaria é Paris de lado para curtir Portugal direito. rsrs

      • Tiago dos Reis

        Pois é, menina. Maldita hora que eu resolvi combinar esses dois destinos, viu? A verdade é que tem tanta coisa pra fazer nos 2 que tá difícil escolher. Paris tem um mundo de atrações pra Maria. Eu fico só imaginando ela nos lugares. E por outro lado, tenho a leve impressão que Portugal vai nos surpreender e exigir uma nova viagem só para explorá-lo melhor.

        • Desconfio mesmo que terão que voltar a Portugal! Mas eu não sirvo de referência, pois minha paixão pelo país é assumida! :-)

          • Me metendo: concordo com a Camila com relação a deixar Paris de lado. Nada contra a cidade luz, mas ó, Porto e arredores merecem um belo tempo, e na época que vocês virão, o clima vai estar delicioso por lá!

  2. To me achando com a retomada da série sobre Portugal! E pode ter certeza que irei ao parque pra minha corridinha :)

    • Eu estava precisando de um empurrãozinho para terminar de postar sobre Portugal. Porto tá quase! O último post tá demorando porque vai ser mais completo. Aguarde que até o fim da semana eu termino! :-)

  3. Este jardim é de facto maravilhoso!! Possivelmente o mais bonito que vi no Porto, e a sua vista sobre o Douro é MARAVILHOSA!
    Uma visita que não parece obrigatória, mas que é!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.