198 Livros: Austrália – Cloudstreet

198 Livros - Austrália Cloudstreet, do escritor Tim Winton, é mais um livro grandioso, em vários sentidos. Para começar, ele tem mais de 400 páginas. O romance acompanha duas famílias do interior da Austrália, os Pickles e os Lambs, que por obra do destino acabam dividindo uma casa marcada pelas lembranças do passado numa imaginária rua chamada Cloudstreet, em Perth. A história abrange um período de 20 anos, entre as décadas de 40 e 60, além de algumas referências a fatos ainda mais distantes. Eles viram a guerra passar, tiveram medo do comunismo invadir suas vidas e sentiram no dia a dia as transformações de seu país, mas de certa forma o livro é atemporal. O contexto é bem doméstico e o foco está mais nas relações interpessoais e no crescimento individual. Cloudstreet - Tim Winton

Enquanto os Lambs são empreendedores e esforçados, os Pickles são preguiçosos e irresponsáveis. Sam Pickles, o pai, é viciado em jogos. Dolly, a mãe, é alcoólatra. A exceção é Rose Pickles, a garota que tem que crescer na marra ao lado de uma mãe negligente e de um pai que ela ama, mas ao mesmo tempo despreza, e de dois irmãos inexpressivos que mal são mencionados no livro. Do lado de lá  da casa está a incansável Oriel Lamb e o marido, Lester, além de um punhado de filhos, dentre eles Fish e Quick. Sam havia perdido os dedos em um acidente de trabalho. Fish se afogou e voltou à vida por milagre, de acordo com Oriel, mas não por inteiro. As duas famílias chegam a Perth marcadas por tragédias, mas suas formas de seguir com a vida são totalmente distintas.

Tenho certeza de que não consegui perceber todos os detalhes do livro, por dois motivos: pela falta de percepção mesmo, principalmente, mas também pela dificuldade de entender a linguagem. Quando acho que já estou ficando boa no inglês, me vem um livro como Cloudstreet para me mostrar que eu não sei é nada! Queria que alguém realmente fluente me falasse se estou certa, mas a impressão que tive é que o livro é cheio de regionalismos, com palavras que só existem no inglês australiano e com muitas outras escritas do jeito que se fala. Só sei que muitas vezes nem o dicionário me salvou!

Cloudstreet é cheio de simbolismos que eu terei que deixar para discutir nos comentários com quem já leu o livro, sob pena de contar mais do que devo aqui. A história caminha para uma espécie de redenção, para uma reconciliação com o passado. Sei que precisei reler a última cena do livro algumas vezes e ainda assim não soube como interpretá-la ao certo. Fico com o final mais plausível ou com aquele que quero que seja o verdadeiro? Sem dúvidas é um livro instigante, que à primeira vista não revela o quanto é complexo, e que um dia eu com certeza irei reler.

Cloudstreet foi publicado originalmente em inglês, em 1991, pela McPhee Gribble.

Mais livros de autores australianos:

  • The Night Guest, Fiona McFarlane
  • Uma Fração do Todo, Steve Toltz
  • Barley Patch, Gerald Murnane

Saiba mais sobre o Projeto 198 Livros.

 

7 Comments

  1. Adriana Moreira

    Esse livro já tem tradução para o português e se chama Fôlego. Eu pesquisei agora no skoob e acho que pelo enredo é isso mesmo! Anotado!

  2. Lucimara Busch

    Esse será o meu livro número 198 rsrs

  3. Lu Malheiros

    Camila, gostei bastante do livro e, como você, sofri para ler!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.