Meus cantinhos preferidos em Lisboa

LisboaGuardei para o final um dos lugares de que mais gostei em Lisboa. Não é nenhum cantinho escondido que poucos conhecem, pelo contrário, pois acho que todo turista na cidade passa por lá. Talvez não seja também o lugar mais bonito, nem mesmo o mais interessante, mas sabe quando a gente gosta e pronto? Estivemos lá já nas nossas primeiras horas em Portugal, até porque ele ficava ao lado do nosso hotel. E já que era pertinho, voltamos algumas vezes, em diferentes horários. Talvez essa familiaridade é que tenha colocado o Jardim de São Pedro de Alcântara dentre as minhas lembranças preferidas de Lisboa.

Jardim de São Pedro de Alcântara

A forma de chegar ao Jardim já era emblemática. Aguardávamos uns minutinhos na Praça dos Restauradores e embarcávamos com mais um monte de turistas no Elevador da Glória. A viagem era curta, coisa de poucos minutos, mas poupava nossas pernas e adicionava um bocado de graça ao nosso passeio.

Elevador da Glória

Elevador da GlóriaElevador da Glória

Elevador da Glória

Chegando lá em cima, começava o espetáculo! O Miradouro de São Pedro de Alcântara é mais um mirante que nos brinda com uma vista e tanto de Lisboa. Já até perdi a conta de quantas vezes falei isso aqui no blog, mas a verdade é que não faltam lugares para se observar a cidade do alto. Cada um tem seu ângulo diferente e só nos resta escolher a paisagem que mais nos agrada. E a minha é esta que inclui o Castelo de São Jorge, a Catedral da Sé e o Rio Tejo ao longe. Me digam se não escolhi bem!

Miradouro de São Pedro de Alcântara

Miradouro de São Pedro de Alcântara

Castelo de São Jorge visto do Miradouro de São Pedro de Alcântara

Catedral da Sé vista do Miradouro de São Pedro de Alcântara

Vista do Miradouro de São Pedro de Alcântara

Na volta deixávamos a preguiça de lado, afinal, para baixo todo santo ajuda! E assim descíamos a Calçada da Glória reparando em cada um de seus detalhes. Enquanto isso o elevador passava ao nosso lado levando mais gente para se apaixonar pelo miradouro.

Calçada da Glória

Calçada da GlóriaCalçada da Glória

Calçada da Glória

À noite estávamos lá batendo ponto de novo para tentar descobrir a que hora Lisboa fica mais bonita. Eu quase sempre prefiro a luz do dia, mas a noite com certeza também tem seus encantos.

Jardim de São Pedro de Alcântara

Lisboa à noite

E era só andar mais um pouquinho pelo Bairro Alto que chegávamos ao Largo do Carmo, outro cantinho que eu adorei. A combinação de praça agradável e monumento histórico para mim é certeira. E nada disso falta ao Largo do Carmo, pois, além da pracinha convidativa, é lá que está Convento do Carmo, um dos principais símbolos da história de Lisboa.

Largo do Carmo

Largo do CarmoConvento do Carmo

E se não havia pressa, por que não descer pelo Elevador de Santa Justa e aproveitar para passear um pouco pela movimentada Rua Augusta? Depois era só caminhar até a Praça Dom Pedro IV, a Praça do Rossio, e de lá até a Praça dos Restauradores, onde já nos sentíamos praticamente em casa.

Elevador de Santa Justa

Praça Dom Pedro IV ou Praça do Rossio

Ao final ficava um gostinho de quero mais, assim como fica a vontade de refazer esses passos agora me despeço dos posts de Lisboa. Mas algo me diz que essa despedida é passageira, pois uma coisa que eu trouxe dessa viagem por Portugal é a vontade de voltar!

Para ler tudo o que já foi publicado sobre Portugal no Viaggiando, clique aqui.

15 Comments

  1. Sobre o Porto … vou seguir o seu ´Roteiro de 1 dia´ – comparado com os ônibus turísticos é mais interessante. Obrigadinhaaaaaa.

  2. Parabéns. Este é um dos melhores – se não o melhor – site de viagens que eu já consultei. Estar aqui é outra viagem!!!!!!

  3. anibal alves

    Gostei muito de saber que gostou muito da viagem a Portugal.

    Faltou ir em Lisboa ao Parque das Nações onde eu vivo com minha esposa à pastelaria Versailhes na avenida da republica conhecida pelo seu ambiente decor.

    Faltou conhecer o Algarve e a Costa Vicentina.

    Faltou ir à serra da Estrela a Sesimbra e a Cascais.

    Faltou ir aViana do Castelo ao Monte de Santa Luzia e às suas pastelarias Natário comer as bolas de berlim e à Brasileira comer os sidónios.

    Volte a Portugal.

    Somos um País pobre e pequeno mas dos mais belos do mundo.

    E temos a vantagem da lingua.

    Quando voltar ofereço-lhe um roteiro ainda melhor do que realizou.

    Obrigado por ter dito bem de Portugal.

    • Anibal, faltou tanta coisa! Mas eu gostaria de voltar a Portugal mesmo se tivesse visto tudo, pois rever os lugares de que tanto gostei já seria especial.

      Obrigada pelas gentis palavras! Na próxima vez vou querer suas dicas sobre as deliciosas pastelarias. :-)

      • anibal alves

        Claro Camila Navarro.
        Informo-a que corto o cabelo numa barbearia que è gerida por um brasileiro de Minas Gerais.
        È do galo – Atlético Mineiro.
        Disponha quando quizer.
        Cumprimentos.
        Aníbal Alves

        No dia 8 de Outubro de 2014 às 20:39, Disqus escreveu:

  4. Camila, Já foi ao Miradouro de Nossa Senhora do Monte? (http://umolharviajante.blogspot.pt/search?q=Miradouro+da+Senhora+do+Monte)

    Senão foi, vá!! Tenho a certeza que vai adorar! Acredite em mim!! :D

  5. Tiago dos Reis

    Que legal! Acabo de descobrir que o seu cantinho favorito em Lisboa fica “do lado” do meu hotel. Rá! Certeza que eu também vou gostar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.