As cachoeiras de Kuang Si, no Laos

67 Flares 67 Flares ×

As cachoeiras de Kuang SiHoje o post terá um formato um pouco diferente. Será uma espécie de post fotográfico, pelo menos o início dele. Apesar de eu gostar muito de escrever, é preciso reconhecer que às vezes minhas palavras podem ser desnecessárias. Quando as fotos de um lugar falam por si só, pra que ficar enrolando com aquele papo de a cor da água varia de verde sei lá o que a azul não sei o que lá? ou reparem no contraste das cores da água e da vegetação? Irei poupá-los. Vamos direto ao que interessa! Com vocês, um dos lugares mais lindos que eu conheci durante a viagem pelo Sudeste Asiático: as cachoeiras de Kuang Si!

Kuang Si Falls

Kuang Si Falls

Kuang Si Falls

Kuang Si Falls

Kuang Si Falls

Kuang Si FallsKuang Si Falls

Kuang Si Falls

Kuang Si Falls

Kuang Si Falls

Kuang Si Falls

Kuang Si Falls

Kuang Si Falls

Kuang Si Falls

Kuang Si Falls

Kuang Si Falls

Kuang Si Falls

Kuang Si Falls

Kuang Si FallsKuang Si Falls

Kuang Si Falls

Agora que vocês já viram o quanto esse lugar é lindo, podemos falar de informações práticas. Comecemos do começo! As cachoeiras de Kuang Si ficam a quase 30 km de Luang Prabang, no norte do Laos. Há várias formas de chegar até lá: carro, van, tuk-tuk, barco, moto, bicicleta. Tem opções para todos os gostos! Encontrei esse post, em inglês, que explica todos esses meios, apontando os prós e contras de cada um. Nós acabamos escolhendo por acaso. Estávamos andando por Luang Prabang numa manhã quando um rapaz nos abordou oferecendo o passeio de tuk-tuk. A gente costuma fugir desse tipo de abordagem, mas ele nos convenceu. A maior vantagem foi poder fazer o passeio pela manhã, quando as cachoeiras estão mais vazias. Os passeios em tuk-tuks compartilhados e em vans costumam sair logo após o almoço, então antes disso é mais tranquilo. O ideal mesmo é ir antes das 11h da manhã. Depois de negociarmos um pouco com o rapaz, conseguimos um preço razoável: 180.000 kip (cerca de 60 reais). Se puder combinar com mais pessoas o passeio sai mais barato, pois o preço nesse caso é pelo carro. Os tuk-tuks do Laos são maiores, como os da foto aqui embaixo.

Tuk-tuk no Laos

A viagem até Kuang Si de tuk-tuk dura cerca de 40 minutos. A ida foi tranquila, mas na volta tivemos um ônibus o tempo todo na nossa frente e a poeira e a poluição foram demais! Ficamos uns lixos! O legal foi ficar acompanhando a vida rural no Laos, ver as crianças voltando da escola de bicicleta, mas a verdade é que conforto e segurança não são pontos fortes do tuk-tuk, né? Vimos alguns turistas com motos e até alguns corajosos de bicicleta enfrentando o sobe e desce dos morros. Como eu disse, tem transporte de todo tipo!

No caminho para Kuang Si

altNo caminho para Kuang Si

No caminho para Kuang Si

No caminho para Kuang Si

A entrada para Kuang Si custava, em dezembro de 2013, 20.000 kip por pessoa (cerca de 6 reais). Antes de chegar às cachoeiras a gente passa pelo Tat Kuang Si Rescue Centre, um centro de resgate de ursos que eram mantidos em cativeiro, explorados ilegalmente. O projeto não recebe nenhuma verba da entrada do parque e as pessoas podem ajudá-lo através de doações ou comprando na lojinha deles. Você pode conhecer melhor o projeto pelo site e através dessa reportagem super legal no site Travel Fish.

Tat Kuang Si Rescue Centre

Tat Kuang Si Rescue Centre

Tat Kuang Si Rescue Centre

Depois de passar pelos ursos, a gente continua andando pela trilha para chegar às cachoeiras. A trilha é super tranquila, bem demarcada e com passarelas e pontes onde são necessárias. A gente vai subindo ao lado do curso do rio, mas o terreno não é muito íngreme, pois a maioria das quedas d’água são pequenas. No final da trilha a gente chega à maior cachoeira, aquela grande que vocês viram no final da primeira sequência de fotos. Na verdade a trilha não acaba ali, é possível continuar subindo para ver a grande cachoeira de cima, mas é um percurso um pouquinho mais complicado e nós não tínhamos muito tempo, então deixamos pra lá.

Trilha no Parque de Kuang Si

É proibido nadar em quase todas as cachoeiras de Kuang Si, mas há uma área apropriada para banho em uma das piscinas naturais, devidamente sinalizada. Já ouvi dizer que mulheres de biquíni podem atrair atenção indesejada, mas as que vi lá estavam de biquíni e só havia turistas ocidentais, então não vi nada demais. Acho que o estranhamento pode acontecer quando há visitantes das redondezas por ali. Nós não entramos na água, mas vimos que era bem gelada!

Área para banho em Kuang Si

Área para banho em Kuang Si

Tínhamos combinado com nosso motorista de tuk-tuk que ficaríamos em Kuang Si uma hora e meia e o tempo foi suficiente para irmos até a queda maior, tirar muitas fotos e sentar para ficar observando a paisagem por um tempinho. Se você quiser nadar, é melhor negociar um tempo maior.

A estrutura do Parque de Kuang Si é muito boa. Há banheiros, trocadores, espaço com mesas para piqueniques e um restaurante lá dentro, além de várias barracas de comida na entrada do parque. Ele fica aberto das 8h às 17h30. No início do ano foi inaugurado o Kuang Si Butterfly Park. Como estive lá no ano passado, não cheguei a conhecer. Descobri o parque mais uma vez através do Travel Fish. A entrada é paga separadamente.

Para ler todos os posts sobre o Laos no Viaggiando, clique aqui.

67 Flares Twitter 2 Facebook 56 Google+ 9 67 Flares ×

Continue Viaggiando:

4 Comments

  1. Nossa, Camila! E eu achando que as cachoeiras que vi em Kanchanaburi eram bonitas. Que coisa linda! Nao sabia que o Laos tinha esse tipo de beleza natural, achei que sua grande atracao fosse a cultura e o povo.

  2. É interessante porque não importa a postagem que eu leia no seu blog, mesmo quando referente a assuntos que, em princípio, não são do meu interesse, acabam cativando a minha atenção.

    Dos blogs que eu sigo, o seu e o do Tiago Caramuru são de longe os melhores redigidos. Em alguns momentos, sinto que existe um valor literário agregado à crônica escrita por você, de tão minuciosamente que foi redigida.

    Dá vontade de abrir um espaço especial no meu blog com um link para cá.

    Há blogs mais populares, mas poucos com esse grau de qualidade!

    Ne l’arrête pas!

    André
    http://viagenzinhahein.wordpress.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *