De Phnom Penh a Siem Reap de ônibus

Phnom Penh a Siem Reap de ônibusEnquanto eu planejava minha viagem para o Sudeste Asiático, recebi dicas de todos os tipos e às vezes uma desmentia a outra. Dicas geralmente são assim, né? Algumas pessoas me diziam que Phnom Penh não valia a pena, por exemplo, mas segui minha intuição e não me arrependi nem um pouco de ir até lá. Decididos os meus dois destinos no Camboja – Phnom Penh e Siem Reap – faltava fechar o roteiro ligando as duas cidades. Mais uma vez as informações eram desencontradas. Enquanto uns diziam que a viagem de ônibus era tranquila, outros afirmavam que era insuportável. Sites como o Travel Fish diziam que nos últimos anos as estradas cambojanas melhoraram bastante e indicavam as melhores empresas de ônibus para o trajeto. Seriam cerca de 300 km, nada impossível. Para uma distância como essa eu achei que não valeria a pena pegar um avião.

Camboja

Uma das empresas de ônibus indicadas era a Mekong Express. O site da companhia me passou confiança, pois trazia todas as informações de que eu precisava: distância entre as cidades, horários dos ônibus, preços e duração das viagens. Além disso, havia a informação de que alguns mimos estavam incluídos e de que os ônibus teriam internet. Se fosse muito ruim, seria uma baita enganação! Preferi arriscar. Reservamos as passagens através do nosso hotel quando estávamos lá e o bom é que pudemos pagar junto com a hospedagem, sem nenhum acréscimo no preço. E aí soubemos que para algumas regiões da cidade o transfer até a rodoviária já estava incluído no bilhete. Mais fácil impossível!

Monges na Camboja

No dia marcado ficamos a postos na recepção do hotel esperando nosso transfer. O horário previsto era 8h e quando começou a atrasar nós ficamos preocupados. Pedimos para o pessoal do hotel confirmar nossas passagens e eles ligaram na empresa e verificaram que estava tudo certo, era só um atraso mesmo. É que a van sai pegando as pessoas nos hotéis, então nunca se sabe o horário certinho em que ela passa. No fim das contas o ônibus saiu do terminal um pouco atrasado, às 8h45, em vez de 8h30.

Camboja

Quase todos os passageiros eram turistas. O ônibus não era novo, mas até que era confortável. A decoração era de um gosto meio duvidoso, mas, bom, era típica. Logo no início nos serviram garrafas de água, um pacote de bolachas e um lencinho para limpar as mãos. Até aí a propaganda do site era mais ou menos verdadeira. Realmente havia internet no ônibus, mas ela só funcionou enquanto ainda estávamos em Phnom Penn. Mas wi-fi de ônibus muitas vezes só funciona quando estamos dentro ou próximos de alguma cidade, não é um problema exclusivo do Camboja, então eu relevo. A TV ficou o tempo todo ligada, mas em volume suportável, mesmo quando passava clipes de músicas cambojanas em formato para karaokê. Já ouvi relatos de viagens desastrosas no Sudeste Asiático por causa dessas músicas, mas no nosso ônibus não houve exageros. Ufa!

Ônibus de Phnom Penh a Siem Reap

Fizemos uma única parada em Kampong Thom, mas o restaurante em que paramos não era nem um pouco, digamos, confiável. Não tivemos coragem de almoçar (quase ninguém teve), então só compramos um saquinho de batatas e um refrigerante. Não havia muitas opções de lanches industrializados, então é recomendável levar uns lanchinhos na bagagem. E álcool gel, claro!

Camboja

Na época, a informação que constava no site da Mekong Express era de que a viagem durava 6 horas. Hoje já consta que dura entre 6 e 7 horas, o que é uma previsão mais próxima da realidade. A nossa durou umas 7: saímos de Phnom Penh às 8h45 e chegamos a Siem Reap por volta das 16h. A estrada não era impecável e em alguns pontos estava esburacada, mas no geral a viagem foi tranquila. Ah! Eu já estava me esquecendo de mencionar um ponto super importante: o ônibus tinha ar-condicionado, claro! Sem ele a viagem teria sido insuportável!

Camboja

Em Siem Reap o ônibus para em um terminal um pouco distante da cidade. Lá há um monte de tuk-tuks esperando para levar os turistas aos seus hotéis. O preço não é fixo, você tem que negociar. E é claro que o preço varia de acordo com a cara do cliente e com o hotel em que ele se hospedará. Nós pagamos 3 dólares pela corrida em novembro do ano passado, mas acho que era possível conseguir por menos. Nós é que não temos muita paciência para a arte da pechincha, tão útil na Ásia.

Camboja

Agora vocês devem estar querendo saber o veredicto, né? Afinal, vale a pena viajar de ônibus entre Phnom Penh e Siem Reap? Minha opinião é de que é uma viagem sem grandes contratempos. Não foi a melhor que já fiz, mas passa longe  de ser a pior. Esse título eu deixo para a viagem de Puno a Cuzco, no Peru. Se bem que os últimos trajetos na Albânia também estão no páreo… Sei que o ônibus do Camboja nem se compara a qualquer uma dessas experiências ou mesmo às viagens que faço para visitar meus pais no interior de Goiás! Se você não é uma pessoa muito fresca, pode encarar sem medo.

Camboja

As 7 horas de viagem de Phnom Penh a Siem Reap significam perder praticamente o dia todo no deslocamento. Você chegará a Siem Reap e provavelmente só dará umas voltinhas pela cidade, curtirá o hotel e sairá para jantar. Nada de templos nesse dia! Pegando um voo no inicinho do dia você pode otimizar seu tempo, mas a viagem por terra para mim tem duas grandes vantagens: o preço (hoje a passagem custa 13 dólares) e a possibilidade de conhecer um pouco mais do país, mesmo que seja à distância, pela janela do ônibus.

Camboja

Com um livro em mãos para passar o tempo, a gente nem fica muito entediado. Basta olhar para fora para ter outras distrações. Fui observando a paisagem pelo caminho, os campos de arroz alagados, os templos budistas que apareciam quando eu menos esperava, os vilarejos sobre as águas, os mercados nas cidades, as pessoas andando de bicicleta… O Camboja real. Mesmo que todas as fotos tiradas nesse dia tenham trazido o reflexo da janela, a experiência valeu a pena.

Camboja

Para ler todos os posts sobre o Camboja no Viaggiando, clique aqui.

2 Comments

  1. Juliana Dassoler Figueredo

    Bom dia, Camila!

    Sua comparação com a viagem Puno-Cusco foi ótima! Achei a ida tranquila, mas a volta….terrivel!
    Se essa é melhor, ja fiquei mais tranquila!

    Obrigada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.