Monte Phousi: para assistir ao pôr do sol em Luang Prabang

Pôr do sol em Luang PrabangQuase toda cidade turística tem aquele lugar que todo mundo diz que é o ideal para se assistir ao pôr do sol. Geralmente é para lá que a maioria das pessoas vai no final do dia e quem planeja garantir uma visão digna de camarote precisa chegar cedo. Em Luang Prabang esse lugar é o Monte Phousi, o ponto mais alto da cidade. Certa dose de disposição é necessária para subir os cerca de 150 metros do morro, pois esses passeios nunca podem ser totalmente fáceis, né? A regra diz que nós temos que chegar lá em cima exaustos para depois, quando a mágica acontecer, acreditar que o esforço valeu a pena.

Mas eu estou exagerando, a subida ao Monte Phousi nem é tão difícil assim. A escadaria não é muito íngreme e é só subir com calma, parando quando o cansaço bater, para chegar ao topo tranquilamente. Li em algum lugar que são 328 degraus, mas eu não contei para poder confirmar. =)

Escadaria do Monte Phousi

Lá de cima a vista impressiona em qualquer horário. A gente consegue enxergar Luang Prabang de diferentes ângulos, a paisagem montanhosa que a circunda e os rios Nam Khan e Mekong, que ali se encontram. A cidade é tão pequenina que dá para identificar os templos, as pontes e até mesmo as casas pelas quais a gente passa quando anda lá embaixo.

Vista do Monte Phousi

Vista do Monte Phousi

Vista do Monte Phousi

Vista do Monte Phousi

No Monte Phousi - Luang Prabang

Nós pensamos que tínhamos dado azar, pois nos nossos dias em Luang Prabang o céu esteve sempre nublado. Provavelmente nem haveria pôr do sol. Mas já estávamos no topo do Monte Phousi, então preferimos esperar. Ao nosso redor as pessoas iam se aglomerando, todos esperando o grande momento que a gente nem sabia se iria acontecer.

Pôr do sol em Luang Prabang

E não é que fomos surpreendidos? Mesmo com tantas nuvens no céu, o encontro do sol com as montanhas foi um verdadeiro espetáculo. A gente tirava um monte de fotos pensando que era preciso aproveitar pois logo a beleza passaria, mas aí o céu conseguia ficar ainda mais lindo no momento seguinte e assim por diante. Foi um pôr do sol que ficou marcado na minha memória!

Pôr do sol em Luang Prabang

Pôr do sol em Luang Prabang

Pôr do sol em Luang Prabang

Pôr do sol em Luang Prabang

Pôr do sol em Luang Prabang

No topo do monte fica o Wat Chomsi, um templo construído originalmente em 1804. A vista lá de cima era tão bonita que a gente nem se lembrou de fotografar o templo… Há uma taxa de acesso ao Monte Phousi. Em dezembro de 2013 a entrada custava 20.000 kip por pessoa (cerca de 6 reais).

Para ler todos os posts sobre o Laos no Viaggiando, clique aqui.

2 Comments

  1. Bom dia Camila,

    Sabe me dizer qual o horário do por do sol agora em Janeiro, por favor?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.