Istambul com um pulinho na Ásia

IstambulEm nosso segundo dia em Istambul São Pedro foi bem mais generoso. Para  nossa surpresa, não havia nada das nuvens pesadas que tinham pairado sobre nossas cabeças no dia anterior. Friozinho gostoso para bater perna, calor sob o sol e céu azul: o clima que eu chamo de perfeito, principalmente durante as viagens. Pena que demoramos a descobrir o tempo lindo que nos aguardava, pois começamos o dia preguiçosamente. Não acordamos muito cedo e saímos do hotel já por volta de meio-dia. Nossa primeira parada, após uma pequena caminhada, era a Mesquita Süleymaniye. Por fora a gente já percebeu que ela era especial. Enorme, imponente e cheia de detalhes delicados.

Mesquita Süleymaniye

Mesquita SüleymaniyeMesquita SüleymaniyeMesquita Süleymaniye

Mesquita Süleymaniye

Mesquita Süleymaniye

Mesquita Süleymaniye

Por dentro a Mesquita Süleymaniye não é tão grandiosa ou rica em detalhes como a Mesquita Azul, mas também é belíssima. Não sei se era porque o dia estava mais ensolarado ou se por causa das paredes brancas, mas ela parecia receber mais iluminação natural e tinha um ambiente bem mais claro que as outras mesquitas que visitamos.

Mesquita Süleymaniye

Mesquita Süleymaniye

Mesquita SüleymaniyeMesquita Süleymaniye

Mesquita Süleymaniye

O complexo da mesquita é que deve ser bem maior. A área é murada, mas nem por isso ela parece confinada. Ao redor da mesquita há um enorme jardim que naquela época ainda ostentava lindas cores de outono. Minha vontade era estender um grande lenço na grama e ficar por ali.

Jardim da Mesquita SüleymaniyeJardim da Mesquita SüleymaniyeJardim da Mesquita Süleymaniye

Jardim da Mesquita Süleymaniye

Pertinho da Mesquita Süleymaniye nos deparamos com uma espécie de mirante onde havia esta série de cúpulas recentemente restauradas que não conseguimos descobrir o que eram. Uma parte ainda estava em obras. Só sei que a vista que tínhamos do Estreito de Bósforo a partir dali era sensacional!

Estreito de Bósforo

Estreito de Bósforo

De lá seguimos rumo à Ponte de Gálata. No caminho, para todos os lados que olhávamos víamos uma, ou melhor, várias mesquitas. Até tentamos entrar na Mesquita de Rüstem Paşa, esta da primeira foto aqui embaixo, mas rodamos, rodamos e quem disse que encontramos a entrada? Ao seu lado havia um mercado de rua bem popular que naquele domingo estava super lotado, então acabamos nos perdendo naquele emaranhado de gente.

Mesquita de Rüstem Paşa

Mesquita Nova

Naquela manhã tinha acontecido a Maratona de Istambul e a Ponte de Gálata estava fechada para o trânsito de carros, mas os pedestres faziam  a festa. A ponte e arredores estavam lotados. Fiquei impressionada com a quantidade de gente na rua aproveitando o domingo. Ficamos com preguiça de ir até a Torre de Gálata, então só atravessamos a ponte e voltamos. Ponte de Gálata

Pescadores na Ponte de Gálata

Já que estávamos por ali, resolvemos conhecer o lado asiático de Istambul. Apesar de estarmos prestes a embarcar para o Sudeste Asiático, não dava para ignorar o apelo de uma cidade dividida em dois continentes.  Pegamos um barco de linha no porto de Eminönü, próximo à Ponte de Gálata, para Üsküdar, um distrito de Istambul. Pagamos 3 liras turcas cada um pelo trecho. Éramos os únicos turistas no barco, mas não ficamos constrangidos e sacamos a câmera da mochila para aproveitar o melhor do passeio: a vista. E que vista!

No barco para Üsküdar

No barco para Üsküdar

No barco para Üsküdar

No barco para Üsküdar

No barco para Üsküdar

Desembarcamos em Üsküdar sem nenhuma referência, sem nem saber pra que lado ir. O bom é que ali também as ruas estavam lotadas, então fomos seguindo o fluxo. Pensamos em almoçar por lá, mas não encontrei nenhuma refeição vegetariana. No mercado o produto principal era o peixe e por todo lado vendiam uma espécie de sanduíche de peixe. A região não era nada turística, então não havia cardápios em inglês para eu descobrir facilmente se havia alguma opção vegetariana. Cheguei a tentar perguntar em alguns lugares do jeito que dava, pois quase ninguém falava inglês, mas não encontrei nada mesmo. O jeito foi enganar a fome com umas baclavas.

Üsküdar, no lado asiático de Istambul

Üsküdar, no lado asiático de Istambul

Üsküdar, no lado asiático de Istambul

No barco de volta para o lado europeu a paisagem estava ainda mais bonita, pois o sol já começava a baixar. À medida em que íamos nos aproximando de Eminönü, as cores iam ficando cada vez mais quentes. A silhueta de Istambul com o sol se escondendo atrás dela foi uma das imagens mais bonitas que guardei de lá.

Na volta para Eminönü

Na volta para Eminönü

Na volta para Eminönü

Na volta para Eminönü

Na volta para Eminönü

Silhueta de Istambul

Porto de Eminönü

Porto de Eminönü

De volta à terra firme, ainda demos uma passadinha no Bazar das Especiarias. Que lugar interessante! Gostei mais de lá que do Grande Bazar. Ele fica em frente à Mesquita Nova, que nós já tínhamos visitado na noite anterior.

Bazar das Especiarias

Bazar das Especiarias

Bazar das Especiarias

Bazar das Especiarias

Para encerrar o dia, faltava uma refeição de verdade. Me rendi a um restaurante turistão chamado Red River que ficava perto do nosso hotel só porque ele foi o único que eu vi que indicava no cardápio quais eram as opções vegetarianas. O Eduardo comeu kafta e eu uns bolinhos de batata com arroz e creme de curry. O restaurante estava lotado e só de turistas! O melhor é que tinha wi-fi e funcionava super bem. ;-)

Restaurante Red RiverRestaurante Red River

Nessa mesma noite pegamos o voo para Kuala Lumpur. Saímos de Istambul apaixonados pela cidade. Ainda bem que em poucas semanas, na volta da viagem, teríamos um dia para matar a saudade!

Para ler tudo o que já foi publicado sobre Istambul no Viaggiando, clique aqui.

O post contém links para programas de afiliados. Leia a política de monetização do Viaggiando.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.