Eu blogo, tu blogas, nós blogamos

BlogosferaA melhor coisa que o Viaggiando me proporcionou ao longo desses quase oito anos foi a chance de conhecer um monte de gente bacana que de outra forma eu não conheceria. Grande parte dessa turma é formada por outros blogueiros, gente que, como eu, fica do lado de cá do computador escrevendo solitariamente e depois esperando que as pessoas reservem um pouquinho do seu tempo para nos ler. No twitter ou nos grupos do facebook em que a gente conversa, muitos blogueiros reclamam da falta de camaradagem entre os colegas hoje em dia. Eles dizem que as pessoas nem colocam mais links de outros blogs em seus posts, talvez por medo de perderem leitores para outros sites. Eu nunca entendi esse pensamento. Acho que bom trabalho a gente tem mais é que divulgar, por isso faço questão de citar em meus posts os blogs que me ajudaram a planejar minhas viagens ou os que complementam as minhas informações. A lista de blogs que eu deixo aqui em cima – na aba Viaje Aqui Também – também não é aleatória. Ela é uma indicação sincera dos blogs de viagem que eu gosto e leio e é sempre atualizada quando conheço um blog novo que entra na minha lista de preferidos.

Mas hoje vou fazer algo diferente! Em vez de indicar outros blogs, vou mostrar a vocês os blogs que me indicam. Resumindo, eu busquei no Google Analytics a relação dos dez blogs que mais me enviaram visitas nos últimos seis meses. Coincidentemente, alguns blogs que eu adoro e sempre indico apareceram nessa lista, então ela acaba tendo uma dupla função: é uma forma de agradecimento, mas também uma forma de divulgação desses blogueiros legais que não deixaram a gentileza de lado. Estão curiosos? Vamos à lista!

1. VIAJE NA VIAGEM O Viaje na Viagem dispensa apresentações. Se você lê o Viaggiando é porque gosta de viajar e se gosta de viajar com certeza conhece o VnV! O Ricardo Freire é o precursor dos blogs de viagem no Brasil, é quem abriu caminho para os milhares de blogs de viagem brasileiros e de certa forma nos ensinou a blogar. Para mim o VnV é o melhor guia de viagem em português que existe atualmente e é lá que eu entro assim que começo a planejar minhas férias. Não preciso nem dizer que é sempre uma honra quando o Viaggiando é mencionado por lá, não só pelo reconhecimento, mas também porque eu sei que um link no Viaje na Viagem é sempre garantia de novos leitores. Pra vocês terem uma idéia (com acento, porque o Riq não ficou muito feliz com o acordo ortográfico), o VnV só não me manda mais acessos que o Google. Isso é muita coisa, gente!

2. 360MERIDIANOS Está aí outro blog que adoro! O 360meridianos, comandado pelos mineiros Rafael, Natália e Luíza, é um dos meus blogs preferidos. Eu simplesmente adoro tudo que eles escrevem! E o engraçado é que os nossos destinos nem costumam ser parecidos, mas eles abordam temas que vão muito além do planejamento das viagens e têm uma visão de mundo com a qual eu me identifico. Se você ainda não conhece, corre lá pra não perder mais tempo!

3. LITERATURE-SE Quem diria, um blog que nem é de viagem sendo um dos que mais me enviam leitores? Eu conheci o blog da Mell Ferraz justamente no Google Analytics. Estava lá dando uma passeada e de repente vi que um monte de gente estava chegando no Viaggiando por causa de um link no Literature-se, blog de literatura do qual eu nunca tinha ouvido falar. Entrei lá e entendi na hora: a Mell tinha criado o projeto Lendo o Mundo, com a mesma proposta da minha Volta ao Mundo em 198 Livros. E aí conheci também o canal da Mell no youtube e também um monte de canais sobre literatura e eu, que até então tinha super preguiça de assistir a vídeos, de repente viciei! Até inventei de ativar o meu canal (embora ainda não tenha tido coragem de colocar a minha cara lá, só vídeos das viagens). Tudo culpa sua, Mell!

4. SUNDAYCOOKS Não vou tentar esconder, o Sundaycooks é outro blog queridinho meu! Adoro como o Fred e a Natalie destrincham os destinos que eles visitam deixando tudo mastigadinho para quem usa as dicas deles. Sem contar que eles são dois queridos! E a Natalie ainda é uma das Bóias do Viaje na Viagem, responsável por muitos dos links que eu mencionei lá no inicinho. Tenho ou não tenho motivos pra adorar o Sundaycooks?

5. APRENDIZ DE VIAJANTE Eu sou fã da Claudia há muito tempo, pois ela é um exemplo de empreendedorismo e de solidariedade no mundo dos blogs de viagem. Confesso que nunca usei muito as dicas do Aprendiz de Viajante porque o foco dele é os EUA, país que ainda não entrou nos meus roteiros, mas aí chegou a Helô falando sobre Londres e vários outros destinos europeus e o blog ficou ainda mais interessante. No momento estou me segurando para não comprar logo o Guia de Londres que a Helô lançou há pouco tempo e que todo mundo diz que é ótimo. Ele com certeza vai estar na minha mala quando eu, enfim, for ao Reino Unido!

6. VIAJE SIM! A Jackie é uma fofa e o Viaje Sim! é a cara dela. O legal é que a gente tem um monte de destinos em comum e pode trocar várias figurinhas! Sem contar que ela é adepta da arte de viajar leve e tem dois cachorrinhos lindos que ela leva pra todo lado. Bom, eu também tenho um cachorrinho lindo, mas o Chivito é muito custoso pra ficar viajando. Jackie, agora faz o favor de viajar antes de mim para os lugares que quero para eu poder aproveitar seus posts hiper explicadinhos?

7. CONTANDO AS HORAS Uma coisa é certa: tem muita gente querendo viajar leve! E é por causa de um post com esse tema que o Contando as Horas, o blog da Bruna Bartolamei, aparece nessa lista. O post É possível passar 30 dias na Europa com apenas uma bagagem de mão? foi publicado há mais de dois anos, mas até hoje um monte de gente passa por lá e acaba chegando aqui. Tá aí um assunto que nunca sai de moda!

8. FUI… Que delícia ver uma companheira de #198Livros nessa lista! Conheci a Ana Luiza quando ela embarcou no projeto. Que super companhia ela se tornou! Apaixonada por livros como eu, ela entrou com tudo nessa ideia e tem documentado tudinho no seu blog, o Fui. Mas a Ana tá na minha frente, já que pode ler vários livros que eu não posso porque ainda não foram traduzidos do francês. Vou ter que passar uns dias na França também, Ana!

9. GABRIEL QUER VIAJAR Imagino que o Gabriel Quer Viajar também dispense explicações. (Como? Você ainda não conhece? Tá esperando o que, cara pálida?) Fica claro no blog do Gabriel o cuidado que ele com cada post.  Como ele mesmo descreve, o “Gabriel Quer Viajar é um blog sobre curiosidades relacionadas a histórias e culturas de povos e países “exóticos” nesse nosso mundão.” As viagens do Gabriel são sensacionais, mas ele ainda nos brinda com curiosidades sobre o mundo que a gente nem imaginava e que eu tenho certeza que custam a ele horas e horas de muita pesquisa. É mais um dos meus blogs preferidos. Pra acompanhar sempre!

10. QUERO VIAJAR MAIS O Guilherme Tetamanti é outro que sempre dá as caras nas primeiras posições dos blogs que mais me enviam leitores. O Quero Viajar Mais entrega o que seu nome diz: dicas para viajar cada vez mais. O Guilherme deu uma volta ao mundo em 365 dias e decidiu documentar tudo em 365 posts, mas de lá para cá ele não parou mais de viajar. E ele tem dicas de tudo quanto é canto do mundo!

E então, você já conhecia todos os blogs? Com essa lista espero estar retribuindo um pouquinho da gentileza desse pessoal. Se você também é blogueiro, que tal compartilhar a lista dos blogs que ajudam a aumentar seu número de leitores? Quem sabe assim a gente consiga inspirar mais gente a resgatar a prática dos links antes que ela caia em desuso? =)

22 Comments

  1. Natália Becattini

    Que legal, Camila! Uma honra o 360 estar em uma lista cheia de blogs fera! =) Adorei! Obrigada pela indicação ;)

  2. Camila Do Lado de Ca

    Camila também cheguei aqui pelo Contando as Horas, outro blog que me inspira muito – segui muitas das dicas dele na hora de ir para a Escócia – e me apaixonei pelos seus posts da viagem pelos Balcãs. Parabéns mesmo, acho que nunca comentei aqui, mas acompanho sempre! Beijão

  3. Marcia Ramos

    Sempre que posso venho dar uma olhada nos seus posts, Camila. Apesar de ler alguns desses que você mencionou, eu destaco o teu pela sua deliciosa escrita. Parabéns

  4. Mara Gouvêa

    Olá Camila. Venho lendo seu blog há algum tempo e nunca deixei nenhuma mensagem, contudo depois desse post não posso deixar de escrever. Cheguei ao seu blog através do VnV, de um post com uma lista de blogs que falavam sobre a Rússia. Li todos os blogs indicados, mas o seu foi o que chamou mais a minha atenção, não apenas por você ter feito um roteiro parecido com o que eu e minha família vamos fazer, mas principalmente pelo estilo de escrever. Minha filha está sempre me dizendo para eu escrever um blog sobre nossas viagens, mas eu nunca levo em consideração, porém depois de conhecer o seu, disse à ela que havia achado um que me inspirou. Aproveito para dizer que seu post sobre Riga, nos fez alterar um pouco nosso roteiro e incluí-la. Obrigada por todas as dicas e parabéns pelo excelente trabalho.

    • Mara, que alegria receber seu comentário! Adoro quando certos posts fazem os leitores caladinhos se pronunciarem! É legal saber que desses muitos leitores que chegam aqui pelos links do VnV alguns não passam só correndo. =)

  5. Aeeeee,

    To lááááá no final da lista mas muito feliz por saber que trago leitores pra cá. Sou grande fã do seu trabalho e adoro os posts sobre viajar sem despachar, sempre indico. O 198 livros não precisa nem falar né? :)

    Nunca tive essa curiosidade de ver de onde vêm os acessos, vou participar da brincadeira.

    Beijo grande

  6. Adorei o post, e mais ainda fazer parte dessa lista!

  7. HeloRighetto

    demais fazer parte dessa lista…. <3

  8. Juliana Tavares

    Que ótima ideia Camila!! O Viaggiando me proporciona várias visitas por causa do projeto 198 livros! Olha, eu juro que não abandonei, estou até lendo um livro sobre o México, o Reze Pelas Mulheres Roubadas, já ouviu falar? É que eu me atrapalho muito com as leituras no dia a dia, e para piorar ainda fui “inventar” um mestrado!

    • Já ouvi falar sim, Juliana! Todo mundo anda falando bem dele! Mas ó, passa lá no facebook pelo menos pra bater papo com a gente. Você já viu que cada uma tem um ritmo de leitura diferente, né? Mas a paixão pelos livros é algo em comum! ;-)

  9. Que alegria ver esse post <3

  10. Marina Vidigal Brandileone

    Que ideia bacana Camila! Pena que o Ideias na mala não tá nessa lista, ainda. ;)
    Vou fazer um post parecido, acho que essa é uma corrente bem bacana de começar! Aproveito para dizer que sou mega grata pelo #198livros, além de ler muita coisa bacana que vocês escolhem (já viu que sou péssima na hora de escolher, né?!) conheci todas vocês. Beijão.
    Mari

    • Mari, eu nem consigo enumerar quantas coisas boas o #198livros me trouxe! E olha quem ele não estamos nem na metade! =)

      Vou esperar seu post! Acho super legal descobrir de onde as pessoas que chegam aqui estão vindo!

  11. Fernanda Scafi

    Oi Camila! Eu indico seu blog em vários posts meus, principalmente sobre Ouro Preto, Tiradentes e região, quando o seu blog e o Matraqueando foram as principais fontes de pesquisa para a minha viagem! Mas com a audiência de formiguinha do “Tá indo pra onde?” não deu pra entrar nessa lista dos 10 + hehehe! Conhecia e curtia todos os blogs de viagem dessa lista, mas destaco o Contando as Horas por ser mais próximo do meu estilo de viajar, além dos destinos que mais curto em posts super explicadinhos!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.