Cachoeira do Campo e a Matriz de Nazaré

Paramos na porta da Matriz de Nazaré, em Cachoeira do Campo, e ela estava fechada. Não queríamos perder a viagem, então perguntamos para um senhor sentado na praça se ele sabia os horários de visitação da igreja. “Pergunta para o padre, ele tá ali”, o senhor nos respondeu. E lá fomos nós. Perguntamos sobre a igreja e ele nos disse que o Nilsinho de certo tinha ido almoçar, mas que a gente podia esperar que ele não devia demorar.

 Matriz de Nazaré de Cachoeira do Campo

E assim fizemos. Aproveitamos para lanchar em uma boa padaria ali em frente e ficamos esperando o tal do Nilsinho. Enquanto isso demos uma olhada no casario histórico ao redor da Praça Felipe dos Santos, onde fica a igreja. Deu dó ver as casas antigas carentes de manutenção. As faixas neste casarão aqui embaixo pediam socorro por ele, acusavam o poder público de omissão. Espero que algo já tenha sido feito!

Cachoeira do Campo

Cachoeira do Campo

Cachoeira do Campo

Cachoeira do Campo

Logo o Nilsinho apareceu, tinha que abrir a igreja porque iam decorá-la para o casamento que aconteceria na tarde daquele sábado. O Nilsinho é uma daquelas pessoas apaixonadas pela igreja da qual toma conta. É ele quem fica com a chave, quem toca o sino e quem recebe os turistas que aparecem por ali. Sua ligação com a Matriz de Nazaré começou quando ele era ainda criança. Assim como eu, ele acha injusto que a maioria das pessoas vá a Ouro Preto e não estique a viagem até seu maior distrito, Cachoeira do Campo.

O que nos levou até lá foi justamente a Igreja Matriz de Nossa Senhora de Nazaré. Ela foi construída no início do século XVIII, provavelmente em 1725, e não foi modificada ao longo dos séculos. Toda em pedra, por fora ela não entrega muita coisa. Quem a vê assim não imagina que ela abrigue um dos maiores tesouros barrocos em solo brasileiro.

Igreja Matriz de Nossa Senhora de Nazaré

Mesmo sabendo da importância do que eu estava indo visitar eu não poderia imaginar o que estava prestes a ver. Só posso dizer que fiquei realmente boquiaberta. A Matriz de Nazaré era muito mais bonita do que eu esperava!

Igreja Matriz de Nossa Senhora de Nazaré

Igreja Matriz de Nossa Senhora de Nazaré

A igreja ficou fechada por alguns anos para restauração e foi reaberta em agosto de 2014. O trabalho foi minucioso e deixou a Matriz de Nazaré parecendo nova em folha. A reinauguração fez a alegria dos moradores de Cachoeira do Campo que, com toda razão, têm muito orgulho da preciosidade que a cidade abriga.

Igreja Matriz de Nossa Senhora de Nazaré

Igreja Matriz de Nossa Senhora de Nazaré

O altar é de um riqueza impressionante, um negócio pra lá de rebuscado! É por isso que a Matriz de Nazaré é considerada uma joia do barroco mineiro. Seu estilo é chamado de estilo nacional português, que corresponde à primeira fase do barroco nas colônias portuguesas. O minimalismo passava longe!

Altar da Matriz de Nazaré

Altar da Matriz de NazaréAltar da Matriz de Nazaré

Depois de babar no altar, ficamos babando na pintura do teto. Durante a restauração comprovaram que atrás da pintura atual do forro há uma pintura mais antiga. Os restauradores acreditam que a antiga tenha sido feita em 1751 pelo pintor português Antônio Rodrigues Belo. Ela pode ter sido a primeira pintura de Minas Gerais. A que vemos hoje foi feita 100 anos depois e representa a coroação de Nossa Senhora.

Pintura da Matriz de Nazaré de Cachoeira do Campo

Ontem eu estava aqui reclamando do valor cobrado nas igrejas de Ouro Preto, então imaginem minha alegria ao descobrir que a visita à Igreja Matriz de Nossa Senhora de Nazaré em Cachoeira do Campo é gratuita! Em beleza ela não ficou devendo nada às igrejas do centro de Ouro Preto e ainda tivemos direito à visita guiada – e apaixonada! – do Nilsinho!

Igreja Matriz de Nossa Senhora de Nazaré em Cachoeira do Campo

Igreja Matriz de Nossa Senhora de NazaréIgreja Matriz de Nossa Senhora de NazaréIgreja Matriz de Nossa Senhora de Nazaré

Igreja Matriz de Nossa Senhora de Nazaré

COMO CHEGAR EM CACHOEIRA DO CAMPO

Se você for de carro saindo de Belo Horizonte, Cachoeira do Campo fica antes de Ouro Preto, na BR-356, do lado esquerdo da rodovia. Se precisar procurar no mapa, a igreja fica na Praça Felipe dos Santos. Falta sinalização turística na cidade, acho que vimos uma única placa para a Matriz de Nazaré.

Ainda estou tentando descobrir as opções de transporte público para lá. Está na hora de Ouro Preto colocar seus distritos na rota dos turistas!

Veja todos os posts sobre a Estrada Real no Viaggiando.

2 Comments

  1. Reginaldo Cardoso

    dicas de transporte público: viação pássaro verde vende passagem até cachoeira do campo (no ônibus que segue para ouro preto). de cachoeira para ouro preto tem “ónibus lotação” de meia em meia hora. se quiser voltar para bh é só comprar passagem na rodoviária de cachoeira do campo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.