Teatro Amazonas: atração imperdível em Manaus

Nossa viagem ao Amazonas foi totalmente motivada pela Reserva Mamirauá, por isso Manaus acabou sendo relegada ao segundo plano. Passamos pouco tempo na cidade e não nos comprometemos a fazer muitas coisas, mas eu tinha certeza de que queria visitar pelo menos um lugar quando estivesse lá: o Teatro Amazonas. Não sei quando foi que ouvi falar dele pela primeira vez, mas sei que bastou ver as fotos desse prédio suntuoso que contrastava totalmente com a minha ideia de Amazônia para que eu tivesse vontade de conhecê-lo.

Teatro Amazonas (3)

O Teatro Amazonas foi inaugurado em 1896 e é o maior símbolo da riqueza de Manaus durante o Ciclo da Borracha, o período em que a extração de látex e a exportação de borracha impulsionaram a economia na região amazônica. Conhecer o teatro é também conhecer uma parte importante da História do Brasil.

0

Teatro Amazonas (2)

Se por fora o teatro já impressiona, ao entrar nele é que o queixo cai de vez. Que lugar fantástico! A gente se pergunta se está mesmo no Brasil, se sente transportado à França do século XIX , e acho que era essa mesma a intenção de quem o construiu, dar um toque europeu à nossa Amazônia.

Teatro Amazonas (9)

Teatro Amazonas (17)

Teatro Amazonas (5)

Além de servir como espaço artístico, que é sua função primordial, o Teatro Amazonas é também um museu pela sua importância histórica e arquitetônica. A visita ao teatro é guiada. Ao longo de cerca de uma hora a gente vai aprendendo um pouco da história do teatro e com isso também a história recente da cidade de Manau. Ainda bem que a gente tem a ajuda do guia, pois sozinha eu não conseguiria observar e muitos menos desvendar os detalhes dessa construção. E são muitos!

Teatro Amazonas (7)Teatro Amazonas (19)Teatro Amazonas (8)

Teatro Amazonas (15)

O teatro tem capacidades para 701 pessoas. As cadeiras são distribuídas entre a plateia, as frisas e os 3 andares de camarotes. Por todo lado o que a gente vê é muito luxo. O lustre e as escamas da cúpula externa vieram da França. A influência francesa é tão forte que a pintura no teto simula que estamos embaixo da Torre Eiffel.

Teatro Amazonas (16)Teatro Amazonas (6)

Teatro Amazonas (11)

Teatro Amazonas (10)

Teatro Amazonas (13)

Teatro Amazonas (18)

Cortina do Teatro Amazonas

Depois de visitar o teatro, é claro que queríamos vê-lo em funcionamento! Estivemos em Manaus em 2014, na época em que estava acontecendo o XVIII Festival Amazonas de Ópera. Não havia mais ingressos para aquele dia, mas conseguimos para o dia seguinte, um domingo. Assistimos à ópera Onheama, baseada no poema “A infância de um Guerreiro”, de Max Carphentier. Apesar de ser voltada para o público infanto-juvenil, para nós foi interessante, pois ela tratava de lendas indígenas. Acho que foi melhor do que ver um clássico europeu adaptado. Compramos os ingressos na bilheteria do teatro e havia preços para todos os bolsos dependendo da localização. Não pegamos os mais caros, mas ficamos bem satisfeitos com nosso camarote.

Ópera Onheama

Verifique se há alguma apresentação no período que estiver em Manaus, pois vale muito a pena ver o palco funcionando! Infelizmente o Teatro Amazonas não tem um site oficial onde a gente pode conferir a programação, mas parece que o site Manaus Online é uma fonte confiável sobre a agenda cultural da cidade.

TEATRO AMAZONAS: INFORMAÇÕES PRÁTICAS

Endereço: Largo de São Sebastião, Centro

Telefone: (92) 3622-1880 / 3622-2420

Horário de visitas: De segunda a sábado, das 9h às 17h

Entrada (visita guiada): R$20,00 (gratuita para os amazonenses mediante agendamento)

Fotografia: Permitida

Tempo de Visita: A visita guiada dura cerca de uma hora

Veja todos os posts sobre a minha viagem ao Amazonas.

2 Comments

  1. Lucas Schneider

    Um prazer ver minha cidade através do seu blog! Você visitou o Palácio da Justiça, logo em frente ao teatro? É outro local incrível! O centro da cidade é muito bonito, mas é uma pena que algumas partes estejam em péssimo estado e sem o mínimo de cuidado da prefeitura.

    • Concordo que o centro merecia ser mais bem cuidado, Lucas! As casas estão sendo restauradas, há muitas atrações legais, mas falta algumas coisas básicas como arrumar as calçadas e melhorar a iluminação noturna. Mesmo assim adorei! Não visitei o Palácio (falei disso no post mais recente sobre Manaus). Faltou tempo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.