198 Livros: Maldivas – Dhon Hiyala and Ali Fulhu

198 Livros - MaldivasAh, as Maldivas! Quem dera a viagem dessa vez fosse mais que uma aventura literária! Que maravilha seria visitar essas ilhas cercadas de uma água azul tão transparente que parece até machucar os olhos! Uma viagem real seria um sonho, mas a verdade é que quando sorteei o país fiquei apreensiva. Pensei que ele seria mais um dos impossíveis que ficam no final da lista na página do #198livros esperando que eu descubra algum livro do país para ler. Eu não tinha nenhuma referência da literatura de lá e quando isso acontece eu corro no blog da Ann Morgan pra saber a saída que ela encontrou. A solução dela me deixou feliz: não só ela havia encontrado um livro maldivo em inglês, como ele estava disponível para download em pdf. O problema foi resolvido em poucos segundos!

Dhon Hiyala and Ali Fulhu - Abdullah Sadiq

O livro em questão era Dhon Hiyala and Ali Fulhu, do escritor Abdullah Sadiq. A história que ele conta faz parte da cultura popular das Maldivas, é uma lenda que vem sendo transmitida oralmente há séculos. Ela percorre diversas gerações de ilhéus até chegar ao casal que dá nome ao livro: o destemido Ali Fulhu e a bela Dhon Hiyala.

A história, como toda lenda, é cheia de magia. Muitas vezes o fantástico invade a narrativa, que é divertida, envolvente e cheia de referências à cultura local. No final do livro há uma análise bem abrangente da obra e foi através dela que eu pude entender melhor o que havia acabado de ler.

Dhon Hiyala and Ali Fulhu é usado como material de alfabetização em divehi, a língua oficial das Maldivas, mas a inclusão do livro no sistema de ensino teve alguns opositores. Dois aspectos principais incomodavam os censores: a força das personagens femininas e as constantes referências à fanditha. Encontrei uma explicação bem resumida sobre a fanditha no site Maldives Culture que a descreve como “uma mistura de medicina popular, encantamentos e magia negra, baseada em crenças antigas e superstições, com a adição de versos do Alcorão.”

Para entendermos o contexto, temos que pensar na situação das Maldivas: um conjunto de quase duas mil ilhas no meio do Oceano Índico, entre a África e a Ásia. Seus vizinhos mais próximos são Índia e Sri Lanka. O islamismo chegou lá no século XII e até hoje é a religião oficial do país. Para que o livro passasse pela censura, Abdullah Sadiq acrescentou trechos que enfatizam as tradições islâmicas e assim essa bela representação da lenda de Dhon Hiyala and Ali Fulhu ganhou uma versão definitiva que ajudou a preservá-la e a difundi-la.

Dhon Hiyala and Ali Fulhu traz muitas referências à culinária local, especialmente pratos doces e salgados a base de arroz, leite de coco e toddy, um suco extraído da palmeira a partir do qual é feita uma espécie de vinho. A família de Dhon Hiyala tem uma longa tradição na coleta de toddy e a análise ao final do livro a respeito da profissão e das castas é bem interessante.

Se você lê em inglês, baixe o livro! É uma história curta, divertida e cheia de ensinamentos sobre esse pequeno país do qual a maioria de nós não conhece nada além das fotos de praias paradisíacas. Vale a pena!

Dhon Hiyala and Ali Fulhu foi publicado originalmente em divehi, em 1976. A tradução para o inglês foi feita por Fareesha Abdullah e Michael O’Shea, em 2004.

Saiba mais sobre o Projeto 198 Livros.

One Comment

  1. Livro perfeito, me fez refletir bastante!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.