Catas Altas, sossego aos pés da Serra do Caraça

Uma vez eu fui a uma feira de artesanato em Belo Horizonte e lá havia um estande da Estrada Real. Eles estavam fazendo uma brincadeira: mostravam as fotos de diversas igrejas mineiras e os participantes tinham que adivinhar em que cidade ficavam. Fiquei olhando só de longe, mas pensando que um dia eu saberia identificar todas elas. Isso foi há uns 10 anos. Na época eu conhecia pouco do meu estado, ou melhor, conhecia ainda menos do que conheço hoje. De lá para cá perdi a conta de quantas igrejinhas pintadas de azul ou amarelo conheci no interior de Minas Gerais. A verdade é que ainda confundo várias delas, mas a pequenina Capela de Santa Quitéria, cartão-postal de Catas Altas, não tenho como confundir!

Capela de Santa Quitéria

Essa cidadezinha com pouco mais de 5 mil habitantes pode ser pequena em tamanho, mas Catas Altas tem algumas das paisagens mais emblemáticas de Minas Gerais. Quem é que nunca viu uma foto da praça principal da cidade com a Serra do Caraça ao fundo?

Catas Altas

Catas Altas é um dessas cidades que acontecem nos finais de semana. Quer dizer, acontecem para os turistas. De sexta a domingo é quando os bares e restaurantes abrem para receber os visitantes, a maioria de Belo Horizonte, que fica a pouco mais de 100 quilômetros. Nós pegamos um meio termo. Chegamos numa tarde de quinta-feira. Turistas quase não vimos, só mesmo um pequeno grupo que percorria a Estrada Real e que encontramos na hora do jantar.

Praça Monsenhor Mendes

Na fotogênica Praça Monsenhor Mendes, também conhecida como Praça da Matriz, a vida corria devagar. Crianças saiam da escola e os ônibus das mineradoras passavam trazendo de volta os trabalhadores. Pois é, a tal da mineração que tem dado tanto o que falar depois do desastre em Mariana, foi o que fez surgir a Freguesia de Nossa Senhora da Conceição das Catas Altas no início do século XVIII. Naquela época o ouro movimentava a economia, hoje é o ferro. Felizmente a mineração se esconde do lado de lá e a bela paisagem da cidade não foi alterada.

Praça Monsenhor Mendes

Catas Altas

Mas já que falamos da Praça da Matriz, é claro que não podia faltar a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, que até agora estava atrás de nós. Documentos mostram que em 1739 ela já estava em funcionamento. Por fora ela é simples e com poucos detalhes, mas por dentro é uma típica igreja mineira barroca. Ou seria rococó?

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição

Ao redor da Praça Monsenhor Mendes fica o casario histórico de Catas Altas. Há muitas casas coloniais preservadas e mantidas em bom estado. Para completar o retorno ao passado, as ruas são de pedra e os carros passam devagar. Catas Altas não é para quem tem pressa.

Catas Altas

Catas Altas

Catas Altas é realmente pequenininha e em poucas horas é possível ver tudo. E um bate e volta ou numa rápida passagem daria para conhecer todas as atrações da cidade, mas pra que pressa? O melhor a se fazer é dormir pelo menos um noite por lá para aproveitar o clima sossegado. Foi o que fizemos. Na manhã seguinte demos mais uma volta e aproveitamos para tirar mais fotos com o dia claro. Catas Altas é muito fotogênica!

Igreja do Rosário

Praça da Matriz em Catas Altas

Catas Altas

Catas Altas

Quando já estávamos seguindo viagem, passamos pela Capela de Santa Quitéria, aquela que é impossível não reconhecer. Ela não estava aberta para visitas, mas tivemos a sorte de encontrar um restaurador trabalhando em uma peça da igreja numa sombra do lado de fora. Conversamos um pouco com ele e vimos um pouco como o trabalho é feito. Em breve a restauração deve terminar e poderemos conhecê-la por dentro também, mas a paisagem ao redor da capela é o que faz a visita valer a pena.

Capela de Santa Quitéria

Capela de Santa Quitéria

Capela de Santa Quitéria

HOSPEDAGEM EM CATAS ALTAS

Nós ficamos hospedados na Pousada Ora Pro Nobis, a única da cidade com perfil no Booking. A Flavia Vilhena tinha postado uma foto da pousada no instagram uns dia antes e falado bem dela, então fiquei ainda mais segura para fazer a reserva.

Pousada Ora Pro Nobis

A pousada é pequena. A casa com apenas quatro quartos foi construída ao lado da casa dos proprietários, onde ficam a recepção e o restaurante. Nós éramos os únicos hóspedes naquele dia. O quartos são simples, mas novinhos e funcionais. A decoração rústica combina com o astral de Catas Altas. Os quartos de cima têm uma varanda e de lá a gente tem uma vista ótima da Serra do Caraça.

Pousada Ora Pro Nobis

Pousada Ora Pro Nobis

Pousada Ora Pro NobisPousada Ora Pro Nobis

Pousada Ora Pro NobisPousada Ora Pro Nobis

A Pousada Ora Pro Nobis fica um pouquinho afastada da Praça da Matriz, mas não chega a ser longe. Nós estávamos de carro e subimos para lá a pé, mas foi por preguiça, a caminhada seria possível. O bom da localização é que é mais silencioso. De manhã acordamos com o canto de passarinhos.

Pousada Ora Pro Nobis

Mas o grande diferencial da pousada é a simpatia dos donos. Batemos muito papo com Dona Lucinha, provamos vários de seus doces e fomos embora com vontade de ficar mais. É um lugar para quem quer desfrutar da hospitalidade mineira.

Pagamos R$ 180,00 pela diária com café da manhã em setembro de 2015. Cartões não eram aceitos quando estivemos lá. Confira informações e valores atualizados no Booking.

ONDE COMER EM CATAS ALTAS

A pousada tem um restaurante aberto ao público, o Restaurante Ora Pro Nobis. Nós chegamos lá por volta das 14h e logo estávamos nos servindo de um verdadeiro banquete de comida mineira. Comida feita na hora, saborosa, farta e barata. Muitos ingredientes são tirados diretamente da horta da pousada. Foi a primeira vez que comi  a planta que dá nome ao lugar, a ora-pro-nobis. Tão comum em Minas e eu só conhecia de nome! Mesmo que você não se hospede na pousada, vale a pena passar por lá para experimentar a comida e bater um papo com Dona Lucinha. O restaurante funciona todos os dias.

Restaurante Ora Pro Nobis

Almoço no Restaurante Ora Pro NobisAlmoço no Restaurante Ora Pro NobisOra Pro Nobis

Restaurante Ora Pro Nobis

À noite jantamos no Histórias Taberna, que em fica um lindo casarão antigo restaurado. O cardápio não me agradou porque não tinha nenhum prato principal vegetariano. Tive que me virar com uma entrada. Deixei como sugestão que incluíssem opções vegetarianas no cardápio, espero que tenham me ouvido! Em compensação comi uma banana flambada de sobremesa que me deixa com água na boca até agora! Achei os preços um pouco elevados, mas aí lembro que estamos falando de uma cidade pequena e turística, né? No cardápio havia algumas cervejas artesanais locais. Aceitam cartão de crédito.

 

Historias Taberna

Historias Taberna

Historias Taberna

O restaurante mais famoso de Catas Altas é o La Violla Brasserie, que fica na Praça da Matriz. Pensamos que ele não abriria na quinta-feira, mas ele abriu mais tarde que o Histórias, só vimos quando estávamos voltando para o hotel. Na verdade é uma cervejaria e dizem que tem uma variedade de cervejas bem grande. Só vi por fora e me pareceu ser um lugar bacana.

E assim foi nossa curta passagem por Catas Altas. Se preferir ver a cidade mais movimentada, fique de olho nos diversos eventos que ela sedia ao longo do ano e reserve sua hospedagem com antecedência.

A Viação Pássaro Verde faz o trecho Belo Horizonte – Catas Altas.

Se quiser prolongar a viagem pela região, o Santuário do Caraça faz parte do município de Catas Altas e fica ali pertinho. Esse é um lugar ao qual ainda quero voltar!

O post contém links para programas de afiliados. Leia a política de monetização do Viaggiando.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.