8 Anos de Viaggiando!

8 anos de Viaggiando!A comemoração chegou com um pouquinho de atraso. O aniversário do blog foi no início do mês passado, mas no dia eu estava em Cuba e deixei pra falar disso quando voltasse. Aí aconteceu o triste desastre em Mariana e quando cheguei fiquei envolvida com a Vakinha da RBBV para ajudar as vítimas da tragédia. Quando vi já era dezembro! Mas não faz diferença, o que importa é não deixar passar a data em branco, afinal, 8 anos não é pra qualquer blog, né?

Como o aniversário do Viaggiando é no final do ano, a data acaba sendo uma chance para eu fazer uma espécie de balanço anual. E foi sem planejar que em 2015 acabei cumprindo uma grande meta: fiz a migração do blogger para o wordpress. Resolvi fazer isso de um dia para o outro, mas era algo que eu já devia ter feito há muito tempo. Levei quase 8 anos para começar, mas agora está feito!

A única coisa que eu realmente planejei foi postar com mais regularidade. Continuo com a mesma ideia de não transformar o Viaggiando em trabalho (ainda vale o que eu disse no aniversário de 5 anos do blog), mas me incomoda o fato de eu não conseguir deixá-lo atualizado. Os posts pendentes vão se acumulando mais e mais a cada férias que tiro. Hoje já não consigo embarcar tendo finalizado a viagem anterior.

Nunca terminei de falar tudo que eu queria sobre o Sudeste Asiático (será que ainda vale, dois anos depois?), não terminei de escrever sobre os Balcãs (tá quase, falta só um post!), ainda nem comecei a postar sobre Geórgia e Armênia, não arrumo tempo para falar mais sobre Belo Horizonte, acabei de chegar de Cuba e no momento tenho 19 posts do 198livros atrasados. Entenderam meu drama? Agora nem sei se esse balanço está me deixando mais animada ou desesperada!

Esse atraso me incomodou a tal ponto que pensei em desistir. Acho que foi a primeira vez nesses 8 anos que eu considerei seriamente o encerramento do blog. Pra que ficar sacrificando minhas horas livres se eu nunca vou conseguir colocar o blog em dia? E pra que isso tudo se parece que a cada dia menos gente lê o que escrevo?

Há anos se fala na morte dos blogs e me pergunto se essa hora está realmente chegando. Comentários são cada vez mais escassos, o facebook já não mostra nossos posts para ninguém, links no twitter não atraem leitores, instagram nem tem lugar para colocar links… E tem mais: eu sei que minhas viagens não são o sonho de consumo de muita gente. Quem é que está planejando ir para o Kosovo ou para a Armênia? Sinto que em breve estarei aqui falando para as paredes.

Tentei deixar o pessimismo de lado, me lembrei dos motivos pelos quais criei o blog e decidi seguir em frente e tirar o atraso. Eu já sofria para publicar um post por semana e de repente me propus a fazer pelo menos três. Se eu mantivesse esse ritmo, uma hora conseguiria colocar tudo em dia! Eu consegui seguir mais ou menos esse cronograma de maio a julho, mas depois as coisas desandaram. Não consegui. Agora estou tentando retomar o ritmo. Vamos ver se esse blog fica em dia!

Mas chega de ladainha! Hoje eu tenho mesmo é que agradecer! Obrigada a vocês que me acompanham ao longo desses 8 anos e também aos que chegaram aqui recentemente! Apesar das frustrações, amo esse espaço que construí e é a presença de vocês que faz tudo valer a pena. Saber que eu ajudei alguém a planejar uma viagem para um destino sobre o qual não há muitas informações ou que alguém gostou de um livro que indiquei é a melhor recompensa que eu posso ter.  Obrigada pela companhia! :-)

Crédito da imagem: Freepik

38 Comments

  1. Márcia Ramos

    Parabéns pelo aniversário do blog,, Camila
    Confesso que já não sou uma leitora de blogs de viagens como antigamente, mas o teu é um dos poucos onde venho ler , sempre que possível. E, como você, o meu nunca deixará de ser um espaço para escrever as minhas impressões de viagens, Por isso sem ansiedade para ter sempre atualizado, fazê-lo quando há tempo e vontade, afinal, é para curtir novamente a viagem que me dar prazer em escrever.
    Continue, mesmo que já tenha tempo daquela viagem, é uma maneira de viajar novamente.

    • Os blogs mudaram e os leitores também, né Márcia? O blog pra mim também é esse espaço para reviver as viagens, por isso tenho dúvidas, mas acabo sempre voltando para cá. Obrigada pela companhia! =)

  2. Nem pense em pensar em desistir. Eu posso até não ter planos para ir a esses lugares, mas adoro, mesmo assim, ler seus textos. E muitos lugares acabam entrando na lista justamente por ler textos lindos como os seus. Além disso, o Viaggiando não traz só dicas de destinos, mas de filosofia, tão importantes. Eu mesma incorporei o viajar leve depois de conhecer a idéia – e pegar as dicas – aqui. Quanto aos posts atrasados, eu também tenho zilhões, viagens interinas que nunca foram pro blog. Mas tudo bem, um dia posto – ano passado eu finalmente terminei uma série que era de uma viagem de 2012! E sabe o que eu acho? que postar tanto tempo depois assim pode até não ter tanta validade prática, tipo onde comer, mas com certeza vem com opiniões e reflexões muito mais completas, porque foram trabalhadas pelo tempo e pelas experiências que vieram depois, têm outra perspectiva do que quando acabamos de voltar super empolgados de algum lugar.
    Enfim, a senhorita nem pense em pensar em desistir.
    Parabéns atrasadissimo! Hoje estou escrevendo sobre o aniversário do viaje Sim! – 4 aninhos agora em janeiro – e pensei “ei, eu acho que não comentei no post do Viaggiando, vou lá”. Os comentários também se atrasam, mas vem, e principalmente, estão no coração. beijos,

    • Ah, querida, obrigada pelas palavras carinhosas e pela companhia constante nos últimos anos! E parabéns também pelo aniversário do Viaje Sim! Já vou passar lá para deixar meu comentário também! =)

      Beijos!

  3. Eba! Cheguei com delay, mas é sempre tempo de celebrar e dar parabéns, né? Longa vida a esse blog delicioso! <3

  4. Parabens, Camila! Ainda vale o que eu disse no post de aniversario de 5 anos: “Vida longa ao Viaggiando e, egoisticamente falando, ainda bem que voce nao entrou na onda comercial dos blogs!” E acrescento: ainda bem que voce nao desiste de postar! Seu blog è um dos poucos que ainda tenho prazer de ler (confesso que leio os posts pelo celular, entao nao rola muita interaçao, mas leio tudinho!) Meio que perdi a paciencia dos blogs nao especializados que se limitam a destinos que dao audiencia: Paris, Roma, Londres, Orlando, New York…
    E graças ao teu blog eu jà tenho roteiros redondinhos pelo Kosovo e pela Armenia sò esperando a conjunçao das estrelas para encontrar passagens baratas + estaçao do ano adequada + ferias.
    E nao parece, mas estou firme e forte no 198 livros tambem, apesar de ir muito devagar (ultimamente tenho lido mais Ana Maria Machado e Ruth Rocha do que qualquer outra coisa!).
    O meu criterio de escolha è o teu post aliado à disponibilidade em Kindle, portanto, nao pare de postar os teus comentarios sobre os livros!! ;)
    Mais uma vez, parabens pelos 8 anos do Viaggiando, e principalmente parabens pelo teu empenho e dedicaçao todos esses anos!

    • Ah, Luisa, você eu sei que é leitora das antigas! Obrigada pela companhia ao longo de tantos anos! Então você vai gostar da próxima série de posts, em breve começo a falar sobre a Armênia. E em sua homenagem vou até falar dela antes da Geórgia. Leitor fiel a gente tem que valorizar, né? ;-)

      Beijos!

      • Oba! Entao vou abusar e vou pedir especial atençao à missa ao Mosteiro de Geghard! (Eu nunca sei se devo me programar pra ver um evento num lugar ou se è melhor evitar o evento pra poder conhecer o lugar como se deve – me explico: o carnaval de Veneza è lindo pra quem quer Carnaval, se o objetivo for visitar Veneza è a pior epoca – na minha opiniao.)

  5. Claudio Almeida

    Parabéns, Camila! Parabéns pelos 8 anos do blog. Não pára não! Apesar de eu não comentar todas as postagens, não deixo de ler nenhuma. Te acompanho desde, sei lá, 2009 acho. Estava pensando em me hospedar no Santuário do Caraça e acabei encontrando seu blog no Google. Lembro até da falta de energia elétrica que você relatou nessa viagem. Como em 2006 eu e minha esposa havíamos percorrido a estrada real até Diamantina, e vi que você também havia passado por esses lugares, comecei a seguir o blog. Depois disso passei a seguir suas dicas. Eu realmente não tenho comentado, mas não viajo sem antes dar uma vasculhada nas suas viagens!

    • Claudio, nada como choramingar um pouco a fazer os leitores darem a cara! hehe A intenção não era fazer ninguém se sentir culpado, mas confesso que os comentários carinhosos que recebo em posts como esse me dão força para continuar! =)

  6. Karine Marselle

    Parabéns!! :)

  7. Oi, Camila! Adoro seu blog, e Geórgia e Armênia estão alto na minha lista de países que quero visitar. 198 livros é um projeto ótimo e to querendo fazer parte assim que eu voltar para o Brasil.
    Eu criei um blog há alguns meses e tenho as mesmas dúvidas, mas é tão legal quando alguém me acha no google e fala que nunca tinha ouvido falar desse lugar.
    Abraços

  8. Parabéns pelos 8 anos, Camila, tempo pra caramba! E acompanho durante quase todo esse tempo.
    Posso falar que como leitora de blogs a relação mudou totalmente. Não tenho lido quase nada, e muito menos deixado comentários. Mas sabe onde adoro entrar? Na página dos #198livros . To sempre sonhando em qual será o próximo ou querendo ler suas resenhas.
    Essa parte do desistir ou não é com você, mas pelo (pouco) que te conheço sei que gosta de fazer as coisas bem feitas, o que deve pesar ainda mais. E pelo lado bom, está tudo muito bem feito sim!
    Beijos

    • Você tá aqui desde sempre mesmo! E já me conhece bem sim! É bem isso, não quero fazer de qualquer jeito e isso dá um trabalho… Mas fico ainda mais chateada com os posts do #198livros. Queria dar conta de escrever o post assim que termino o livro. Como é que a Ann Morgan fez tudo isso em um ano???

  9. Parabéns Camila pelo novo ano do seu blog! Quanto a ele estar desatualizado, o que seria isso? Eu considero o meu, como disse muito bem Luisa do Janelas Abertas, meu projeto paralelo, aquilo que me diverte e me da prazer! Você sempre vai estar atualizada com você mesma! “Adiante mujer” kkkkk Beijos!

    • Ah, é um projeto paralelo mesmo, um que nos ajuda a deixar o dia a dia mais divertido. Como eu disse pra Carla aqui em cima, só preciso aprender a não me cobrar tanto! rsrs

  10. Carla Portilho

    Parabéns pelo aniversário do Viaggiando, Camila!!!

    Olha, eu compartilhava um pouco da sua ansiedade quanto a deixar o blog atualizado, e me frustrava ao ver o tanto de horas livres que sacrificava aparentemente sem ter retorno. Depois cheguei à conclusão que o nosso tipo de blog (aquele que não é o “trabalho de verdade” do autor) não deve ser fonte de angústia – é apenas um hobby, que deve ser curtido no seu momento de lazer, com a função de desestressar, não o oposto…

    Eu mesma precisei botar o pé no freio no Idas & Vindas por uma série de motivos, dentre os quais uma invasão hacker que levou meses para ser resolvida e deixou a “casa” de pernas pro ar. Às vezes me parecia que o I&V estava atraindo mais invasores do que o Pentágono, rsrsrs… Pois não é que isso teve um lado bom? Serviu para ver que o blog me faz falta, sim, mas que eu posso viver sem ele. E, se for para mantê-lo, que eu mesma comande o ritmo, que a viagem seja amena.

    Eu tenho viagens super antigas que ainda vou postar um dia, devagar, quando tiver tempo, quando isso me der prazer. Minha VAM está fazendo 5 anos, e eu não postei tudo. As informações não estão atualizadas há tempos, mas não vejo nenhum mal nisso… O que proponho escrever são relatos pessoais, pequenas crônicas, observações delineadas ao longo dos dias de viagem – e isso é mais ou menos o que você faz também. A pessoa interessada em atualizar a informação para usar em suas próprias viagens tem um milhão de sites à disposição para consultar. Mas quantos deles trazem realmente um texto pessoal, sensível e gostoso de ler? Com toda a sinceridade do mundo, são pouquíssimos os blogs que eu gosto de ler de verdade – a maioria é como quase tudo na Internet, um amontoado de trivialidades…

    Enfim, siga em frente no seu ritmo confortável, fazendo do blog um diário de bordo, um álbum de recordações, um arquivo pessoal. Esses sào os blogs inestimáveis, atemporais, insubstituíveis – e para esses não vejo morte à vista, não…

    • Carla, eu adoro o I&V mesmo com as atualizações esporádicas! Imagina só, isso tudo aqui é culpa sua, você sabe! ;-)

      Vejo que muitos blogueiros “da nossa época” que não transformaram os blogs em fonte de renda já os abandonaram. E eu entendo, afinal, não é nada fácil conciliar blog com a vida pessoal, trabalho e leituras! Muitas vezes a gente tem que escolher e aí não tem jeito, o blog fica de lado.

      Eu concordo com tudo o que você disse, mas ainda tenho que aprender a não me cobrar. E eu sei que é uma cobrança sem sentido, afinal, não tenho que prestar contas a ninguém, mas vai entender…

  11. Parabéns Camila! Eu sempre entro no Viaggiando, mas raramente comento. Vou procurar comentar mais, pois adoro seu blog, especialmente o 198 livros! Seu post sobre Ouro Preto, por exemplo, ajudou a planejar minha visita à cidade. Espero um dia poder visitar outros destinos, como Cuba, Chile e Portugal. Abraços!

    • Obrigada, Adriana! Sei como é, eu mesma acabo não comentando em todos os posts interessantes que leio, mas acho que me esforço justamente por ser blogueira e conhecer o outro lado. Fico muito feliz por saber que já te ajudei a planejar uma viagem e espero que você ainda possa aproveitar muitas outras dicas do Viaggiando! =)

  12. Ana Cristina

    Parabéns, Camila! Oito anos não são para qualquer um, só quem posta textos de qualidade consegue. Recebo seus links no email mas vejo muitos no Facebook também. Desde que te conheci fazendo o seu bolo de casamento, nunca mais larguei o blog. Já aproveitei várias dicas em viagens. Provavelmente não irei à Armênia mas acho interessantíssimo ler o relato de quem já foi. Sei como se sente, pois já tive duas profissões, era veterinária durante o dia e confeiteira à noite. Acabei optando, não está sendo fácil, mas estou bem feliz.
    Mas não desiste não! Adoro o blog e tenho certeza que muitos pensam como eu. Nessa vida corrida acabamos deixando de comentar e até agradecer pelas lindas fotos, dicas, sugestões. viajamos junto com vc! Acho inclusive que poderia fazer um livro com os textos e fotos que produz. Um grande abraço da fã. Ana Cristina.

    • Imagino como deve ter sido a jornada dupla para você, com certeza muito mais pesada que a minha, porque se um dia estou sem vontade de escrever eu simplesmente não escrevo! Espero que sua opção pelos seus lindos e deliciosos bolos tenha te feito mais feliz!

      Obrigada pelas palavras carinhosas! O bom desses posts é que a gente descobre que há sim alguém nos lendo! =)

      • Ana Cristina

        Claro que tem gente lendo! E muita! Pensa na ideia do livro, hoje tem tantas formas de publicar, eu adoraria ter um exemplar, bjos!

  13. Carolina Scotti

    Viva o Viaggiando que, quando não serve pra tirar dúvidas sobre lugares que quero visitar, serve pra me apresentar destinos que eu jamais teria cogitado conhecer!

  14. Parabéns pelos 8 anos e pelo ótimo trabalho no blog! :)

  15. Claudia Beatriz

    Camila,
    Parabens pelo aniversário do blog. E olha, com certeza tem gente que vai procurar por esses destinos, mesmo que eles não sejam os mais populares, mas vão achar o seu blog. :) Não desespere não porque acho que estamos todos nesse mesmo barco, não conseguir escrever todos os posts que a gente precisa.
    Quanto a escrever sobre viagens antigas, eu sempre acho que vale quando as informações são atemporais.
    Que venham muitos anos mais de Viaggiando! Eu sou fã, da Camila e do blog! Beijos

    • Claudia, esse é meu consolo, pensar que posso estar ajudando pessoas que gostam dos mesmos destinos que eu. Somos poucos, mas existimos! rsrs E às vezes sofro tanto para encontrar informações para quem quer viajar de forma independente para alguns destinos que depois sinto que preciso compartilhar o que aprendi. E você sabe que também sou sua fã, né? Um super exemplo para todos os blogueiros! =)

  16. Hora de comemorar, antes de tudo. Parabéns!!! Sempre digo e repito, que os anos se multipliquem, mas apenas na medida da Felicidade!!!
    Também tenho feito reflexões a respeito da manutenção do Mochilinha, pois a escolha de mantê-lo, apenas, como um diário de viagens é, acredito, imutável. O prazer está em escrever e compartilhar, mas a falta de interação tira um tanto do sentido.
    Sou das que amam suas postagens e, espero, que a medida da sua felicidade seja infindável. BjO!!!

    • Paula, eu já imaginava que essas dúvidas não eram só minhas! Quanto ao que pretendo para o blog eu não tenho dúvidas, assim como você sei que é um hobby e nada mais, mas realmente a falta de interação nos desmotiva. Obrigada por tirar um tempinho para deixar um comentário e me motivar. =)

  17. Feliz blogversário! Que venham muitos mais.
    Quanto à sua relexão, condivido.
    Penso, diariamente, em desistir.
    Beijos saudosos, querida!

    • Obrigada, Marcie! Acho que esse deve ser o dilema de quase todo blogueiro, né? Ainda bem que os amigos que a gente fez aqui a gente vai levar mesmo se um dia desistirmos de vez dos blogs.

      Beijos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.