Museu de Congonhas: sua visita ao Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos nunca mais será a mesma

Até pouco tempo, Congonhas era uma cidade de uma atração só. Uma parada imperdível no roteiro pelas cidades históricas mineiras, é verdade, mas os turistas iam direto ao Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos e logo seguiam viagem. Não que isso fosse um problema. Os Profetas de Aleijadinho, suas obras mais famosas, eram motivo suficiente para a visita, mas nos últimos meses as coisas mudaram. Pode reservar um tempinho a mais para Congonhas no seu roteiro, porque agora você terá que conhecer também o Museu de Congonhas.

Museu de Congonhas

O Museu de Congonhas foi inaugurado em dezembro de 2015. O prédio que abriga o museu foi construído ao lado do Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, na parte de baixo do terreno. O projeto é do arquiteto Gustavo Penna. Apesar de ser um prédio super moderno, ele conseguiu se integrar bem à paisagem, sem interferir na vista que se tem no alto do Santuário.

Museu de Congonhas

Museu de Congonhas

Museu de CongonhasMuseu de Congonhas

Museu de Congonhas

Se o Museu de Congonhas já impressiona por fora, o que dizer da parte de dentro? Ele é lindo! A exposição é do jeito que eu gosto, bem dinâmica. Percorrendo o circuito a gente vai conhecendo todos os detalhes do Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, do contexto histórico da sua construção à situação atual. Há muitos vídeos, fotos e objetos expostos que deixam a visita mais interessante.

Museu de Congonhas

Museu de Congonhas

Transcrevo aqui algumas informações que encontrei no site do Museu de Congonhas e que eu acho que sintetizam bem sua concepção e sua finalidade:

“O Museu de Congonhas é o primeiro “museu de sítio” do Brasil, oferecendo informações históricas e de contexto que qualificam a visita ao sítio do patrimônio mundial Santuário do Bom Jesus de Matosinhos. Ele foi incluído no Livro de Tombo de Belas Artes do IPHAN, em 1939, e inscrito na Lista do Patrimônio Cultural Mundial da UNESCO, em 1985.

O Museu é voltado tanto para os que buscam o turismo cultural quanto para aqueles que procuram o turismo religioso, pois se alinha com as modernas tendências de promoção da qualificação urbana associada à vocação histórica da cidade de Congonhas (MG).

Além disso, o Museu monitora e avalia o estado de conservação do sítio do Patrimônio Mundial e articula redes e projetos de estudo sobre o barroco e a pedra-sabão.”

Museu de Congonhas

Museu de Congonhas

Museu de Congonhas

Essa foi a minha terceira visita a Congonhas e ao Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, mas foi só agora, com a chegada do Museu de Congonhas, que minha experiência ficou completa. Essa maravilhosa obra barroca, Patrimônio Mundial da Unesco, merecia mesmo um museu à sua altura.

Museu de Congonhas

Museu de Congonhas

Museu de Congonhas

No Museu de Congonhas nenhum detalhe do Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos foi esquecido. Há destaque para os Profetas de Aleijadinho, para as pinturas de Mestre Ataíde, para as Capelas da Paixão de Cristo e para as formas de expressão de fé dos fieis que visitam o Santuário há séculos.

Museu de Congonhas

Museu de Congonhas

Museu de Congonhas

Para que vocês vejam melhor o quão fantástico é o Museu de Congonhas, reuni algumas imagens que fiz lá em um vídeo. Deem uma olhada!

No subsolo do Museu de Congonhas fica a Galeria das Réplicas. Por enquanto há somente duas réplicas no local, mas os 12 Profetas de Aleijadinho foram moldados digitalmente, até como forma de prevenção, e todos devem dar suas caras por lá. Há uma polêmica antiga sobre a retirada dos profetas originais do Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos e sua substituição por réplicas, mas como ainda não há consenso eles continuam ao ar livre.

Museu de Congonhas

O Museu de Congonhas abriga também restaurante, anfiteatro a céu aberto, biblioteca, auditório e espaço educativo. Vários eventos culturais já estão ocorrendo no museu. Além de fortalecer o turismo em Congonhas, o museu movimenta o cenário cultural da cidade. Todos saem ganhando!

Museu de Congonhas - Restaurante

Museu de Congonhas - Anfiteatro

Não sei dizer que se é melhor visitar o Museu de Congonhas antes ou depois de conhecer o Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos. Como eles ficam muito próximos, acho que dá para chegar a um meio termo.

Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos

Sugiro que primeiro você dê uma volta rápida pelo Santuário, só admirando o conjunto, sem se atentar muito aos detalhes. Depois vá ao museu, reconheça os lugares que acabou de ver, conheça a história do lugar e entenda seu significado presente. Ao sair do museu sua percepção será outra. Você vai descobrir que o Museu de Congonhas elevou a visita ao Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos a um outro nível.

Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos

Capela da Paixão

Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos

Os Profetas de AleijadinhoOs Profetas de Aleijadinho

Os Profetas de Aleijadinho

Os Profetas de Aleijadinho

Museu de Congonhas – Informações Práticas

Site oficial: www.museudecongonhas.org.br

Endereço: Alameda Cidade de Matosinhos de Portugal, Congonhas – MG

Telefone: (31) 3731-3979

Horário de Funcionamento: De terça a domingo, das 9h às 17h (exceto às quartas, quando funciona das 13h às 21h)

Entrada: R$10,00

Fotografia: Permitida, desde que sem flash

Tempo de Visita: Pelo menos uma hora

Veja todos os posts sobre a Estrada Real no Viaggiando.

3 Comments

  1. Pingback: Road Trip: roteiro de 5 dias em Minas Gerais com Inhotim

  2. Marta Verônica Vasconcelos Leite

    Boa tarde! Todos os anos levo meus alunos a Congonhas. Esse ano queremos visitar o Museu. São 50 pessoas, acadêmicos de História da Universidade Estadual de Montes Claros.UNIMONTES. A data será sábado 25/03/2017, pela manhã.

    • Camila Navarro

      Marta, sugiro que você entre em contato diretamente com o museu para agendar sua viagem. Aqui no blog eu só relatei minha experiência visitando o museu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.