Playa Ancón, o Caribe cubano pertinho de Trinidad

Só tínhamos uma semana para viajar por Cuba, então é claro que tivemos que escolher bem aonde ir. Com mais tempo eu adoraria percorrer a ilha de ponta a ponta, mas não era esse o caso. O jeito foi priorizar os interesses. As praias eram tentadoras, mas na nossa primeira vez em Cuba queríamos mesmo era história e cultura, por isso colocamos apenas Trinidad e Havana no roteiro inicial. O que nos fez bater o martelo sem peso na consciência foi saber que teríamos pelo menos um gostinho das praias caribenhas na Playa Ancón, a uma curta distância de Trinidad.

Playa Ancón

Playa Ancón

Playa Ancón

Apenas 12 km separam Trinidad da Playa Ancón e o bate e volta pode ser feito de diferentes formas. A Ana Christ foi até lá de bicicleta e contou tudo no seu blog, o Nativos do Mundo. O passeio de bicicleta me pareceu mais interessante, pois ela conseguiu conhecer diversas praias na Península Ancón, mas nós preferimos a facilidade do ônibus. Saímos de Trinidad às 11h e meia hora depois já estávamos com o pé na areia.

Playa Ancón

Playa Ancón

Playa Ancón

A Playa Ancón com certeza não é a praia mais bonita de Cuba, mas é do jeito que a gente gosta. O mar tinha a tonalidade azul suficiente, a faixa de areia era larga, a água era morna e ela não estava muito lotada. Havia guarda-sóis espalhados pela praia, mas eu gosto mesmo é de sombra natural e lá estavam as sombras as árvores só esperando que nos espalhássemos embaixo delas. Adoro praias com árvores, então logo me apaixonei!

Playa Ancón

Playa Ancón

Playa Ancón

Há alguns bares e hotéis na Playa Ancón, mas eles ficam quase encobertos pela vegetação. Sem contar que a praia é comprida, então as pessoas e construções se espalham. Ninguém ficou nos importunando. De vez em quando passava algum vendedor de coco ou comida, mas eles não eram insistentes. O Eduardo passou mais tempo na água, mas eu geralmente fujo do sol, então fiquei tranquila aproveitando o visual debaixo da nossa árvore. Para quem gosta de badalação talvez a Playa Ancón não seja a praia ideal, mas para nós que buscamos sossego ela era perfeita.

Playa Ancón

Playa Ancón

Playa Ancón

Levamos alguns lanchinhos e água na mochila, então quase não consumimos nada por lá, só mesmo coco. Passamos um dia delicioso indo da água para a sombra, da sombra para a água. Nosso cantinho estava tão gostoso que nem caminhamos pela praia toda. Nosso único arrependimento foi não ter chegado mais cedo à Playa Ancón. Queríamos ter voltado no dia seguinte, mas amanheceu chovendo. Fica então a dica: chegando a Trinidad, vá logo à Playa Ancón! Se você gostar, pode ter chance de voltar!

Playa Ancón

ÔNIBUS DE TRINIDAD À PLAYA ANCÓN

Os ônibus de Trinidad para a Playa Ancón saem do centro da cidade, de frente ao escritório da Havanatur. Não lembro o nome da rua, mas é só perguntar na sua casa particular que eles saberão te explicar.

Os ônibus partem de Trinidad às 9h, 11h, 14h e 17h. O retorno acontece às 10h, 12h30, 15h30 e 18h. A passagem de ida e volta custa 2 CUC e é vendida dentro do ônibus. (Informações válidas em novembro de 2015.)

Nós fomos no ônibus das 11h. Ele já saiu do ponto inicial lotado e no caminho foi pegando mais gente. Nós que chegamos na fila cedo fomos sentados, mas tinha gente em pé pra todo lado.

Voltamos no ônibus das 15h30. Até queríamos ficar mais tempo lá, mas percebemos que ao longo do dia a praia foi enchendo e ficamos com medo de o último ônibus estar lotado. Mesmo já tendo comprado o bilhete de volta, não queríamos correr risco. Quando chegamos no ponto havia poucas pessoas esperando, mas quando o ônibus chegou tinha muita gente. A maioria era turista europeu. Como os europeus são educados e respeitam filas, né? Exceto quando eles estão fora de seus países! Foi aquela confusão, um passando na frente do outro. Chegamos cedo para esperar o ônibus, mas voltamos em pé. Podíamos ter ficado curtindo a praia mais uns minutinhos…

Imagino que o último ônibus saia ainda mais lotado. Não sei se há algum ônibus extra. Nós fomos em novembro, início da alta temporada, mas imagino que em dezembro e janeiro possa ser mais complicado ir à Playa Ancón de ônibus. Você pode ir de bicicleta, como a Ana Christ, de carro alugado ou quem sabe pode combinar com algum taxista de Trinidad que te leve e te busque numa hora combinada.

Se você também já foi à Playa Ancón, me conte como fez para chegar até lá! E me diga também se você gostou dela tanto quanto eu! :-)

Veja todos os posts sobre Cuba no Viaggiando.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.