Museu de Sant’Ana, em Tiradentes

Não foi agora que eu conheci o prédio que abriga o Museu de Sant’Ana. Quando o Eduardo e eu estivemos em Tiradentes pela primeira vez, há mais de dez anos, visitamos a antiga Cadeia Pública. Isso foi antes de eu ter criado o Viaggiando, época em que a gente ainda tinha um espaço bem limitado nas câmeras digitais e escolhia bem as fotos que tirava. Quer dizer, escolhia bem é nada, pois a única foto que tenho de lá é uma típica foto jacu da qual prefiro poupá-los.

Museu de Sant'Ana - Antiga Cadeia Pública de Tiradentes

Estivemos em Tiradentes diversas outras vezes desde então, mas o prédio da Cadeia Pública estava sempre fechado. Só o víamos for fora, pois ele fica na principal rua de Tiradentes, a Rua da Direita, em frente à Igreja do Rosário.

Rua da Cadeia -Museu de Sant'Ana e Igreja do Rosário

Depois eu entendi porque ele esteve fechado. Ele esteva sendo preparado para receber o Museu de Sant’Ana. O museu foi inaugurado em setembro de 2014 e desde então eu planejava conhecê-lo. A chance veio nas nossas últimas férias, em maio. Passamos rapidamente por Tiradentes em uma viagem rápida pela Estrada Real, mas fiz questão de conhecê-lo na única manhã que passamos na cidade. Logo na entrada eu me impressionei. Ficou lindo!

Museu de Sant'Ana

Museu de Sant'Ana

De acordo com informações que constam no site do Museu de Sant’Ana, “o prédio da Cadeia é construído por volta de 1730, sendo que em 1829 é atingido por um incêndio, tendo sido restaurado em 1835, conservando estrutura, portais e grades originais.” Lá dentro é possível visualizar algumas partes da construção original que foram mantidas. Adoro essa tendência moderna de reformar sem apagar totalmente os vestígios do passado.

Museu de Sant'Ana - Antiga Cadeia Pública de Tiradentes

Museu de Sant'Ana - Antiga Cadeia Pública de TiradentesMuseu de Sant'Ana - Antiga Cadeia Pública de Tiradentes

Como seu nome já entrega, o Museu de Sant’Ana é dedicado a Sant’Ana, ou Santa Ana, a mãe de Maria, avó de Jesus. O acervo veio de uma coleção privada que a colecionadora de arte Ângela Gutierrez reuniu ao longo de quatro décadas. É um acervo bem peculiar que impressiona por sua grandiosidade. São 291 imagens de Santa Ana, peças de diferentes idades e origens.

Museu de Sant'ana

Museu de Sant'ana

Não vou mentir, eu sou bem leiga em assuntos bíblicos. Só dentro do Museu de Sant’Ana eu liguei o nome à pessoa, tamanha a minha ignorância, mas isso não me impediu de admirá-lo. Não dá para negar que a religiosidade é um componente importante na história e na cultura brasileiras e é sob esse ângulo que eu enxergo os museus que tratam do tema.

Museu de Sant'ana

Museu de Sant'anaMuseu de Sant'ana

Santa Ana é a padroeira das avós, dos mineradores e dos moedeiros, protetora dos lares e da família. Não se sabe quem foram os artistas da maioria das peças do museu. São obras anônimas produzidas entre os séculos XVII e XIX e que refletem a religiosidade do povo brasileiro. As minhas preferidas são as que mostram Santa Ana com Maria no colo e um livro na mão, simbolizando a mãe transmitindo os ensinamentos sagrados à filha. Mas vocês sabem que eu gostei mesmo foi da presença do livro, né?

Museu de Sant'anaMuseu de Sant'ana

Museu de Sant'anaMuseu de Sant'ana

Assim como eu, você não precisa ser devota de Santa Ana para aproveitar o Museu de Sant’Ana. A exposição é linda e tem recursos interativos, o que torna a visita mais interessante. Tiradentes é uma cidade para ser aproveitada ao ar livre, mas eu acho que o Museu de Sant’Ana já se tornou um atração imperdível.

Museu de Sant’Ana – Informações Práticas

Site oficial: www.museudesantana.org.br

Endereço: Rua Direita, 93 (Entrada pela Rua da Cadeia) Tiradentes – MG

Telefone: (32) 3355-2798

Horário de Funcionamento: De quarta a segunda, das 10h às 19h (fecha às terças)

Entrada: R$5,00

Fotografia: Permitida, desde que sem flash

Tempo de Visita: Pelo menos meia hora

Veja todos os posts sobre a Estrada Real no Viaggiando.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.