198 Livros: Taiwan – Taiwan Tales

198 Livros - Taiwan

Taiwan foi um dos países extras no Projeto 198 Livros. Ao lado de Kosovo e Saara Ocidental, ele completa o trio de não-membros da ONU. Cada um desses países se encontra em um estágio político-social diferente, mas têm em comum o fato de não terem sua soberania reconhecida. Acho a situação do Taiwan a mais difícil de entender e explicar. Ao contrário do Saara Ocidental e do Kosovo, ele não está lutando por sua independência. Não há conflito aparente. Por outro lado, ao mesmo tempo em que é ligado à China, o Taiwan tem sem próprio presidente e mantém relações internacionais com diversos países. É complexo!

Um pouco mais fácil foi encontrar um livro taiwanês. Quer dizer, nem tanto. Encontrei facilmente a coletânea de contos Taiwan Tales, mas sem saber ao certo a origem de seus autores. Depois descobri que quase todos eram estrangeiros que viviam em Taiwan e apenas dois autores eram taiwaneses. Uma pena! Minha intenção aqui é ler livros de autores locais sobre seus países de origem, mas nem sempre isso é possível. Pelo menos uma parte dos autores se encaixava no critério, mas o que realmente importa é que todos eles retrataram Taiwan em suas histórias.

Taiwan Tales

Taiwan Tales traz oito contos com temas variados. O fato de cada um ter sido escrito por um autor contribui para a diversidade, o que para mim é uma vantagem. Há cenários urbanos e rurais, tradições e modernidades e até ficção científica. Cada conto explora uma situação diferente. Em alguns os relacionamentos são mais importantes, em outros é o ambiente.

Há um famoso jogador de baseball que se surpreende com a hospitalidade dos taiwaneses com os estrangeiros, uma garota que não acredita em superstições até que tudo começa a dar errado no Mês dos Fantasmas, uma Taiwan distópica após uma catástrofe climática, histórias de amor hetero e homossexual e por aí vai… Cada conto mostra uma diferente perspectiva do mesmo país e por isso acho que o livro cumpriu bem sua função para o projeto. De certa forma a visão dos imigrantes enriqueceu essa coletânea, mas seria ainda melhor se mais escritores fossem taiwaneses.

Taiwan Tales foi publicado originalmente em inglês, em 2014, pela Lone Wolf Press.

Saiba mais sobre o Projeto 198 Livros.

One Comment

  1. Pingback: ONDEM #177 - Budismo raiz em Taiwan - O nome disso é mundo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.