CRER – O Caminho Religioso da Estrada Real

Recebi uma notícia muito legal no meu e-mail um dia desses. Eu não costumo divulgar as novidades que recebo das assessorias de imprensa, afinal, aqui eu só falo sobre minhas experiências pessoais, mas dessa vez eu quis compartilhar a novidade. Até porque é sobre um roteiro que vocês já estão cansados de me ouvir falar: a Estrada Real. A grande novidade é o lançamento oficial do CRER, o Caminho Religioso da Estrada Real.

CRER - Caminho Religioso da Estrada Real

O CRER liga o Santuário Estadual Nossa Senhora da Piedade, em Caeté – MG, ao Santuário Nacional de Aparecida, em Aparecida – SP. É a maior rota de turismo religioso do Brasil. São mais de mil quilômetros que percorrem 32 municípios mineiros e 6 paulistas.

Santuário da Piedade, em Caeté

Santuário da Piedade, em Caeté

O Caminho Religioso da Estrada Real foi inspirado no Caminho de Santiago de Compostela e “tem como objetivo desenvolver e estruturar o segmento de turismo religioso em Minas Gerais a partir da formatação de produtos turísticos que associem experiências turísticas à religiosidade, que é marcante no Estado”, de acordo com a Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais (Setur).

Capela de Santa Quitéria, em Catas Altas

Capela de Santa Quitéria, em Catas Altas

Seguem mais algumas informações que recebi da Setur a respeito do CRER:

“A ideia surgiu em 2001, quando dois caminhantes, com apoio do Instituto Estrada Real (IER) e da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) percorreram, em 36 dias, toda a Estrada Real, identificando as principais necessidades para sua consolidação. Entre 2002 e 2004, depois de rigoroso levantamento e demarcação foram fixados os marcos sinalizadores.

Mariana, Minas Gerais

Mariana, Minas Gerais

Atualmente, o trajeto pode ser percorrido a pé, de bicicleta, a cavalo ou 4×4 Off Road, configurando-se assim como uma opção de turismo e peregrinação com prestação de serviços qualificados para atender os visitantes/peregrinos em uma única viagem ou por etapas, conforme a sua disponibilidade. “O turista pode iniciar a rota de qualquer ponto e percorrer os trechos que desejar, não sendo obrigatório realizar todo o caminho de uma só vez”, explica Eberhard Hans Aichinger, representante da Sacrum Brasilidades, empresa gestora do CRER.

Prados, Minas Gerais

Prados, Minas Gerais

Em Minas Gerais, o trajeto está todo sinalizado para que o peregrino possa se orientar com segurança. Totens instalados em locais estratégicos indicam as direções e placas indicativas apresentam o mapa geral do caminho, mostrando os municípios do percurso.

Museu do Mangalarga Marchador, em Cruzília

Museu do Mangalarga Marchador, em Cruzília

Para marcar o caminho percorrido, o turista poderá adquirir um passaporte onde registrará as cidades onde esteve. Estes carimbos estarão disponíveis nos pontos de apoio CRER, geralmente localizados nas secretarias paroquiais de cada município ou nos pontos de informações turísticas da cidade.

Parque das Águas, em São Lourenço

Parque das Águas, em São Lourenço

Ao final do percurso, seja no Santuário Nossa Senhora Aparecida, seja no Santuário Nossa Senhora da Piedade, o peregrino que apresentar o seu passaporte carimbado em sua totalidade, receberá um certificado de conclusão de todo o Caminho Religioso da Estrada Real.”

Casa do Frei Galvão, em Guaratinguetá

Casa do Frei Galvão, em Guaratinguetá

A rota será inaugurada com a Romaria 550, uma peregrinação que começará no dia 3 de setembro de 2017 no Santuário do Piedade e terminará no dia 9 de outubro no Santuário de Aparecida. A romaria será feita nas quatro modalidades possíveis: caminhada, cavalgada, ciclismo e 4×4. As partidas serão em datas distintas, mas todos chegarão juntos ao Santuário de Aparecida, onde serão recepcionados por uma missa solene. A Romaria 550 comemora também os 250 anos de peregrinação ao Santuário da Piedade e os 300 anos da aparição da imagem de Nossa Senhora Aparecida. Acho que é daí que vem o nome: uma soma de 550 anos de devoção.

Romaria 550

Apesar de não ser religiosa, eu fiquei muito feliz com essa novidade. A história de Minas Gerais está profundamente ligada à religiosidade. Não é à toa que a gente diz que qualquer cidadezinha mineira tem uma praça com uma igreja como ponto principal. Nas cidades da Estrada Real essa presença é ainda mais marcante.

Vejo o CRER como uma excelente notícia não apenas para os turistas religiosos, mas para todos os brasileiros. A criação do Caminho Religioso da Estrada Real  é uma forma de valorização do nosso patrimônio histórico-cultural. E já que o turismo religioso tem tanta força no Brasil, essa valorização é muito bem-vinda. Creio que todos nós só temos a ganhar com os investimentos nessa área.

E você, o que achou da novidade? Tem interesse em conhecer a Estrada Real através do Caminho Religioso? Me conta aí nos comentários!

Para mais informações sobre o CRER, consulte o site criado pela Sacrum Brasilidades, a empresa gestora da rota: www.caminhoreligiosodaestradareal.com

Veja todos os posts sobre a Estrada Real no Viaggiando.

17 Comments

  1. Flávio de Ávila Souza

    Quando que vai sair a caminhada do santuário da serra da piedade a Aparecida do Norte este ano 2023. E como eu faço para mim participar.

  2. ALINE CAETANO

    OLÁ CAMILA , BOM DIA ! GOSTARIA DE SABER A RESPEITO DO CREDENCIAMENTO DO CARIMBO CRER, POIS TRABALHO EM UM RESTAURANTE EM ITATIAIA, MG, OURO BRANCO, QUE É UM DOS PONTOS DE CARIMBO DO PASSAPORTE DA ESTRADA REAL. DESDE JÁ AGRADEÇO.

    • Camila Navarro

      Aline, sugiro que você entre em contato diretamente com a Sacrum, que é quem administra a rota. Eu não tenho nenhuma ligação com eles.

  3. Márcia Prata

    Gostei muito desta novidade, tenho interesse nas informações . Com certeza farei este caminho, entrarei no site deles para maiores detalhes . Obrigada Camilla , por dividir conosco esta informação tão preciosa.
    Márcia Prata

  4. Silvio Lourenço

    Já fiz uma viagem de bike pela Estrada Real de BH a Paraty, foi em 2006 e portanto não tenho mais os roteiros que na época baixei do site e imprimi. Agora farei novamente “quase” o mesmo trajeto já que vou seguir os mapas do CRER. É possível conseguir um mapa detalhado deste trajeto em algum site. Tem como você enviá-lo por email? Em tempo: Farei o caminho para cumprir uma promessa. Da minha Sogra. Obrigado

    • Camila Navarro

      Silvio, você já deve saber que no site da Estrada Real (http://www.institutoestradareal.com.br) é possível baixar os roteiros planilhados, mapas e arquivo para GPS. Ainda não vi nada parecido para o CRER. Sugiro que você entre em contato com a gestora da rota, a Sacrum Brasilidades (https://www.sacrumbrasilidades.com) solicitando esses dados. Como é uma rota nova, acho que é importante darmos sugestões ou solicitar informações que achamos importantes. Depois que publiquei esse post vi que há muito interesse na rota e muitas dúvidas ainda não respondidas.

  5. Erica Dallago kleis

    Eu fiz o Caminho da Fé de Descalvado à Aparecida do Norte em 2008 .Em 2018 Vou fazer o caminho de Compostela ,caminho françês.Fiquei animada em lêr sobre o CRER.Tenho dúvidas sobre os albergues ou hotéis que ficam no caminho.

    • Camila Navarro

      Erica, acho que ao final da Romaria 550 teremos mais informações sobre o percurso. Enquanto isso dá para ter uma ideia pelo caminho que os romeiros estão fazendo. Dê uma olhada no site. Dá para acompanhar a romaria e tem a tabela com os passos e pousos: https://www.sacrumbrasilidades.com/lancamentodocrer

    • Mauricio Oliveira

      Erica, em que período irá fazer o caminho da fé em 2018? Eu estou querendo fazer no final de janeiro de 2018, bora?

    • Oi Érica.
      Quero fazer o caminho CRER em preparação para São Tiago. Vai postar sua caminhada em São Tiago? Gostaria de acompanhar. 31 998341504 – Joaquim.

      • Lucindo Ribeiro

        Oi Joaqim. Vendo seu comentário sobre o desejo de fazer o caminho CRER, e depois Compostela, eu diria que deveria ser ao contrário e digo porque. Não fiz Compostela ainda mas, tenho muitas informações. Acabei de fazer dois terços do caminho Estrada Real e, endendo que Compostela é treinamento p/ o Caminho Real. Já fiz de Diamentina a Carrancas, a pé e sózinho. Parei em Carrancas dia 17/12/17. Pretendo ir até Paraty em outra oportunidade. Pretendo fazer Compostela a partir de maio de 2018. Abraço

        • IVANA Luzia Corrêa

          Quantos dias vc acha q da pra fazer se for o caminho todo?
          Fiz o caminho da fé em.8 dias… sozinha
          Quero fazer o caminho real religioso tb..

  6. Rodrigo Santos

    Camila … Ha muitos anos estou querendo fazer este caminho com destino a Paraty, a pé , que seria o caminho que os escravos faziam carregando o ouro de Ouro Preto. Mas Setembro pra mim esta muito em cima , pois trabalho. Tem como você ver pra mim se esta caminhada será só em 2017 , ou breve terá outra ??
    Se alguém quiser em breve fazer junto comigo , deixo meu contato:
    21 – 97993-7679 zap.

    Rodrigo, 44 Anos Betim Mg

    • Camila Navarro

      Rodrigo, no site da Sacrum Brasilidades só há essa agendada. Sugiro que você entre em contato com eles para saber se há previsão de uma próxima. Imagino que tudo dependa da procura e mostrando interesse você ajuda a viabilizar uma segunda edição. Dê uma olhada: https://www.sacrumbrasilidades.com/

  7. JULIO DAMASCENO

    Camila boa tarde vou fazer essa viagem no mês de setembro de bike, há alguns anos venho me preparando para ela, uma pergunta, o CRER é uma viagem e a Estrada Real é outra viagem embora ambas percorrem no mesmo caminho? Sendo Estrada Real acabando em PARATY RJ e CRER acabando em Aparecida do Norte?
    Muito legal a sua publicação!
    Obrigado!

    • Camila Navarro

      Julio, li em algum lugar que o CRER compartilha 80% da rota com a Estrada Real, mas acho que não foi nos sites oficiais. Dei uma olhada na lista de cidades e me parece que todas fazem parte da Estrada Real sim. Algumas fazem parte do Caminho Velho (como Congonhas) e outras do Caminho Novo (como Conselheiro Lafaiete), então imagino que os pontos de discordância sejam justamente as passagens entre eles. Fazendo a Estrada Real completa você conhecerá todos os pontos do CRER. Mas que legal essa sua viagem! Vai publicar em algum lugar? Quero acompanhar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.