198 Livros: Namíbia – The Purple Violet of Oshaantu

198 Livros - Namíbia

Meus amigos Helder e Lillian, do blog Nerds Viajantes, estiveram há pouco tempo na Namíbia. Eles viajaram de carro conhecendo paisagens naturais que atraem cada dia mais turistas estrangeiros. Perguntei o que acharam do país e eles destacaram as lindas paisagens, é claro, mas também falaram da pobreza que perceberam viajando pelo interior. Um fato que eles apontaram é que sempre havia gente pedindo água na estradas que percorreram. O relato deles me lembrou uma passagem de The Purple Violet of Oshaantu, da escritora Neshani Andreas, o livro que escolhi para representar a Namíbia no Projeto 198 Livros:

“Where in the world does she ever find enough water to look so fresh and clean? Water is in such scarce supply, I thought.”

A falta de água não é o principal problema retratado em The Purple Violet of Oshaantu. O grande tema abordado no livro é a precária situação das mulheres. Através da amizade entre Mee Ali e Kauna conhecemos duas realidades bem diferentes. Enquanto Ali tem a “sorte” de ter um marido que a trata bem e que não é violento, Kauna tem um casamento infeliz. É Mee Ali quem nos conta a história de sua amiga mais jovem.

The Purple Violet of Oshaantu - Neshani Andreas

Mee Ali e Kauna vivem em Oshaantu, um vilarejo rural que é território feminino. Os homens trabalham fora, na mineração, e passam meses longe de casa. Poucos ficam na vila, basicamente mulheres, velhos e crianças.

Apesar da ausência de homens em casa na maior parte do tempo, o livro retrata uma sociedade patriarcal extremamente machista. Quer um exemplo? A maioria das pessoas ali nunca estudou e é bem ignorante em relação à própria saúde. Elas acreditam que “ser grande” é sinal de saúde e riqueza, bem como símbolo de um casamento feliz. Elas desconhecem os males que a obesidade pode causar e nem mesmo entendem o que é um problema cardíaco. E se um homem morre “do nada”, a acusação recai sobre sua mulher. Com certeza ela fez um feitiço! É o que acontece com Kauna quando seu marido morre.

Mas será que essas pessoas realmente acreditam em bruxaria ou tudo não passa de uma desculpa para que a mulher não herde nenhum bem? Com essa acusação, a mulher e o filho ficam desamparados, tudo retorna para a família do homem após sua morte. Kauna sabe que nada do que ela fizer ou falar irá mudar seu destino, por isso nem finge tristeza pela morte do marido que tanto a maltratava.

The Purple Violet of Oshaantu nos mostra uma sociedade opressora e injusta com as mulheres. O alento vem através da bonita amizade entre Mee Ali e Kauna. A história teve inspiração na experiência de Neshani Andreas como professora na área rural no norte da Namíbia. Ela faleceu em 2011, 10 anos após a publicação de seu primeiro e único livro. Ela deixou uma importante marca na literatura da Namíbia.

Mais alguns livros de escritoras namibianas:

  • Dante International – Sharon Kasanda
  • Bullies, Beasts and Beauties – Sylvia Schlettwein
  • My Name is Vaselinetjie – Anoeschka von Meck

The Purple Violet of Oshaantu foi publicado originalmente em inglês, em 2001, pela Heinemann Educational Publishers como parte da African Writers Series.

Saiba mais sobre o Projeto 198 Livros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.