Templo de Garni, única herança greco-romana na Armênia

Um dos passeios clássicos a partir de Yerevan, capital da Armênia, é o bate e volta a Garni-Geghard ou, para ser mais exata, ao Templo de Garni e ao Mosteiro de Geghard. As duas atrações costumam ser visitadas juntas porque menos de 10 km as separam. No total são percorridos menos de 80 km em todo o passeio, por isso ele é tão popular. Hoje eu vou contar como foi a nossa visita ao Templo de Garni e no próximo post eu falo sobre o Mosteiro de Geghard, pois são atrações bem diferentes.

Várias agências de Yerevan o oferecem o bate e volta e também é possível contratar um motorista particular facilmente no hotel em você que estiver hospedado. Foi o que fizemos. Nosso motorista não falava inglês, então a vantagem foi só mesmo o transporte exclusivo, mas pelo menos fizemos o passeio com mais liberdade. Tivemos a sorte de pegar um dia lindo e ao longo do caminho tivemos a companhia constante do Monte Ararat emoldurando a paisagem. Um luxo!

Caminho para Garni-Geghard

Monte Ararat visto no caminho para Garni-Geghard

Nossa primeira parada foi no Templo de Garni. Chegamos lá cedo, por volta das 10h, e ele estava bem vazio. Andamos à vontade, sem disputar espaço para fotos com ninguém. Onde mais você visita um templo Helênico assim? Ah, os privilégios de se viajar para países menos badalados…

Entrada do Templo de Garni

Templo de Garni

Acredita-se que o Templo de Garni foi construído no século I em homenagem ao deus sol Mitra. Vocês se lembram de que a Armênia foi o primeiro país do mundo a adotar o cristianismo, no ano 301? Nos anos seguintes praticamente todos os templos pagãos foram destruídos. O único que ficou de pé foi o Templo de Garni, apesar de ter perdido sua função original. Ele é também a única construção Greco-Romana que resta na Armênia nos dias de hoje.

Templo de Garni

Templo de Garni

O templo está localizado na cidade de Garni. Ele fica à beira de um penhasco sobre o Rio Azat, o que garante lindas paisagens. Estivemos lá no início de abril e os picos das montanhas ao redor ainda estavam bem nevados. Naquele dia frio e ensolarado a visão que tínhamos era um espetáculo! O passeio já valeria a pena pela vista do lugar.

Vista a partir do Templo de Garni

Vista a partir do Templo de Garni

Visita ao Templo de Garni

Canyon do Rio Azat

O Templo de Garni foi destruído por um terremoto em 1679, cujo epicentro se deu justamente em Garni. Várias construções em Yerevan e arredores também foram destruídas. O templo foi reconstruído na década de 70, utilizando em grande parte suas pedras originais. As pedras claras são as mais novas, facilmente reconhecíveis.

Templo de Garni

Templo de Garni

A área em que está localizado o Templo de Garni é habitada desde o tempo Neolítico. Andando por lá a gente vê também ruínas de uma antiga fortaleza, de uma igreja do século IX, de uma terma romana e diversos outros vestígios da ocupação do terreno ao longo dos séculos. A terma está coberta por uma estrutura mais recente, mas fechada ao público. Pela janela a gente consegue ver parte de seu mosaico.

Vista do Templo de Garni

Complexo do Templo de Garni - Terma Romana

Nós não tínhamos muitas informações sobre o local e ficamos andando meio que sem rumo. A atração principal é o próprio templo, claro, mas acho que teria sido interessante fazer a visita com a companhia de um guia. Com certeza teríamos aproveitado muito mais o passeio.

É possível visitar o Templo de Garni todos os dias a partir das 10h. No verão há visitas noturnas. Não consegui confirmar os horários de fechamento, mas em alguns sites consta que é 17h no inverno e 21h no verão. Parece que à noite há um espetáculo de som e luzes. A entrada custa 1.000 dram por pessoa e 1.250 dram se a visita for noturna.

Fontes das informações históricas: Guia Lonely Planet, e Wikipédia (Temple of Garni).

Veja todos os posts sobre a Armênia no Viaggiando!

2 Comments

  1. Adoro suas dicas, e como mencionei meses atras , já estou na reta final de uma viagem para três países do Cáucaso 🇦🇿🇬🇪🇦🇲 Incluindo as duas repúblicas autônomas, Ajaria e Naquichevao , já agora para o mês de outubro ….. contei com todas as dicas possíveis inclusive as suas. Obrigado

    • Camila Navarro

      Te desejo uma excelente viagem! E espero que você volte aqui depois para me contar como foi. Ah! Tente visitar Garni com um guia. Acho que é possível contratar na portaria por 2.500 dram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.