198 Livros: Coreia do Sul – Por favor, cuide da Mamãe

198 Livros - Coreia do SulEu tinha diversas opções de livros da Coreia do Sul para escolher, mas tanta gente indicou Por favor, cuide da Mamãe que me decidi por ele sem nem mesmo ler uma sinopse. Comecei a leitura praticamente no escuro, apenas com uma leve expectativa pelos comentários positivos, mas logo fui envolvida pela escrita da sul-coreana Shin Kyung-Sook.

Por favor, cuide da Mamãe gira em torno do desaparecimento de Park So-nyo, a Mamãe dessa história. Ela vive com o marido numa aldeia no interior da Coreia do Sul e numa viagem de visita aos filhos em Seul ela se perde do marido numa estação de metrô. Ela tem então 69 anos. Naquele dia nenhum dos 5 filhos podia buscá-los ao desembarcarem do trem, então eles seguiriam sozinhos até a casa de um deles. A estação estava lotada. O marido andava à frente da mulher. Quando ele se deu conta, ela não estava atrás dele. Em que momento ela se perdeu?  Impossível saber. Ele, ao longo de mais de 50 anos de casamento, sempre andou à frente dela. Aquele dia não foi exceção e quando ele percebeu ela já não estava mais lá.

Por favor, cuide da Mamãe - Shin Kyung-SookQuando a família se reúne para confeccionar um panfleto para auxiliar na procura por Mamãe fica claro que nenhum deles a conhecia bem. O livro retrata as buscas da família por Park através de diferentes narradores, sendo um deles a própria Park. A situação desencadeia neles uma série de sentimentos e memórias e são elas que nos contam um pouco da história de Mamãe.  E assim vamos descobrindo o quanto ela foi invisibilizada durante toda a vida.

É angustiante acompanhar a procura por Mamãe à medida em que o tempo passa, imaginá-la perdida nas ruas de Seul sem nem mesmo saber ler, mas ainda mais triste é perceber o quanto ela foi ignorada pelo marido e pelos filhos ao longo dos anos. Os diferentes narradores vão nos dando as peças para desvendar o que foi a vida de uma mulher que se casou cedo e nunca teve seus desejos levados em conta ou seu amor retribuído. O que ela recebeu por uma vida de devoção à família?

Por favor, cuide da Mamãe nos dá a chance de conhecer um pouco da cultura da Coreia do Sul, mas não é esse seu foco. Vemos uma história que na verdade poderia se passar em qualquer lugar do mundo. Há o conflito entre gerações, o embate entre a vida na cidade grande e no interior, uma sociedade patriarcal  e machista e, acima de tudo, a solidão materna.

É uma história delicada, que à primeira vista parece um suspense, mas que logo se mostra muito mais introspectiva. O livro me emocionou muito. Talvez eu o tenha lido num momento em que estava sensível ao tema, afinal, eu estava grávida, mas acho que ele é capaz de tocar qualquer leitor. Acho quase impossível não terminar essa leitura pensando nas pessoas que amamos e sentindo remorso por palavras ditas ou não ditas e por momentos desperdiçados. É um livro muito triste, mas também muito bonito.

Por favor, cuide da Mamãe foi publicado originalmente em coreano, em 2009, e em português em 2012, pela editora Intrínseca. A tradução (do inglês) é de Flávia Rössler.

Mais alguns livros de escritores sul-coreanos:

  • A Vegetariana – Han Kang
  • River of Fire and Other Stories – O Chong-hui
  • Drifting House – Krys Lee
  • The Guest – Hwang Sok-Yong
  • Meeting with My Brother – Yi Mun-yol
  • Who Ate Up All the Shinga? – Park Wan-suh

Saiba mais sobre o Projeto 198 Livros.

8 Comments

  1. Esse é um comentário que vem um tanto atrasado, mas pra dizer que este segue sendo um dos meus livros coreanos preferidos. O curioso é que ele ficou quase um ano na minha biblioteca do kindle até eu criar coragem para lê-lo. E fico feliz em ver que temos cada vez mais opções de literatura coreana traduzidos para português, como Herdeiras do Mar, Pachinko entre tantos outros.

    • Camila Navarro

      Edna, eu também tenho gostado muito de ler literatura coreana. Adorei Pachinko! e um que li e me tocou demais foi Atos Humanos.

  2. Já fiquei mexida com sua descrição do livro aqui. Vou ver se consigo encontrá-lo para ler também. É melhor eu ir preparando a caixinha de lenços.

  3. Eu tenho gostado de pegar livros, filmes e séries sem saber nada previamente, deixando que a história me surpreenda como foi pensado pelos autores. Vou pular uma parte da postagem e anotar a dica! :D

  4. Paula P Simões

    Gostei da sugestão de leitura. Vou procurar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.