Viaggiando – 13 Anos!

Num ano cheio de tristezas e privações como 2020, pode soar estranho comemorar algo. Por outro lado, sinto que, em meio a tantas incertezas, amplificar os pequenos momentos de felicidade nos ajuda a manter a sanidade. E se o dia a dia olhando para as mesmas paredes não é lá muito animador, às vezes precisamos criar esses momentos.

Hoje decidi comemorar! Viva os 13 anos do Viaggiando, esse rapazinho que nasceu em 4 de novembro de 2007 e que eu nunca poderia imaginar que traria tanta coisa boa para a minha vida!

Camila Navarro

Nos últimos meses aprendi a computar singelas vitórias: o bolo que saiu perfeito, um dia de trabalho menos exaustivo, conseguir acordar mais cedo que meu filho e fazer yoga com calma, ter tempo para sentar e escrever um post… Mas essa última vitória foi bem rara. Até ontem o blog contava com míseros 7 posts em 2020 e a maioria deles sobre meu projeto A Volta ao Mundo em 198 Livros, ainda por cima atrasados, como sempre.

Falar de viagem em contexto de pandemia perdeu o sentido para mim, mas sei que nem deveria, já que há muito tempo desisti de dar dicas de viagens e me contentei em fazer desse blog um espaço para contar histórias de viagens, o que é muito diferente.

No início do ano entrei num ateliê de escrita e minha intenção era voltar a escrever e principalmente aprimorar meus relatos de viagem. Um único post surgiu dessa experiência (Kazbegi, Geórgia: o que não fazer), pois logo depois o coronavírus chegou ao Brasil. O ateliê até continuou a ocorrer online, mas eu não consegui acompanhá-lo. O mais difícil era ter cabeça para escrever lidando com o trabalho remunerado, o trabalho doméstico e os cuidados com um filho de 3 anos, tudo ao mesmo tempo, dentro de um apartamento e com a ansiedade em alta pelas notícias lá fora. O blog, o canal no youtube e a newsletter ficaram abandonados.

Aí mês passado a Lucia Malla, uma das pioneiras dos blogs de viagem, publicou o post comemorativo de 16 anos de uma Malla pelo mundo. As conversas que esse post rendeu me deixaram saudosista e me fizeram decidir que pelo menos alguma coisinha eu publicaria aqui no aniversário do Viaggiando.

Para me animar ainda mais, a Gabi Barbosa (@umacertagabi) e a Aline Valek lançaram a ideia de uma espécie de blogagem coletiva no mês de novembro chamada Estação Blogagem, para que blogueiros e ex-blogueiros recuperassem a alegria que já sentimos nesses cantinhos deixado de lado em prol das redes sociais. Era o empurrãozinho que faltava para eu dar as caras por aqui com um textão. E, convenhamos, blog é que é lugar de textão, não é mesmo?

Estação Blogagem - Tema 1

Cada semana da blogagem tem um tema diferente e o primeiro é o seguinte:

tema de 1º a 07.11: paus

O naipe de paus está ligado diretamente à energia do fogo e basta pensar no significado desse elemento para a humanidade — nós não vivemos sem ele. É um naipe impulsionador, dinâmico e que fala da nossa criatividade. O que te sustenta? O que te estimula? O que te dá paixão?

Achei que ele era a cara dessa comemoração, afinal, por que mantenho esse blog há 13 anos, mesmo com a eterna falta de tempo para me dedicar a ele?

Já passei por tantas eras da internet com o Viaggiando! Vi o auge e o declínio dos blogs, a morte do Google Reader, a ascensão e queda do facebook na divulgação dos posts, o instagram e o youtube roubarem nosso espaço, mas nunca pensei em realmente abandoná-lo. Se às vezes sumo daqui por meses é por realmente não conseguir tempo e energia para criar, mas vejo o blog como um lugar para o qual sempre posso voltar. Fico pensando que um dia terei novamente ao menos uma hora diária para sentar e escrever e nessa hora poderei relembrar as maravilhosas viagens e tudo de bom que o mundo já me ensinou.

Enquanto isso, tento pelo menos registrar minhas leituras para o #198livros, esse projeto que também mudou a minha vida e pelo qual tenho um amor imenso. Se em 2020 não podemos conhecer novos lugares, é nos livros que continuo viajando, para dentro e para fora de mim. Com ou sem viagens físicas, Viaggiando continua sendo a ideia que representa minhas grandes paixões.

18 Comments

  1. Parabéns, Camila!! É sempre um prazer ler seus textos! Venham muitos e muitos anos de Viaggiando pela frente! Muito obrigada!

  2. Érika Capella Fernandes

    Parabéns! Mesmo com o instagram e youtube, que ganharam tanto espaço, adoro continuar acompanhando o blog Viaggiando :)

  3. Parabéns pelo aniversário do blog, Camila! Eu nunca deixei de acompanhar blogs, mas raramente comento. O seu é um dos poucos blogs brasileiros que eu acompanhava e que ainda continuam ativos. Longa vida ao Viaggiando! :)

    • Camila Navarro

      Oi, Juliana! Eu também sempre leio seus posts, mas nunca comento. Preciso mudar isso! Beijos e obrigada pela companhia!

  4. Parabéns pelos 13 anos de blog e pela persistência! Adoro seu conteúdo.

  5. Lu Malheiros

    Camila,
    Parabéns pelo aniversário! 13 anos! Que venham muitos anos! O Viaggiando continua me inspirando, apesar de passar pouco aqui.
    Continuo no projeto 198 livros, lendo menos, mais lendo! Aliás preciso atualizar a tabela de países!
    Cuidem-se bem!
    Beijos

    • Camila Navarro

      Oi, Lu! Então você está igual eu no projeto! Um dia completaremos essa volta ao mundo, mas para que pressa, não é? Beijos! É muito bom contar com sua companhia!

  6. Camila, que delícia de comemoração! Nestes anos de Viaggiando, espero que ainda venham muitas histórias de viagens e de livros. Sou extremamente grata pelo seu projeto de viagem por 198 livros. Através dele, tenho lido tanta coisa interessante! (Ontem mesmo chegou meu livro da Namíbia, dica sua daqui.) E o blog como local de refúgio da loucura do dia-a-dia, principalmente em 2020, é precioso. Parabéns mesmo!! E que venham mais anos de palavras inspiradoras! Aloha!

    • Camila Navarro

      Que legal, Lucia! Essa viagem literária, especialmente quando não podemos viajar de verdade, não é maravilhosa? É isso, os blogs são nossos refúgios sempre que precisamos. Beijos!

  7. Helder Ribeiro

    Parabéns, Camila!
    Espero que continue tendo ânimo para manter o blog no ar e continuar escrevendo, mesmo com a frequência menor acaba valendo a pena (falou quem não escreve tem uns 3 anos, hehehe).
    Abraços, rumo a maioridade!

    • Camila Navarro

      Helder, sei que você tem um motivo bem parecido com o meu para não escrever. rsrs

  8. Jalusa Endler de Sousa

    Parabéns Camila! Lindo saber que acompanho a tua trajetória de viagem ao redor do mundo pelos livros.
    Gratidão e sucesso cada vez mais.

  9. Camila!
    13 anos por aqui! Parabéns! Claro que vale a comemoração, num ano de tantas coisas acontecendo temos que comemorar nossos feitos.
    Passei por tantas fases junto com Viaggiando e continuo, afinal não desisti dos #198livros.
    Sabe que falar da morte do GReader traz até tristeza. O início do fim dos blogs.
    Nos conhecemos num blog e que bom que quer continuar por aqui. Entendo que falar de viagem, nesse momento, é o que menos da vontade. Mas o blog é seu, escreve o que tiver vontade.
    Beijos

    • Camila Navarro

      Carlinha, que bom te ter aqui até hoje! Verdade, a morte do Google Reader foi o começo do fim. Sem uma forma prática de acompanhar novos posts, fomos perdendo o hábito de ler pos blogs. Eu continuo aqui, nem que seja falando sozinha, realmente porque gosto de escrever, mas ultimamente o que falta é tempo. Beijos, querida!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.