198 Livros: Ilhas Marshall – Marshall Islands Legends and Stories

198 Livros - Ilhas MarshallPassados muitos anos desde que iniciei o Projeto 198 Livros, as ilhas do Pacífico continuam sendo meu maior desafio. Alguns países ainda são postergados porque não encontrei um livro disponível, mas até que as Ilhas Marshall foram uma exceção, pois logo cedo descobri a existência de Marshall Islands Legends and Stories. Para escolhê-lo precisei apenas flexibilizar um pouco os critérios de autoria, já que o livro traz histórias locais, mas coletadas e adaptadas por Daniel A. Kelin II, que é norte-americano e vive em Honolulu, no Havaí.

Marshall Islands Legends and Stories reúne 50 lendas e histórias orais narradas por 18 contadores de diversas ilhas e atóis. O prefácio e a introdução do livro trazem informações interessantes sobre o país e a tradição de contar histórias, que por si só falam muito sobre a cultura marshalesa. Eu não sabia nada sobre as Ilhas Marshall além de sua posição geográfica e não tinha ideia de que eram formadas por mais de mil ilhas. O número exato depende da altura da maré. Claro que eu também não conhecia a estrutura social formada pelos iroij (chefes), alap (chefes do clã) e rijerbal (trabalhadores), mas ela aparece tantas vezes ao longo dos textos que logo a gente se familiariza.

Marshall Islands Legends and StoriesAs narrativas são variadas. Algumas são consideradas verdadeiras, mas a maioria são lendas com enredos fantásticos, muitas vezes usadas para explicar a geografia local ou para demonstrar valores marshaleses. São recorrentes os temas da pesca e da falta de comida e a presença de demônios e filhos desobedientes. Se levássemos em conta apenas o que aparece no livro, teríamos a impressão de que a alimentação nas Ilhas Marshall é composta exclusivamente de peixes, frutos do mar, coco, fruta-pão (breadfruit) e pândano (pandanus), mas pelo que pesquisei esses itens continuam sendo a base da produção pesqueira e agrícola local, então as lendas não são de todo fantásticas.

Ao longo dos anos do projeto o que mudou muito foi meu olhar sobre o que leio. Digamos que minha capacidade de problematização tem aumentado com o tempo. Em Marshall Islands Legends and Stories algo que me incomodou muito foi a forma como  a mulher é retratada. Em quase todas as histórias elas são submissas aos homens e não são capazes de sobreviver sem eles, que aparentemente são os únicos que pescam. Se uma mulher fica viúva e não tem filhos capazes de pescar, ela passa a depender da ajuda alheia, geralmente outro homem. São poucas as mulheres fortes nas lendas, mas em compensação há muitas manipuladoras ou demônios.

Não quero dizer que devemos olhar o folclore local como representação fiel da sociedade, mas quando os próprios contadores deixam claro que a maioria das lendas têm um fundo moral e que elas retratam tradições que eles percebem com tristeza se perder, fica difícil separar a ficção da realidade. O fato de o livro trazer apenas 2 contadoras de histórias em meio a 16 homens para mim também indica que a relação entre os gêneros é mesmo desigual. Para piorar, ainda vieram as ilustrações do livro para colocar mais pulgas atrás da minha orelha: enquanto os homens são belos e fortes, as mulheres nas imagens parecem sempre demônios. Mesmo depois de pesquisar e descobrir que a sociedade é matriarcal, com a herança sendo passada pela mãe, essa sensação não se desfez. Com isso não quero dizer que não gostei do livro, são apenas percepções de alguém que reconhece que a desigualdade entre os gêneros é um problema mundial.

Na verdade gostei muito de ler Marshall Islands Legends and Stories! As histórias são divertidas e a leitura é super fluida. Há uma pequena apresentação de cada contador de histórias antes de suas narrativas e para mim talvez essas sejam as melhores partes do livro. Conhecer um pouco da vida de cada um e entender o que os leva a manter viva uma arte que está em extinção em grande parte do mundo me emocionou. E é justamente por perceber que as lendas podem ser esquecidas pela falta de interesse das novas gerações que eles entendem a importância de registrá-las. E nós, leitores do outro lado mundo, agradecemos!

Marshall Islands Legends and Stories foi publicado originalmente em em inglês, em 2013, pela Bess Press.

Saiba mais sobre o Projeto 198 Livros.

2 Comments

  1. Cristiane Xerez

    “Digamos que minha capacidade de problematização tem aumentado com o tempo.” – não chamaria de problematização, mas de enxergar as diferentes estruturas de poder e, consequentemente, as opressões. Também não consigo mais ler sem analisar mais profundamente o contexto/cenário. E realmente é impressionante como os supostos papéis da mulher e sua ligação com o mal/pecado se repetem nas várias culturas…

    • Camila Navarro

      Sim, é isso mesmo! Vejo o quanto evoluí nesse aspecto ao longo do projeto. Acho que eu sentiria até vergonha relendo alguns posts que escrevi há alguns anos… Mas que bom que a gente evolui, não é mesmo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.