198 Livros: Kiribati – Teaote and the Wall

198 Livros - Kiribati

Desde o início desse projeto, as ilhas do oceano Pacífico foram e continuam sendo meu maior desafio. São poucas as obras de autores locais traduzidas para o inglês e menos ainda as que se encaixam no padrão do romance ocidental. A literatura na região é marcadamente oral, então é mais fácil encontrar transcrições de contos e lendas, mas às vezes nem isso chega ao mercado global. Kiribati não fugiu à regra e me deu bastante trabalho. Acabei tomando uma decisão até então inédita no #198livros: ler um livro infantil! O escolhido foi Teaote and the Wall, da escritora Marita Davies.

Teaote and the Wall tem as crianças como público principal, mas garanto que a maioria dos adultos pode aprender muito com ele. Digo isso não só como leitora, mas também como uma mãe que sempre descobre coisas novas com os livros que lê para o filho. No caso de uma obra vinda de Kiribati, o aprendizado é ainda maior, pois a realidade do país é muito distante da nossa.

Teaote and the Wall - Marita DaviesO livro conta a história de Teaote, uma garota que constrói e reconstrói repetidamente um muro em frente à sua casa para protegê-la das ondas que avançam cada vez mais sobre a praia. Os vizinhos fazem o mesmo e ela e um amigo trabalham em conjunto em seus muros. O enredo aparentemente é muito simples, mas ganha um novo significado quando entendemos que as mudanças climáticas estão alterando a geografia das ilhas de Kiribati, ameaçando-as até mesmo de desaparecerem do mapa, literalmente.

Aqui em casa só isso já rendeu assunto para muitas conversas com meu filho. Aos 5 anos ele já é capaz de compreender o aquecimento global e o aumento do nível dos oceanos melhor do que muitos adultos. Um ótimo complemento ao livro é um vídeo que está no site da autora Marita Davies no qual conhecemos sua mãe, Teaote, que inspirou a protagonista de Teaote and the Wall. Saber que a história não é uma invenção, mas o retrato da vida de muitos kiribatianos nas últimas décadas deixa qualquer leitor emocionado.

A experiência de leitura nos convida à ação. Fica claro que a construção dos muros não é uma solução, pois as ondas avançam cada vez mais sobre as ilhas. Se nada for feito, estima-se que em 50 anos Kiribati deixe de existir. A esperança reside no esforço global para frear as mudanças climáticas, o que envolve sim ações individuais, mas principalmente medidas governamentais. Eleger representantes comprometidos com questões ambientais é a atitude mais importante que podemos ter no momento. O Brasil está muito longe das ilhas do Pacífico, mas tem um protagonismo muito grande nas mudanças, para o bem ou para o mal, que afetam a vida da população da região.

Teaote and the Wall foi publicado originalmente em inglês, em 2019, de forma independente. O livro foi ilustrado por Stacey Bennett. Eu comprei o livro diretamente com a autora.

Saiba mais sobre o Projeto 198 Livros.

2 Comments

  1. Cristiane Xerez

    Parece ser um livro maravilhoso de um assunto mais que urgente! Que bela descoberta!

    • Camila Navarro

      Oi, Cris! Um assunto tão urgente e que infelizmente o mundo parece estar ignorando, não é? =/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.