198 Livros: Costa do Marfim – Aya de Yopougon

198 Livros - Costa do MarfimAssim como Persépolis é quase unanimidade quando se pesquisa por literatura iraniana contemporânea, ao procurar por um livro costa-marfinense provavelmente o leitor também encontrará a indicação de uma série em quadrinhos: Aya de Yopougon, escrita por Marguerite Abouet e ilustrada por seu marido, Clément Oubrerie.

Aya de Yopougon conta a história de Aya, Bintou e Adjoua, três amigas que vivem no bairro de Yopougon, em Abidjã, a maior cidade da Costa do Marfim, na década de 70. Enquanto Adjoua e Bintou querem sair e namorar, Aya, aos 19 anos, está mais preocupada em estudar para ser médica. Como o próprio título da série indica, Aya é a personagem principal da história, mas a vida das amigas é muito mais interessante, literariamente falando, e são elas que protagonizam as situações mais divertidas, pelo menos no primeiro volume da série.

A informação de divulgação do primeiro volume e que também está na quarta capa do livro diz o seguinte:

“Esqueça tudo o que você já ouviu sobre a África, pois este é um livro que vai mostrar uma outra visão das pessoas que vivem por lá. Em Yop City (é assim que o pessoal chama o bairro de Yopougon), na Costa do Marfim, não se ouve falar de guerra civil, aids ou fome. O que se ouve são as confusões de três amigas, Aya, Bintou e Adjoua, que vivem os mesmos dilemas de tantas outras jovens de sua geração: garotos, festas e dúvidas sobre o futuro.”

Aya de Yopougon - Marguerite AbouetEu teria dificuldades em resumir o livro, mas esse parágrafo sintetiza bem a impressão que Marguerite Abouet me deixou após a leitura. Depois de ler quase todos os países africanos acho que minha visão sobre o continente não é mais tão estereotipada, mas percebi que o tema guerra perpassa a maioria das obras que encontrei ou escolhi para o Projeto 198 Livros. Aya de Yopougon de certa forma foi um respiro muito bem-vindo em meio a muitas histórias tristes, não só africanas, que leio normalmente.

Eu li apenas o primeiro e o segundo volumes da série e eles terminam de um jeito que nos obriga a ler o próximo em sequência. Eu tinha planejado ler apenas o volume 1, mas assim que o terminei comprei logo o 2. No segundo volume a família de Aya ganha protagonismo e novamente o final é uma revelação que nos deixa curiosos e ávidos por saber como aquela confusão será resolvida.

Eu bem queria ter emendado o terceiro, mas infelizmente ele ainda não foi publicado no Brasil e pelo jeito nem será, pois o sexto e último volume foi publicado na França em 2010. É uma pena, pois Aya de Yopougon é uma série muito interessante. A história é envolvente e as imagens a ilustram muito bem, trazendo cor e realidade à cidade.

Anos depois de ler Persépólis, eu continuo não sendo uma leitora assídua de quadrinhos, mas em geral minhas experiências com eles são sempre boas. Sem pensar muito, ouso dizer que Aya de Yopougon é meu preferido até o momento.

Aya de Yopougon, Volume I foi publicado originalmente em francês, em 2005, e no Brasil em 2009, pela editora L&PM. A tradução é de Julia da Rosa Simões.

Saiba mais sobre o Projeto 198 Livros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.