198 Livros: Santa Lúcia – Death by Fire

198 Livros - Santa LúciaQuando eu pesquisava por um livro de Santa Lúcia, apenas um nome aparecia. E não era qualquer um. A pequena ilha caribenha é terra natal de Derek Walcott, poeta laureado com o Nobel de Literatura em 1992. Mas eu insisti na procura de um romance contemporâneo e encontrei o livro Death by Fire, do escritor santa-lucense Anderson Reynolds.

Death by Fire conta a história de duas famílias: Felina e seu filho Robert e Christine e seu filho Trevor. As duas mulheres, apesar de vizinhas, não têm nada em comum além do fato de seus filhos se tornarem amigos inseparáveis. A história abarca passado e presente e assim conhecemos mais sobre os personagens e sobre o país em que vivem.

Felina teve uma infância marcada por tragédias e, após ser abandonada grávida por seu primeiro namorado, ela desconta em Robert toda a raiva que sente. O garoto, por sua vez, cresce sob abusos e flerta desde novo com a criminalidade. Já Christine é descendente de indianos, negros e brancos e teve uma vida um pouco menos difícil que Felina. Ela é linda e se aproveita do efeito que causa nos homens, mas na sua vida há pouco espaço para Trevor.

Death by Fire - Anderson ReynoldsO livro tem também um tom meio fantástico ao contar a história de Santa Lúcia. A ira dos deuses seria a responsável por várias tragédias que castigaram a ilha. Dois grandes incêndios que atingiram a capital Castries no século passado, por exemplo, seriam culpa da mudança da capital pelos franceses de Soufrière para Carènage. Tentaram despistar os deuses rebatizando Carènage de Castries, mas eles não seriam enganados tão facilmente.

“On the night of May 14, 1927, the gods of the land visited Castries with fire. The fire consumed seventeen city blocks, including the entire business sector. The whole town would have burnt down, but fortunately the gods of the sea took pity on the people, most of whom had nothing to do with moving the capital, and the sea stopped the fire. The gods left Castries furious, but there was nothing they could do. The sea was beyond their reach. So they bided their time, and on the night of June19, 1948, when the gods of the sea were away on vacation, the gods of the land poured vengeance on Castries as never seen before. Fire raged through Castries, burning to ashes four-fifths of the city. A young poet, upon walking the ruins of the city, coined the catastrophe “A City’s Death by Fire.””

“A City’s Death by Fire” é um poema de Derek Walcott sobre o incêndio de 1948. É fácil encontrá-lo na internet. Eu gostei de descobrir essa referência no livro! E também gostei de descobrir que muitos fatos históricos contados no romance de Anderson Reynolds realmente aconteceram.

Compondo a história dos personagens, a História de Santa Lúcia se descortina em Death by Fire mostrando que todos somos frutos do nosso tempo. E no caso de Felina, Christine, Robert e Trevor, assim como nos casos dos brasileiros, não há como desvincular suas histórias da colonização, escravidão e massacre dos povos originários. E nesse caldeirão houve ainda a imigração indiana, assim como em Trinidad e Tobago e outras ilhas caribenhas que viveram sob colonização britânica.

O livro acabou sendo uma bela surpresa para mim. E acho que não foi só porque eu não tinha grandes expectativas, mas sim porque ele me trouxe aquilo que eu sempre procurei no Projeto 198 Livros: um bom enredo e um pouco (ou muito!) da cultura e da História local. Objetivos atingidos!

Death by Fire foi publicado originalmente em inglês, em 2001, pela Jako Books.

Saiba mais sobre o Projeto 198 Livros.

2 Comments

  1. Cristiane Xerez

    Mais uma história que me interessou bastante! E esse livro foi bem do jeito que vc imaginou as leituras desse projeto. Bacana! Obrigada, Camila, por mais uma vez compartihar conosco suas experiências literárias.

    • Camila Navarro

      OI, Cris! Pois é, alguns livros se encaixaram direitinho nas minhas expectativas para o projeto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.