198 Livros: Quênia – Dust

198 Livros - QueniaEu ainda quero ler Um grão de trigo, romance do escritor queniano Ngũgĩ wa Thiong’o, publicado em 1967. Ele é quase uma unanimidade quando se procura por livros do Quênia, ainda mais que não há muitos no Brasil. Mas eu sabia que haveria outros momentos para lê-lo, então fui atrás de uma obra mais recente. Descobri então Dust, da escritora Yvonne Adhiambo Owuor, de 2014, que me parecia uma boa opção para o Projeto 198 Livros. Felizmente eu não me decepcionei!

Dust é um romance que abarca as últimas décadas na História do Quênia. O livro começa com o assassinato de Odidi Oganda num conflito com a polícia. Era dezembro de 2007 e a contestação do  resultado da eleição presidencial provocou uma crise no país e uma onda de conflitos e violência. Odidi vivia em Nairobi e naquele dia tinha decidido voltar para sua cidade natal, no norte do país. Mas, com sua morte, quem acaba voltando para casa é sua irmã Ajany. E o interessante é que ela estava morando no Brasil!

Dust - Yvonne Adhiambo OwuorAjany e Odidi eram muito próximos e a a situação acaba fazendo com que ela tenha a chance de se desvencilhar de uma situação muito complicada que estava vivendo em Salvador. Ajany retorna ao Quênia e ela e seu pai, Nyipir, levam o corpo de Odidi para casa, mas ao chegar lá ela se depara com um cenário desolador. A casa colonial em que a família vive está aos poucos desmoronando e sua mãe, Akai, além de não demonstrar nenhum afeto por ela, se desespera ao ver o corpo do filho e foge de casa. Em meio a esse caos, um visitante aparece: Isaiah Bolton, um inglês que estava em contato com Odidi e que está tentando reconstruir os passos de seu pai, desaparecido há décadas na África.

Aos poucos as camadas do romance vão se revelando e vamos conhecendo o passado de cada um dos personagens. Os destinos deles se entrelaçam, bem como se entrelaçam com a História do Quênia, país que conquistou sua independência do Reino Unido em 1963. Dust em suas menos de 400 páginas, consegue abordar colonialismo, independência e pós-colonialismo até os dias de hoje com maestria. Eu passei cerca de um mês completamente envolvida com essa história, que foi uma das minhas melhores leituras recentes. Com certeza ficarei de olho em outras obras de Yvonne Adhiambo Owuor, que eu espero ainda ver publicada no Brasil. E também quero ler outros autores quenianos. Dust, além de me entreter e me ensinar muita coisa, despertou ainda mais minha curiosidade sobre o país.

Dust foi publicado originalmente em inglês, em 2014, pela Granta Books. A edição que li é da Vintage Books, também de 2014.

Saiba mais sobre o Projeto 198 Livros.

2 Comments

  1. Cristiane Xerez

    Nossa, como gostei dessa história! Espero que tenhamos uma versão em português em breve.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.