198 Livros: Gâmbia – Reading the Ceiling

198 Livros - Gâmbia

Na reta final do Projeto 198 LIvros eu percebi que a metade dos países que eu ainda tinha que ler eram africanos. Eu tive dificuldade em encontrar livros de alguns deles, é verdade, mas o principal motivo foi o tamanho da África mesmo. Mas agora eu nem me lembro por que a Gâmbia ficou para o final. Deve ter sido por mero acaso mesmo, pois facilmente encontrei um livro de uma autora gambiana: o romance Reading the Ceiling, da escritora Dayo Forster.

Reading the Ceiling conta a história de Ayodele, uma garota que está prestes a completar 18 anos e sente que enfim se tornará uma mulher adulta. Até o momento ela vive com a mãe e as irmãs gêmeas mais novas, mas muitas mudanças estão por vir. Ela deve entrar na faculdade e se mudar de Gâmbia, mas para que o amadurecimento seja completo ela decide, contrariando todas as recomendações da mãe, que precisa perder a virgindade.

“Soon, I’ll be leaving home, no longer a child. Like everyone else who wants to go to university, I have to go abroad. My mother’s headmistress salary doesn’t go far – Ma can’t afford to pay overseas fees, so I’ve applied for scholarships. The Senegalese government may pay my fees at the University of Dakar, or the British Council my place at the University of London. I cannot control where I’ll end up studying, but at least I will have a say in something else today – the who, the where, the when.”

O grande problema é apenas escolher com quem. E ela faz uma lista de três possíveis pretendentes. O primeiro é Reuben, a escolha mais segura. Ela não morre de amores por ele, mas sabe que ele gosta dela, então pode ser sua opção caso as outras deem errado. O segundo é Yuan Chen, seu gentil amigo de longa data e para quem ela recentemente começou a olhar com outros olhos. O terceiro é Frederick-Adams, o pai de sua melhor amiga, alguém que ela acha que conseguirá lhe ensinar rapidamente o que ela precisa saber.

Reading the Ceiling - Dayo ForsterEntão Ayodele sai para dançar com as amigas e a história a partir daí se divide em três caminhos, dependendo do que ela decide naquela noite. A sua escolha trará diferentes consequências para sua vida e nós acompanhamos as três versões da história que se desdobram a partir dela.

Mas algumas coisas não mudam. Independentemente de suas ações na noite de aniversário, ela receberá a carta informando que conseguiu a bolsa de estudos para estudar na Inglaterra. O que muda é que algumas consequências da fatídica noite poderiam impedi-la de aceitá-la. E muitas outras coisas também são alteradas: amor, relacionamentos, carreira, família… Mas quase tudo apenas em relação à sua própria vida, pois suas decisões não seriam capazes de evitar, por exemplo, a morte de uma pessoa querida.

Além do enredo, que eu achei bem desenvolvido, gostei de acompanhar a vida de jovens mulheres na Gâmbia contemporânea, mais ou menos como em Aya de Yopougon, o quadrinho de Costa do Marfim que li no projeto. Foi mais uma vez interessante observar também a vida de um expatriado africano na Europa, situação vivida pela própria autora. E alguns outros temas, como o conflito de gerações, são universais. Em qualquer dos três caminhos apresentados no livro, diferentes camadas desses assuntos são desdobradas.

Em seu site, Dayo Forster conta um pouquinho sobre a ideia e concepção de Reading the Ceiling e eu gostei muito de saber que, após a pergunta de um amigo ter despertado a ideia para uma história, ela recorreu à matemática para desenhar a árvore de caminhos. Eu, formada em Engenharia Elétrica e amante das letras, adorei saber!

Reading the Ceiling foi publicado originalmente em inglês, em 2007, pela editora Simon & Schuster.

Saiba mais sobre o Projeto 198 Livros.

2 Comments

  1. Cristiane Xerez

    Nossa! Adorei essa proposta de “desenhar a árvores dos caminhos”. Acho que ler esse, mesmo em inglês. Obrigada mais uma vez, Camila, por dividir conosco suas experiências literárias.

    • Camila Navarro

      Sei que autora não foi a primeira a ter essa ideia, mas achei bem legal a influência da matemática no projeto dela.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.