198 Livros: Nauru – Stories from Nauru

198 Livros - NauruTem país que me deu trabalho no Projeto 198 Livros. E tem Nauru. Diferentemente de outros países complicados, como Palau, para o qual eu não encontrava nenhum livro, de Nauru desde o inicio eu já sabia o que poderia ler: Stories from Nauru. Foi o único livro que encontrei, é verdade, mas pelo menos ele existia. Bastava comprá-lo. Mas como eu estava enganada!

Eu tentei comprar Stories from Nauru em tudo que é loja online de livros novos ou usados que encontrei mundo afora. Mandei email para a universidade que o publicou e também para outras do Pacífico. Entrei em contato com bibliotecas em que ele constava no catálogo na esperança de conseguir um empréstimo digital. Tentei solicitar cópias do outro lado do globo que viessem até mim pelo correio. E nada! Eu já estava desesperada. Se eu não terminasse o projeto, seria culpa de Nauru! Então, por acaso, descobri uma saída.

Na busca por mais informações sobre o livro eu sempre acaba voltando à sua pagina no Google Books. Lá eu conseguia ver a ficha catalográfica, o sumário e até podia ler o primeiro conto (The Origins of Nauru, de Ben Bam Solomon). Aí comecei a pesquisar o nome dos outros contos aleatoriamente e encontrei um deles reproduzido em outro site. E logo descobri que, pesquisando por partes específicas, o Google Books me permitia visualizar páginas diferentes do livro. Mas tinha uma pegadinha: eu só tinha acesso a novas páginas a cada 2 ou 3 dias. E assim fui, aos pouquinhos, montando esse quebra-cabeça, conto por conto. Felizmente o livro, incluindo a capa, tem apenas 25 páginas!

A foto do livro no kindle é apenas simbólica. Eu transferi a imagem de capa para ele apenas para ter uma forma de fotografá-lo para o post. Infelizmente, ele não está disponível em versão digital, mas bem que eu gostaria que estivesse!

Stories from NauruStories from Nauru é fruto de uma oficina de escrita que aconteceu no campus da University of the South Pacific em Nauru em 1990. O objetivo da oficina era incentivar os nauruanos a registrar seu folclore e a construir uma literatura nauruana. Acredito que eles conseguiram o que desejavam. O livro traz contos com diferentes temáticas que variam de lendas locais a assuntos cotidianos. Há tanto textos ficcionais quanto autobiográficos ou históricos.

Eu gostei da variedade dos contos e também do fato de haver uma boa proporção entre os autores. São quatro homens e três mulheres, o que conferiu à coletânea uma multiplicidade de olhares que não encontrei em outras obras parecidas.

Um dos assuntos abordados no livro é a exploração de fosfato na ilha e para entender um pouco mais sobre isso e sobre o país eu recomendo um post da Lucia Malla: O laboratório Nauru.

Com Nauru eu encerrei mais uma etapa da minha volta ao mundo literária. Essa foi minha última escala na Oceania. E como as ilhas do Pacífico me deram trabalho! Mas assumo que foi uma experiência muito gratificante ler os livros dessa região. Já tenho mais esperando por mim na estante!

Stories from Nauru foi publicado originalmente em inglês, em 1991, por Institute of Pacific Studies/The University of the South Pacific.

Saiba mais sobre o Projeto 198 Livros.

2 Comments

  1. Cristiane Xerez

    Nossa, Camila, que aventura foi conseguir ler esse livro. Adorei o modo como vc solucionou o problema. Conheço tão pouco os países da Oceania… Seu rpojeto me proporciona conhecer tantas coisas bacanas… Muito obrigada!

    • Camila Navarro

      Juro que eu achei que não iria conseguir, mas dessa vez foi o jeitinho que ma salvou!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.