198 Livros: Palau – Grandpa and the Baby Sea Turtles

198 Livros - PalauQuem acompanha o Projeto 198 Livros desde o início sabe que Palau me deu trabalho durante muitos anos. Ele foi um dos primeiros países que sorteei  e desde então eu procurava algum livro de lá. Desisti de ler uma obra de prosa quando descobri a poeta Hermana Ramarui. Eu tentei comprar seu livro The Palauan Perspectives, de 1984, em tudo que é canto dessa internet, mas sem sucesso. Até que um dia, pesquisando mais uma vez seu nome, encontrei a notícia sobre a publicação de um livro infantil de uma escritora de Palau disponível para venda. Depois da experiência bem sucedida com Kiribati, resolvi tentar.

Grandpa and the Baby Sea Turtles tem a autoria de Bola Majekobaje e ilustrações de Heather Ketebengang. Na época ambas eram membros da Palau Conservation Society, uma organização fundada em 1994 por um grupo de palauanos com a finalidade de conservar a natureza e a biodiversidade únicas de Palau. Ele está disponível em meio digital, mas edições físicas foram impressas em Palau para distribuição à população. E Hermana Ramarui, a maior poeta palauana e que eu tanto quis ler, participou da tradução do texto, que é bilíngue (inglês e palauano).

Grandpa and the Baby Sea TurtlesO livro conta a história de um garoto que numa noite acompanha o avô na  tentativa de capturar uma tartaruga. Mas o menino fica desconfortável, pois aprendeu na escola que as tartarugas são nossas amigas. A princípio o avô não quer nem saber das reclamações do neto e se apega às tradições, mas,  após terem uma surpresa na praia, ele percebe a importância de conservar as espécies ameaçadas. O livro é curtinho e acho que passa bem a mensagem que se propõe a contar para adultos ou crianças.

Eu gostaria de ter lido uma obra mais complexa de Palau, mas encontrar esse livro infantil já foi uma sorte. Consegui ler apenas um longo poema de Hermana Ramarui, Freedom, cujas imagens encontrei no twitter. E estou com muita vontade de ler a recente coletânea Indigenous Pacific Islander Eco-Literatures, da qual ela faz parte e cujo tema muito me interessa, mas não há versão digital do livro e a edição física ainda está muito cara. Mas continuo acompanhando notícias das Ilhas do Pacífico e o fim do Projeto 198 Livros não é motivo para eu parar de ler a região.

Grandpa and the Baby Sea Turtles foi publicado originalmente em inglês e palauano, em 2020, pela Majek International. O texto é de Bola Majekobaje e as ilustrações de Heather Ketebengang.

Saiba mais sobre o Projeto 198 Livros.

3 Comments

  1. Pingback: 198 Livros: Nauru - Stories from Nauru - Viaggiando

  2. Cristiane Xerez

    Como bióloga, já me interessei bastante por esse livro =) Espero que vc tenha novas experiências com a literatura de Palau em breve.

    • Camila Navarro

      Continuo acompanhando pelo menos o preço da antologia de escritores indígenas do Pacífico. Tô só esperando um preço mais razoável. =)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.