198 Livros: Honduras – Don’t Be Afraid, Gringo

198 Livros - HondurasEu já não lembro se cheguei a procurar um livro de Honduras. E nem mesmo onde vi a indicação de Don’t Be Afraid, Gringo: A Honduran Woman Speaks from the Heart: The Story of Elvia Alvarado. Talvez tenha sido num post da Aisha Esbhani, mas eu não tenho mais conta no facebook para verificar. Não sei onde foi, mas de qualquer forma fico grata pela dica. Conhecer essa história foi uma experiência e tanto.

Don’t Be Afraid, Gringo é um trabalho conjunto de duas mulheres: Medea Benjamin e Elvia Alvarado. Medea é uma ativista política estadunidense. Na década de 80 ela acompanhou Elvia em Honduras por um tempo e transformou as muitas horas de entrevistas que conduziu nesse livro. Ela editou e traduziu os relatos de Elvia do espanhol para o inglês e deu eco a uma voz muito potente que, 40 anos depois, ainda precisa ser ouvida mundo afora.

Elvia Alvarado é uma ativista de direitos humanos hondurenha. Ela nasceu em 1938 num contexto rural de pobreza e violência doméstica. Estudou pouco e teve que trabalhar desde cedo. Sofreu abandono paterno e materno. Aos 15 anos, quando morava com o irmão mais velho, ficou grávida. Fugindo da fúria do irmão, foi procurar emprego em Tegucigalpa, a capital de Honduras. Conseguiu trabalhar como cozinheira em uma casa, mas só até o bebê nascer. E lá foi ela embora de novo, com o bebê nos braços, morar com uma irmã no interior. Poucos anos depois, já com três filhos, voltou para Tegucigalpa em busca de trabalho e lá acabou se casando com Alberto, com quem teve mais três filhos.

Conhecer os primeiros anos da vida de Elvia já nos mostra quão machista era o mundo em que vivia. Se a mulher engravidasse fora de um casamento, era normal que o pai não assumisse nenhuma responsabilidade pela criança. E até mesmo as mulheres achavam isso normal. O pior é pensarmos que na prática isso ainda acontece o tempo todo ao nosso redor, décadas depois.

Don’t Be Afraid, Gringo - Elvia AlvaradoPor entender tão bem os percalços da maternidade, Elvia se engajou em um grupo de mães da igreja católica que frequentava e que ajudava crianças desnutridas. Foi quando ela descobriu uma veia ativista e seu conhecimento e seus ideais foram crescendo. Ela sabia o quanto a vida das mulheres no campo era difícil e voltou os olhos das pessoas para lá. O apoio da igreja acabou quando ela propôs ensinar as mulheres a produzirem comida, em vez de simplesmente levar doações. Foi então que ela e outras companheiras criaram a FEHMUC – Federación Hondureña de Mujeres Campesinas. O marido não aceitou suas novas ocupações e eles se separaram.

Elvia se tornou uma ativista campesina na prática. No trabalho com a FEHMUC ela percebeu a necessidade da reforma agrária e se juntou a movimentos que reivindicavam o direito à terra, uma espécie de MST local. Muitas vezes, ela era a única mulher lutando ao lado dos homens. Mesmo não conhecendo nada além das fronteiras de Honduras, ela constatou a interferência dos Estados Unidos em seu país. Suas lutas e denúncias incomodavam os políticos e poderosos e por isso Elvia foi presa e torturada diversas vezes. A História recente de Honduras segue uma cartilha conhecida: em 1963 um golpe militar depôs o presidente eleito que tinha ideias que contrariavam a oligarquia do país. Nada que a gente não conheça, não é mesmo?

Confesso que eu fiquei obcecada pela história de Elvia Alvarado, mesmo que sua vida possa ser semelhante à de muitas outras mulheres latino-americanas. Ou talvez meu fascínio venha justamente daí. Me desculpem pelo post enorme, mas seria impossível mostrar a grandiosidade dessa mulher sem contar um pouco de seu passado. E olha que eu resumi bastante! O mini documentário Elvia: The Fight for Land and Liberty (em inglês), de 1988, faz o mesmo que eu, mas traz entrevistas com ela. Recomendo!

Don’t Be Afraid, Gringo foi publicado originalmente em inglês, em 1987, pelo Institute for Food and Development Policy. Em 1989 a Harper Perennial também o publicou. A edição e tradução dos relatos de Elvia Alvarado para o inglês são de Medea Benjamin.

Saiba mais sobre o Projeto 198 Livros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.