198 Livros: Níger – Tina Shot Me Between the Eyes

198 Livros - NígerEncontrar um livro do Níger quase se tornou uma tarefa difícil. Mas só depois de reforçar nas pesquisas que eu realmente estava interessada na literatura nigerina e não na nigeriana, claro. Quem me salvou de mais uma busca infrutífera foi Antoinette Tidjani Alou, uma escritora de origem jamaicana que há 30 anos vive em Niamei, capital do Níger. Ela escreve em inglês e francês e um de seus livros, Tina Shot Me Between the Eyes, felizmente foi escrito em inglês. Além disso, ela é pesquisadora de literatura nigerina e tudo isso a classificava brilhantemente para representar o país no Projeto 198 Livros.

Tina Shot Me Between the Eyes é uma coletânea de contos. São 15 histórias curtas, mas que ainda assim dizem muito em poucas páginas. O primeiro é o que dá nome ao livro e ele já começa de forma inusitada: “Tina shot me between the eyes. I should have come, but I had not.” A partir daí o narrador nos conta sobre seu relacionamento com Tina desde o início até o momento em que ela o mata com um tiro. Será que Antoinette é mais uma fã do Brás Cubas de Machado de Assis?

Tina Shot Me Between the Eyes - Antoinette Tidjani AlouA maioria dos contos é ambientada na África, e não só no Níger, mas há também cenas na terra natal da autora. E mesmo assim não poderíamos ignorar a relação do continente com a Jamaica, ou melhor, com as Américas. Os personagens são diversos, com diferentes idades, gêneros, origens e classes sociais. Eles falam de maternidade, religião, violência, escravidão, desigualdade de gênero… Eu não disse que os contos eram curtos, mas densos?

“It was no ordinary Sunday. In fact, it was Saturday evening, and soon it would be time for anticipated Sunday Mass. As canon law allowed it to be Sunday after 6 p.m. on Saturday, Mina and other parishioners of Our Lady of Perpetual Help in Niamey could go to Sunday Mass on Saturday evening, sleep in on Sunday morning, and devote the rest of Sunday to non-ecclesial pursuits. With three young daughters who blessed her heart but drained her energy, Mina found anticipated Sunday Mass very convenient”

Ao final do livro, Antoinette Tidjani Alou agradece Ellen Banda-Aaku pela mentoria na residência literária em que, pelo que entendi, Tina Shot Me Between the Eyes ganhou forma. E Ellen Banda-Aaku é mais uma escritora que eu li no projeto, na vez de Zâmbia. Adoro descobrir essas conexões! E adorei ainda mais descobrir tantas autoras africanas maravilhosas que expandiram consideravelmente meu repertório de leitora.

Tina Shot Me Between the Eyes foi publicado originalmente em inglês, em 2017, pela editora Amalion.

Saiba mais sobre o Projeto 198 Livros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.