Islas Flotantes de los Uros

Islas Flotantes de los Uros É verdade que o Lago Titicaca é mais bonito no lado boliviano. Realmente não há como comparar as lindas paisagens vistas em Copacabana e na Isla del Sol com nenhuma outra. Mas, ao mesmo tempo, só no lado peruano podemos conhecer uma atração única, impossível de se encontrar na Bolívia ou em qualquer outro país além do Peru: as Islas Flotantes de los Uros. São elas que fazem com que uma parada em Puno sempre valha a pena, mesmo para quem não gosta da cidade (o que não foi nosso caso). Foram as ilhas que nos motivaram a ir a Puno, então no nosso segundo dia na cidade fomos conhecê-las. O passeio é vendido por diversas agências e não é preciso reservar com antecedência. Na hora marcada é só chegar ao cais e embarcar.

Caminho para as Islas

As Islas Flotantes são artificiais e foram construídas, originariamente, pelos Uros, povos que habitavam a região na era pré-colombiana. Na verdade não há muitas informações sobre quando e porque esses povos migraram para as ilhas, o que ouvimos foram várias teorias diferentes. Hoje os Uros são uma etnia extinta e os povos que habitam as ilhas são descendentes dos índios aimaras. As ilhas são construídas com uma planta que cresce nessa região do Lago Titicaca: a totora, esse “matinho” que a gente vê crescendo na água na foto aí em cima. Além de ser a matéria-prima das ilhas, a totora é usada na confecção de utensílios, artesanato e barcos e suas raízes ainda são comestíveis. Chegar às ilhas é como ser transportado a outro mundo. De longe a gente já vê as mulheres com suas roupas coloridas nos recepcionando.

Islas Flotantes de los Uros
Islas Flotantes de los Uros
Islas Flotantes de los Uros

Pisar na ilha é uma experiência única. No início dá até um pouquinho de medo de andar meio sem jeito sobre aquela coisa flutuante e balançá-la. :-)

Islas Flotantes de los Uros

Assim que chegamos, o guia nos deu uma aulinha sobre história e construção das ilhas, com a ajuda de uma moradora, que nos mostrou, em miniatura, como tudo acontece.

Islas Flotantes de los Uros

Na foto abaixo dá pra ver que realmente não há nada sob as ilhas! Elas são “amarradas” à vegetação que cresce no lago para que se mantenham fixas. Caso contrário, elas realmente flutuariam!

Islas Flotantes de los Uros

As principais fontes de renda dos moradores são a pesca e a venda de artesanato. Primeiro a gente teve um tempinho para conhecer a ilha, conversar com os moradores e fazer umas comprinhas. Impossível sair de lá com as sacolas vazias!

Islas Flotantes de los Uros
Islas Flotantes de los Uros

Depois fomos conhecer mais uma ilha e nossa condução foi um barco de totora típico. Assim como todo o passeio, essa parte é imperdível!

Barco de totora

Além de serem “reformadas” periodicamente, as ilhas não são permanentes. Seu ciclo de vida dura aproximadamente 50 anos e depois desse tempo os moradores devem construir uma nova ilha com a ajuda de outras pessoas da comunidade. Em cada ilha vivem mais ou menos 4 famílias. Hoje existem cerca de 40 ilhas, porém esse número está diminuindo a cada dia. As novas gerações querem uma vida diferente, querem estudar, trabalhar e morar em grandes cidades. Hoje a comunidade já conta com uma escola e com placas solares para que as crianças tenham acesso a educação e comunicação. Assim, quando crescerem elas poderão escolher se querem seguir os costumes dos pais ou outro caminho.

Crianças das Islas Flotantes de los Uros

Leia também: As Crianças Uros Vão à Escola?

32 Comments

  1. Deborah Hodara

    Camila, estou indo em julho com meu marido e três filhos. Vc acha q é possível (e mais barato) deixar para reservar os passeio um dia antes? Temos intenção de fazer o lago Titicaca e montanha das 7 cores. Obrigada.

    • Camila Navarro

      Deborah, possível acho que é sim. Foi o que fiz. Quanto ao preço, não sei te dizer se ele varia.

  2. Camila, eh viavel chegar a Puno pela manha, fazer o passeio a Los Uros a tarde e entao partir a noite para Cuszco? Caso seja possivel, existe lock para mala na rodoviaria?
    Estou amando seus posts….minha vontade de fazer Bolivia e Peru so aumentam :)

    • Vanessa, eu fiz essa viagem há muito tempo (quase 6 anos!), então não me lembro de muitos detalhes. De qualquer forma, como dormi duas noites em Puno, não reparei se havia onde guardar a mala. Pode até ser que seja possível, mas eu acho meio arriscado tentar fazer tudo no mesmo dia. Se você vier de Copacabana, a viagem até Puno dura umas quatro horas, então você chega lá no mínimo por volta de meio-dia. Você pode olhar se alguma empresa faz o passeio à tarde, mas qualquer atraso na viagem poderia estragar seus planos. O melhor seria chegar a Puno num dia, fazer o passeio no outro e pegar o ônibus para Cuzco à noite, assim não tem erro!

  3. Muito boa sua reportagem!!
    amei as fotos tambem!!
    Parabens

  4. Mel, nós não pegamos dias quentes, não… rsrs Mas os nossos casacos não são impermeáveis. Inclusive esse é um item que está na minha lista de compras para a próxima viagem, para onde quer que seja. O pessoal fala bem da Decathlon para esse tipo de roupa.

  5. Camila, sabe o que reparo em todas as fotos? rsrsr o casaco de vcs!! é parecido e parece ser de uma forma que nao molhe ne? aonde vcs compraram??? pelo visto serviu pra dias quentes e dias frios!!! beijaao

  6. Porque eles moram nessas ilhas artificiais e não na beira da lagoa?

  7. Sem comentários !!
    Apenas posso dizer que, se existe PARAÍSO,
    é neste lugar !!

    Simplesmente MARAVILHOSO !!

  8. Oi Camila, conheci seu blog hoje. Sou professora da 4ª série da Rede Pitágoras de Ensino e a próxima aula de Geografia é sobre os Uros. Durante minha pesquisa, li o comentário do Breno de MG e gostei muito do comentário dele.Parabéns pelo blog.

  9. Oi, Gleison! Espero que você tenha conseguido tirar total! E que bom que meu blog te ajudou! :)

  10. Adorei as informações sobre os Uros, me ajudaram bastante a fazer meu para-casa. Também estudo no Pitágoras e minha professora é exigeeeente, tenho certeza que ela vai me dar total,pois caprichei na atividade. Estudo em Carajás, no Pará.

  11. eee para uma pesquisa para sala

  12. Oi, Rafa e Mel! Que bom que gostaram! :) As ilhas são mesmo espetaculares. E olha que as fotos não conseguem transmitir tudo o que vi por lá! ;)

  13. Oi, Bruna! Então seu avô é boliviano? Que legal! Eu estive na Bolívia também, em La Paz e Copacabana. Se você quiser ler, é só clicar na barra aqui ao lado, em Viagens Bolívia. Beijos!

  14. Gostamos do seu trabalho.Fotos lindas!Também estamos pesquisando para a escola da Rede Pitágoras.E ainda precisamos dos habitos de higiene e alimentares dos Uros.

  15. Não, Camila, eu já conseguir fazer o trabalho só com as informações desse blog.Eu acho que era o sono que não deixou eu prestar atenção, porque hoje eu acordei ás 6:30 pra fazer o trabalho e consegui juntar todas as informações e formular uma resposta.Seu blog é d+! Virei fã!Eu sou doida por viagens, outras culturas e etc, por isso encaixei perfeitamente.Quem me ensinou a gostar assim foi o meu vô que é boliviano e fica contando histórias, por isso amei esse post porque o lago Titicaca tem uma parte que é na Bolívia, e é bom saber como é o jeitinho da Bolívia.
    bjs

  16. Bruna, acho que talvez eu não tenha mesmo a resposta para todas as perguntas do seu trabalho. Aqui eu apenas conto um pouquinho do que vi quando estive nas ilhas dos Uros. Espero que meu texto possa te ajudar a entender um pouquinho mais desse povo tão diferente! :)

    Beijos!

  17. Oi, Ana Luiza! Conhecer culturas diferentes é mesmo muito interessante. Por isso eu gosto tanto de viajar! ;) Beijos!

  18. Oi, Camila, eu também sou da rede pitágoras estou no 5° ano e estudo no colégio Santa Teresinha.Eu estou estudando sobre os Uros e tenho não presto muita atenção no que eu leio de vez em quando(mas quando presto atenção não paro de ler um segundo!)e ainda não encontrei as respostas do que se pede na apostila, estou vendo que vai ser muito difícil conseguir fazer esse trabalho direitinho, porque estudar com o Pitágoras e num colégio católico ao mesmo tempo exige muito da gente.Vou tentar ler o texto mais umas 4 vezes, aí eu consigo =]

  19. Oi Camila, sou Ana Luiza de Divinópolis Mg, estou na 4ª série da rede Pitágoras, adorei conhecer este modo totalmente diferente de vida, e com sua ajuda pude fazer o meu trabalho.

    Beijos

  20. Oi, Ale! Realmente a pesquisa envolveu os alunos! E o mais legal é que as apostilas são utilizadas em todo o Brasil, então o assunto está sendo discutido de norte a sul. Adorei saber que meu blog pôde ajudá-los a conhecer um pouquinho mais sobre os Uros, que são povos realmente fascinantes! Depois me conte o que a galerinha achou! ;)

    Beijos!

  21. oiiiiiii! Eu sou a pro Ale e voltamos as aulas esta semana, tambem trabalho com o material pitagoras, estou pesquisando com os meus alunos da 4ªserie sobre os uros, adorei as fotos e o texto ,na proxima semana vou apresentar para a galerinha.Achei super legal que as pesquisas estao envolvendoo uma galera. obrigada pela colaboraçao. bjs. prof. ale

  22. Margarida, também espero que seja possível! Ir à Europa e ainda poder falar português é muito convidativo! ;)

    Carol, essa tranquilidade só aconteceu mesmo nas Ilhas. Em Cuzco o assédio é assustador!

  23. Tranqüilidade: isso faz uma grande diferença no passeio. Assim a gente se sente mais a vontade e aproveita o momento! Duro é ter que ficar se esquivando desse tipo de importunismo em viagens…daí dá uma vontade de sair correndo…

  24. Camila

    Continuo seguindo suas aventuras aí desse lado do Atlântico,tão longe da minha realidade!!
    Estou esperando a minha oportunidade para fazer uma viagem bem grande aí na América do Sul!

    Fiquei contente por saber que a sua amiga vem para a universidade do Porto!!Se vier visitá-la não pode deixar de vir a Coimbra…é apenas a 100 km.A maneira mais fácil de vir até cá é de comboio… apenas 1 h de viagem e tem vários por dia!

    Beijos
    Ps:Fico esperando!

  25. As ilhas são mesmo unanimidade, não há como não se impressionar.

    Carol, eles realmente não importunam os turistas. As mulheres ficam sentadas com seu artesanato e quem quer se aproxima para comprar. E o preço é negociado, primeiro elas perguntam quanto achamos que o produto vale. E se não rolar a negociação, não tem problema!

    Beijos!

  26. As ilhas são mesmo fascinantes, tem até um hotel-lodge para os mais aventureiros passarem a noite!

  27. Camila,

    Que legal essa parte da viagem… eu particularmente adoro visitar essas culturas e costumes típicos.
    Achei realmente impressionante o mode de vida deles. Percebi também que o povo não importunam os visitantes, pois vocês pareciam bem à vontade.

    Beijos

  28. A visita aos Uros tem mesmo uma atmosfera de sonho… É quase inacreditável que eles tenham conseguido preservar esse estilo de vida, mesmo que de certo modo o tenham transformado em mais um atrativo para turistas… Nesse caso acho que os fins justificam os meios!

  29. Oi Camila, adorei as fotos, tenho uma amiga que foi para essas ilhas também, cada foto bacana, muito legal!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.