City Tour em Cuzco

Qorikancha A melhor forma de se conhecer os sítios arqueológicos nos arredores de Cuzco é através do City Tour. É possível contratar o passeio em qualquer agência de viagens ou mesmo nos hotéis ou albergues. Os preços são mais ou menos iguais, então vale a pena pegar a dica com alguém sobre alguma empresa ou guia. Nós fomos com a Inca World Perú e pagamos 20 soles por pessoa (valores em maio de 2008). Pra ser sincera, não ficamos muito satisfeitos com o serviço deles.

Apesar do nome, a maioria das atrações visitadas no City Tour estão localizadas fora da cidade, nas proximidades de Cuzco. São quatro os sítios arqueológicos visitados: Saqsaywaman, Qenqo, Pukapukara e Tambomachay. Além disso, costumam estar incluídas também as visitas ao Qorikancha e à Catedral. É muita coisa para ser vista em pouco tempo e quem faz o passeio à tarde ainda conta com a falta de luz natural no fim do dia. Por isso, se possível, faça o City Tour na parte da manhã! E se certifique de que o enfoque do seu guia será nos sítios arqueológicos e não dentro da cidade.

O ônibus nos buscou às 14h no hotel e alguns minutos depois estávamos no Qorikancha, o maior templo construído pelos incas em Cuzco, dedicado ao Sol, e uma das atrações mais interessantes da cidade. O antigo templo religioso foi parcialmente destruído pelos espanhóis, que transformaram o local no Convento de Santo Domingo. A entrada para o Qorikancha não está incluída no Boleto Turístico e custa 10 soles.

Qorikancha

QorikanchaA “parte espanhola” da construção já mereceria uma visita. O convento foi construído sobre o templo inca no século XVI e bastante abalado pelos terremotos de 1650 e 1950.

QorikanchaQorikancha

QorikanchaMas, sem dúvida, a grande atração são os templos incas. As pedras perfeitamente encaixadas, as paredes inclinadas, a simetria das janelas são incomparáveis. E tudo à prova de terremotos! Dizem que essas paredes eram recobertas de lâminas de ouro no tempo dos incas e que nos vãos das paredes eram colocadas estátuas representando as divindades, também em ouro puro. É claro que tudo foi derretido pelos conquistadores…

QorikanchaQorikanchaQorikancha Dali partimos para a visita à Catedral. Como já havíamos visitado a igreja pela manhã durante as cerimônias religiosas (de graça), preferimos não pagar os 25 soles de entrada e ficamos esperando nosso grupo do lado de fora. Achei desnecessário incluir a Catedral no City Tour em Cuzco. Com tanta coisa para vermos, gastar cerca de uma hora ali foi bastante perda de tempo. A Catedral pode ser visitada facilmente, a qualquer hora, por qualquer um que passe pela Plaza de Armas. Seria melhor pelo menos deixar a Catedral para o fim do passeio, já que nos sítios arqueológicos a luz natural é imprescindível. Acho que esse foi um dos pontos negativos do passeio que contratamos. Por causa disso chegamos em alguns sítios quando já não conseguíamos enxergar mais nada.

Para visitar os sítios arqueológicos é necessário possuir o Boleto Turístico, pois em alguns deles pode não ser possível comprar a entrada na hora. Não sei o porquê, mas em nenhum deles tivemos que mostrar os nossos boletos. De qualquer forma, é mais seguro levá-lo.

A primeira parada foi em Saqsaywaman. Provavelmente esse era mais um complexo religioso inca, apesar de haver quem defenda que se tratava de uma fortaleza. Infelizmente, hoje restam apenas fragmentos desse monumento, grande das parte das pedras foram retiradas e aproveitadas na construção de casas e igrejas em Cuzco.

 Saqsaywaman Saqsaywaman

 SaqsaywamanÉ difícil mostrar a magnitude do lugar em fotos. As pedras que formam as paredes das ruínas são enormes e pesam toneladas. Ainda hoje Saqsaywaman é um centro religioso para os peruanos. Todo ano, no dia 24 de junho, é lá que é celebrado o Inti Raymi, ou a Festa do Sol, marcando o solstício de inverno.

 Saqsaywaman SaqsaywamanO segundo sítio arqueológico que visitamos foi Qenqo, que é, na verdade, um labirinto esculpido nas pedras. Acredita-se que em Qenqo eram realizados sacrifícios de lhamas. Infelizmente, as fotos da possível mesa de sacrifícios, no meio das pedras, ficaram muito escuras.

QenqoQenqoQenqoNo caminho para Tambomachay, avistamos Pukapukara, que significa Forte Vermelho. Como nosso guia calculou mal o horário, nem pudemos descer, só avistamos da janela do ônibus.

Pukapukara

Por último, chegamos a Tambomachay, ou El Baño del Inca, local destinado pelos incas ao culto da água. Nem sei como conseguimos tirar essas fotos, nós mesmos não enxergamos nada disso pessoalmente, pois quando chegamos lá já havia escurecido. Sem contar que fazia muito frio. Ainda bem que a máquina deu conta do recado!

 Tambomachay

 TambomachayVeja todos os posts da nossa viagem por Bolívia e Peru.

12 Comments

  1. Oi, Renato! Então você fala sobre meus dois assuntos favoritos! :)

  2. Olá, Camila! Gostei muito de conhecer seu blog, pretendo ir a Machu Picchu e suas dicas foram valiosas! Se puder, dê uma passadinha no meu site, onde reúno literatura e viagens
    http://www.quadraturin.blogspot.com

  3. Carla, o que eu achei mais chato mesmo foi incluir a Catedral, perdemos muito tempo lá. De qualquer forma, acho que não há mais dúvidas: city-tour só de manhã! ; )

  4. Camila, eu também me arrependi de ter feito o city-tour à tarde… Mas ao menos o meu não incluía a Catedral, o que economizou um pouco de tempo, o suficiente para visitar Puka Pukara… Mas agora eu recomendo que se faça o tour pela manhã – acredito que seja mais proveitoso!

  5. Oi, Carol! Não se preocupe, sua ausência é mais do que compreensível! ; ) Já vou lá no seu blog dar uma espiadinha no motivo do seu sumiço…

  6. Oi, Margarida! Sabe que até para nós a América do Sul às vezes é muito distante? É um continente enorme e cheio de atrações!

    Beijos!

  7. Olá!! Ando meio sumida né??
    Desculpe menina, é que acumulou tudo, viagem, trabalho… agora tô conseguindo respirar um pouco mais e ler todos os posts atrasados…

    Achei legal a maneira como as pedras são colocadas, depois que li então comecei a perceber que praticamente todos os templos usam a mesma técnica. Muito intrigante!!

    Sobre a desorganização… nem sempre a gente acerta né?? Mas pelo menos de longe deu pra tirar umas fotinhas (no escuro)!!!

    Beijos

  8. Camila

    Gosto muito de ler os seus posts sobre locais tão distantes para nós! Continuo a tirar informações aqui no seu Blog,para quando puder fazer a nossa tão desejada viagem na América do sul!!

    Beijos

  9. Danilo, eu fui de carro, por isso não tenho muitas informações sobre transporte. Mas do Uruguai para a Argentina acho que o Buquebus é a melhor opção sim.

    Você já tem um roteiro programado? Quando eu fui (março de 2007) os preços eram bastante acessíveis aos brasileiros, não era difícil comer ou se hospedar bem em nenhuma das cidades em que fiquei. Acho que agora não deve estar muito diferente. Mas me diz as cidades que vocês pretendem visitar, assim posso te ajudar melhor! : )

  10. Oi, Luisa! E eu copiei o roteiro da Carla, do Idas e Vindas… Quando vi os posts dela deu vontade de fazer tudo igualzinho! : )

    Beijos!

  11. Vou fazer uma viagem (Lua de Mel) para Uruguai e Argentina dia 21 de novembro deste ano. Gostaria de saber informações mais específicas do tipo: Bukebus compensa? Determinados restaurantes, hoteis e etc. Seria possivel vc me passar seu e mail? o meu é rochada@pop.com.br
    Aguardo resposta
    agradeço antecipadamente
    danilo – Goiania/Go

  12. Finalmente consegui ler os ultimos posts com calma… Que viagem maravilhosa!
    Quando eu for para esses lados, vou copiar igualzinho o teu roteiro! Tà demais!
    Bom… talvez eu escolha uma outra agencia para o city tour… essa me pareceu meio desorganizada! :)

    Bjs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.