Mercado Municipal de Uberlândia

Mercado Municipal Eu vim pra Uberlândia em 2001, pra cursar a faculdade. Eu não imaginava que depois da formatura eu continuaria aqui. Mas eu me formei há 4 anos, a vida foi tomando seu rumo e aqui estou eu até hoje! Durante muito tempo eu reclamei daqui, da falta de eventos culturais, de não termos um teatro decente, de haver pouquíssimas construções antigas de pé até hoje… Mas percebi também que isso tem mudado nos últimos anos. As intermináveis obras do Teatro Municipal, projetado por Oscar Niemeyer, foram retomadas. Vários prédios públicos foram restaurados, como a Oficina Cultural e a Casa da Cultura. Sempre há peças de teatro (mesmo que as instalações sejam precárias), além da Mostra Nacional de Teatro. Enfim, parece que felizmente as coisas estão mudando pra melhor.

Um dos lugares recentemente revitalizados e que agora está com tudo é o Mercado Municipal de Uberlândia. O Mercado Velho, como muitos ainda o chamam, foi inaugurado em 1944(mas parece que a construção começou em 1923). Como a maioria dos mercados, ele foi construído para que os produtores rurais e os hortifrutigranjeiros tivessem um local para vender seus produtos. Mas ao longo do tempo esse tipo de comércio entrou em declínio, o Mercado perdeu sua função inicial, as pessoas foram parando de frequentá-lo, a estrutura carecia de reparos… Sei que nos últimos anos ele andava bem abandonado.

Em 2002 o Mercado foi tombado como patrimônio cultural de Uberlândia e em 2008 começou a ser reformado e restaurado. Isso foi ótimo! Estava mesmo precisando. Um local tão tradicional da cidade não podia ser esquecido daquela forma. Parece que agora ele está sendo valorizado pela Prefeitura. A população agradece!

Mercado MunicipalMercado MunicipalEm maio de 2009 as obras foram finalizadas e o Mercado foi reinaugurado. Além das bancas de produtos típicos e das lojas de frutas, verduras e carne que já existiam, o Mercado conta agora com novos restaurantes, choperia, lojas de artesanato, Galeria de Arte, Teatro de Bolso e um local para exposições e apresentações artísticas.

Mercado MunicipalO Mercado Municipal de Uberlândia voltou a ser um local agradável e uma ótima opção para um almoço no fim de semana. Agora está sempre lotado! Minha opção preferida é o Mercado do Japonês. É tudo preparado na hora, o atendimento é ótimo e o preço é ainda melhor. O yakisoba, por exemplo, que serve duas pessoas, custa só R$ 7,00! Sem contar a comida japonesa mesmo, sushis e sashimis deliciosos e baratos!

Mercado do JaponêsMercado do JaponêsAlém disso há outras diversas opções de alimentação: feijoada, massas, comida mineira, pratos feitos… E se não quiser esperar enquanto a comida fica pronta, você pode dar um voltinha pelas lojas de arte e artesanato.

ArtesanatoArtesanatoArtesanatoArtesanatoMas a maior tentação mesmo é entrar no Mercado e se deparar com aquele tanto de doces! De leite, queijo, banana, goiaba… Em barra, pedaços, creme… É uma perdição! Eles estão ao lado dos queijos e cachaças e fazem a festa de quem quer levar pra casa um produto típico mineiro.

Queijos e DocesQueijos e DocesCachaçaMercado MunicipalO Mercado Municipal fica no cruzamento das avenidas Getúlio Vargas e Olegário Maciel, no centro da cidade. O horário de funcionamento das lojas é de segunda a sábado, das 8h às 18h e aos domingos, das 8h às 12h30. O Mercado tem um estacionamento gratuito.

Mercado MunicipalMercado Municipal

8 Comments

  1. Ah! Até que enfim! hehe Tem que me contar que passa aqui, senão eu não fico sabendo!

    Acho que não tem essa aula mais não, mas na UFU tem. A Natássia até vai fazer! :)

  2. Só pra constar, a família acessa o blog sim… e pelo que to lendo, já acho que ele é de utilidade pública… Não sei se ainda tem, mas qdo eu morava aí a casa da cultura oferecia cursos de dança de salão gratuitos….valea pena d uma olhada…

  3. Carol, e o mais legal é que esses lugares fazem sempre parte da história e da cultura das cidades, né? São mesmo imprescindíveis! :)

  4. Camila,

    Acho essencial toda cidade grande ter um mercado municipal descente! Depois que a gente se acostuma com eles, é impossível ficar sem. Aqui em Curitiba temos um muito bom, e sempre dou um pulinho lá no final de semana conferir as novidades. Tem muita coisa diferente! Fora que os alimentos são sempre fresquinhos.

    Beijos

  5. Arthur, eu não sou sócia do Praia e não tenho muita paciência para ir ao Center Shopping, então imagina a minha situação aqui! hehehe

    Vou tentar mostrar mais de Uberlândia por aqui sempre que aparecerem coisas interessantes!

    Um abraço!

  6. Boa dica, não só pela comida, mas também pelas lojinhas de artesanato. UDI carece mesmo de pontos de lazer, ou vc vai ao Center Shopping, ou vira sócio do Praia Clube (excelente clube) ou do Clube de Caça e Pesca, bem mais simples. Espero que apareçam novas opções.
    Abs!

  7. Nossa comida mineira é mesmo uma perdição, né? Os doces então… Ai, ai…

  8. Como boa mineirinha, sou suspeita pra falar… ô trem bão, sô!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.